Portorrol Distribuidora melhora o controle de estoques com ERP Sidicom

por | 21 set 2020 | Case de Sucesso | 0 Comentários

Com três décadas de história, a Portorrol Distribuidora é especializada na comercialização de rolamentos no mercado industrial do sul do Brasil. Está sediada em Porto Alegre e tem filiais Criciúma/SC e Joinville/SC.

Desde 2003, a Portorrol conta com o ERP da Sidicom Software para integrar processos e controlar sua operação de maneira orquestrada e bem estruturada.

É a história dessa parceria que vamos contar neste artigo.

Continue lendo para entender o que levou a Portorrol a implementar o ERP Sidicom e que resultados a companhia tem a contar!

Desafio:

Controlar estoques com 14 mil itens e variáveis diversas de compras e movimentações. 

Dionatas Terres, diretor administrativo da Portorrol Distribuidora, conta que a empresa trabalha com uma média de 14 mil itens. Todo esse mix requer uma estratégia bem estruturada de gestão de estoques. 

“Apesar de a Curva A ser representada por menos de mil itens, o posicionamento da empresa é o do atendimento para a manutenção industrial. Na ponta, na visão do cliente, pouco importa como os itens estão posicionados em demanda na Portorrol; por isso, precisamos ter o portfólio mais amplo possível”, conta o executivo.

A sazonalidade de determinados itens também requer atenção redobrada. “Estamos falando de transformação o tempo todo, especialmente na área de compras”, lembra Terris ao comentar a necessidade de um sistema integrado de gestão empresarial que atenda toda a cadeia operativa e facilite o controle de estoques.

Solução e resultados:

ERP Sidicom para organizar processos, mitigar erros e aumentar a produtividade. 

Com a implementação do ERP Sidicom, em 2003, a Portorrol Distribuidora melhorou significativamente seus processos. E a gestão de estoques foi parte importante dessa mudança. 

“Hoje nós utilizamos a ordem de compra como uma ferramenta de conferência junto ao fornecedor, mas também como um documento importante internamente. Nada entra em nosso estoque sem uma ordem de compra atrelada à nota fiscal”, conta Dionatas Terres. 

O executivo também destaca a integração dos processos proporcionada pelo ERP Sidicom, exemplificando com a questão das compras atrelada ao controle de estoque. “Com a ordem de compra, o sistema já deixa de considerar o item como faltante na demanda. Isso evita erros que culminem em compras duplas, por exemplo”.

Com o ERP Sidicom, a Portorrol Distribuidora organiza e automatiza processos e controles como o fluxo de estoque, entrada e saída de produtos, custos, preço de venda, política de descontos, comissões etc. Além disso, o sistema integra processos de compras, vendas, finanças, fiscal/contábil, notas fiscais, entre outros.

→ Neste webinar realizado pela Sidicom Software, você vê Dionatas Terres explicando a complexidade da gestão de estoques da Portorrol Distribuidora e como o ERP Sidicom facilita a operação:

Sobre o ERP Sidicom

O ERP Sidicom é um software integrado de gestão desenhado especialmente para o mercado distribuidor. Ele incorpora as melhores práticas de administração para as empresas desse segmento, contando com e funcionalidades que facilitam a operação e dão aos gestores dados e relatórios para decidir com segurança e em tempo hábil.

Com o ERP Sidicom, sua distribuidora controla estoques, finanças, vendas, compras, área fiscal e contábil. O sistema também facilita a emissão de notas fiscais e dispõe de um aplicativo para vendas externas, além de ser totalmente integrável a plataformas de e-commerce. 

A metodologia de implantação do Sidicom permite que seja feita a portabilidade entre sistemas. Consiste na migração dos dados do sistema antigo, eliminando uma objeção comum na troca de softwares: a perda de dados ou o retrabalho de ter que alimentar as informações no novo sistema.

Outro ponto forte do ERP Sidicom é a facilidade de integração com plataformas de e-commerce, que potencializa a estratégia de vendas online, tanto B2C quanto B2C.

E, agora, a integração também com uma aplicação de visualização de dados, que facilita o poder analítico dos gestores e a tomada de decisões com precisão e em tempo hábil. 

→ Clique aqui e confira depoimentos de outros clientes que já contam com o ERP Sidicom!

Sua distribuidora já conta com um sistema integrado de gestão como o ERP Sidicom? Solicite uma demonstração agora mesmo para ver como a sua empresa pode obter resultados tão satisfatórios quanto a Portorrol Distribuidora!

ERP Sidicom

O melhor ERP para gestão de estoque e distribuidoras.