Dicas para reduzir custos com estoques em empresas de distribuição

por | 19 jul 2021 | Gestão de Estoque | 0 Comentários

Para maximizar os lucros das empresas, é necessária uma estratégia bem planejada para aumentar a produtividade da gestão de estoques e, ao mesmo tempo, reduzir os custos operacionais. A competição é desenfreada e pode ser fácil gastar dinheiro e ver as margens de lucro despencando.

Reduzir os custos de armazenamento está no topo da lista para profissionais de distribuição. Ao mesmo tempo, é fundamental que os níveis de qualidade e atendimento ao cliente continuem a subir. Simplificando, operar estoques está longe de ser a tarefa fácil que parece ser.

Adiar a implementação de medidas de corte de custos não é uma opção para a maioria dos distribuidores. Mesmo para uma operação que acredita ter cortado todas as despesas possíveis, ainda há espaço para melhorias. 

Sobre isso vamos lhe ajudar a refletir ao longo deste artigo.

Leia as dicas abaixo para colocar seus estoques no caminho certo para gastar menos e lucrar mais!

5 dicas para reduzir custos com estoques

1. Reduza o espaço otimizando o armazenamento

O custo do terreno é um grande contribuinte para as despesas gerais. Espaços menores são os mais econômicos e ao alterar os procedimentos de armazenamento, você pode aproveitar a vantagem de armazenar mais com menos.

Os corredores são essenciais para tornar a locomoção um processo mais fácil para máquinas e trabalhadores. Quanto mais rápido um produto puder ser localizado no depósito, mais cedo ele será carregado no caminhão para distribuição.

Por isso, conheça as dimensões das empilhadeiras necessárias para cada tipo de produto. Também classifique seu estoque por dimensão de corredor necessária para acesso ao maquinário e reduza a largura de corredores ineficientes sempre que possível.

Racking é a melhor opção para armazenamento eficiente de estoque e otimização do espaço de armazenamento. Usando esta prática, você verá um aumento na metragem quadrada permitida para paletes — estreita e alta é a construção de estantes mais comum. 

2. Proteja seu inventário

Milhões de reais são perdidos todos os anos em depósitos. Algumas das perdas ocorrem devido a extravio ou roubo, e o restante resulta de danos nos estoques.

Os procedimentos adequados de embalagem e armazenamento ajudam a eliminar danos não intencionais. O treinamento extensivo para os funcionários também é crucial.

O uso de sistemas de controle adequados evitará grandes extravios de produtos. Considere o uso de etiquetas RFID, se apropriado e melhore o controle de acesso no armazém para evitar furtos.

Considere também instalar sistemas de segurança de última geração e, se o seu depósito não funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana, use um sistema de guarda rotativo fora do horário de expediente.

3. Use cross docking

Transferir produtos diretamente do fornecedor para o cliente reduz custos, eliminando o intermediário. 

O uso de um terminal de cross docking funciona de forma simples. Nesta modalidade, as mercadorias que chegam são descarregadas e, em seguida, são transferidas rapidamente para entrega ao cliente.

O cross docking economiza tempo e dinheiro no gerenciamento e armazenamento de produtos, entrega e remessa, transferência de produtos e custos de mão de obra.

→ Leia também: 

4. Trabalhe pela redução de custos de energia e água

Reduzir os custos associados à energia pode fazer uma grande diferença em seus resultados financeiros. Existem muitas maneiras de fazer isso, e duas das mais significativas são um melhor isolamento do prédio e um sistema de iluminação automático. 

O custo inicial dessas melhorias se pagará com relativa velocidade e você perceberá a economia imediatamente.

Instale janelas onde for apropriado para obter o máximo de luz natural possível. Isso não apenas reduzirá a conta de luz, mas também pode ajudar drasticamente com os custos de aquecimento no inverno, aproveitando a energia do sol.

Outra área frequentemente esquecida é a água. Considere, por exemplo, reduzir o consumo instalando vasos sanitários com descarga automática de baixo fluxo e torneiras mãos-livres.

5. Faça a tecnologia trabalhar para você

Existem várias maneiras de fazer a tecnologia trabalhar para você. Se você ainda não está usando um sistema integrado de gestão empresarial (ERP), é hora de implementá-lo. 

Ter informações e especificações críticas ao seu alcance economiza tempo e torna mais fácil encontrar o que for necessário.

Além disso, um bom ERP também melhora os controles, padroniza atividades, melhora auditorias e inventários, entre outras facilidades.

→ Leia também: Portorrol Distribuidora melhora o controle de estoques com ERP S4!

Que tal, o que você achou das nossas dicas para reduzir custos com estoques? Deixe seu comentário!

ERP Sidicom

O melhor ERP para gestão de estoque e distribuidoras.