Melhorando o processo de estoque: padronize a conferência de mercadoria

por | 23 out 2019 | Gestão Empresarial | 0 Comentários

Saber como melhorar processo de estoque resulta na qualidade do resultado de sua empresa. Faz sentido para você isso?

Bom, é muito provável que a causa daquele número feio que insiste em aparecer nos resultados de sua empresa esteja escondidinho lá nos seus métodos e rotinas de controle de estoque.

Para que você nunca mais precise vê-lo, saiba que há formas de combater a causa, e uma delas é padronizar a conferência de mercadoria adquirida.

Veja 3 benefícios ao padronizar a conferência de mercadoria adquirida

Você vai perceber uma série de mudanças ao adotar uma padronização na conferência de mercadorias compradas. Mas quais são estas mudanças?

1. Fim do prejuízo por receber produtos equivocados

Fez uma compra e, na hora de receber as mercadorias, confundiu embalagens muito semelhantes ou não se deu conta que faltaram produtos?

Algum prejuízo e insatisfação de clientes deve ocorrer aí.

Você já deve ter passado por esta situação. E certamente ficou sabendo disso na hora de separar produtos de um pedido no estoque, ou pior, com uma ligação de seu cliente reclamando de ter recebido o pedido de forma errada!

Além do contratempo de ter que fazer a troca para o cliente, há ocasiões em que não adianta mais fazer isso, pois ele buscou outro fornecedor.

No caso de um material cirúrgico o paciente pode não ter uma nova chance para realizar o procedimento. Ao padronizar o sistema de conferência, tudo isso fica no passado.

Conferir cada um dos produtos por meio de um leitor de código de barras é o jeito mais eficiente de acertar sempre.

2. Fim da bagunça no estoque

A conferência é padronizada e, portanto, tudo fica mais organizado.

Você consegue saber exatamente quantos exemplares de cada produto foram adquiridos, quantos deles você já tinha e quantos passou a ter.

Além disso, a conferência padronizada facilita a própria organização física dos produtos, que podem ser armazenados seguindo um método de endereçamento e agrupados por lotes e prazo de validade.

Já pensou em nunca mais precisar perder produtos por prazos de validade expirados? Ou então, saber exatamente em qual parte do estoque cada produto está armazenado?

3. Aprimoramento dos mecanismos de controle

Ao ampliar o controle do fluxo de estoque, você aprimora todo o restante.

Você saberá exatamente o que entra o que sai do almoxarifado, evitando prejuízo e fraudes ,“sumiço”, de produtos.

Além disso, cada vez que alguém retirar um produto, você saberá detalhes da retirada, como:

  • qual produto foi retirado;
  • quando o produto foi retirado;
  • por quem ele foi retirado.

A Sidicom: 30 anos de história e certificação ISO 9001 aplicados à melhoria de processos em empresas comerciais e industriais. Ajudamos clientes a crescer e a melhorar suas vidas e negócios. Quer saber como fazemos isso? Entre em contato conosco clicando aqui, pelo telefone 51 3219.9499 ou pela nossa fanpage do Facebook

ERP Sidicom

O melhor ERP para gestão de estoque e distribuidoras.