E-commerce e controle de estoque: por que as distribuidoras devem redobrar os cuidados nas vendas online

por | 13 Maio 2020 | E-commerce | 0 Comentários

Quando falamos em e-commerce e controle de estoque, muitos distribuidores chegam a torcer o nariz. Especialmente aqueles que estão iniciando no mundo do comércio online, imaginam uma grande dificuldade para escalar as vendas pela internet sem perder o controle dos estoques.

Não precisa ser assim. Este é mesmo um tema que merece bastante cuidado, mas não significa que deva trazer grandes dores de cabeça.
Neste artigo, além de apontarmos onde as distribuidoras devem tomar cuidado ao vender online, também vamos dar dicas de como tornar o controle de estoque tão automatizado quanto as vendas.
Acompanhe!

A importância de conjugar e-commerce e controle de estoque

O controle de estoque eficiente visa manter o equilíbrio certo entre a satisfação do cliente e as receitas da empresa. Distribuidoras que atuam no e-commerce precisam de itens de estoque de alta demanda disponíveis para atender aos pedidos de seus clientes. Também devem evitar excesso de estoque, gastos excessivos e alto custo para que suas operações sejam rentáveis.

Em outras palavras, o gerenciamento eficiente de inventário é extremamente importante para qualquer empresa, e crucial para aquelas que vendem online. Não pode haver descompasso entre o que está disponível na loja virtual e o que há no armazém, do contrário, além da insatisfação imediata do cliente, essa falha pode prejudicar a imagem da empresa.

Manter um suprimento adequado de estoque para atender pedidos on-line ou mesmo para substituir devoluções é uma tarefa desafiadora. Requer a habilidade de prever e planejar com eficiência para evitar escassez ou um excesso.

→ Leia também: Controle de movimentação de estoque: evite problemas com seus produtos.

A tecnologia bem aplicada ajuda a estruturar um e-commerce sem problemas com controle de estoque

É aqui que a comunicação da plataforma de e-commerce com o software integrado de gestão empresarial (ERP) torna-se fundamental. Sem ela, o time administrativo precisa realizar ajustes manuais a cada pedido realizado, para dar baixa nos itens comprados pelo cliente, um trabalho bastante árduo, que se intensifica ainda mais quando as vendas escalam.

Quando o e-commerce e outros processos de pedidos digitais não são integrados ao ERP, os níveis de estoque incorretos podem levar a vendas exageradas — ou à perda delas.

Por mais óbvio que pareça, é grande o número de distribuidores que não realizam a integração entre a plataforma de e-commerce e o ERP. E olha que isso não é lá um bicho de sete cabeças!

→ Leia também: Como a medicom potencializou suas vendas integrando o ERP S4 com a plataforma Fastcommerce.

ERP S4: conheça a solução que se integra ao e-commerce e facilita o controle de estoque

Se você está estruturando sua operação de vendas online, precisa conhecer o ERP S4. Essa solução de gestão empresarial, desenvolvida pela Sidicom, pode ser integrada à sua plataforma de e-commerce de uma maneira bastante rápida. Dessa forma, você garante que suas vendas online sigam o mesmo fluxo de gestão e controle que o restante das áreas da sua empresa. 

O ERP S4 permite que seu time administrativo tenha todos os controles centralizados — de maneira integrada com a loja virtual —, emita Notas Fiscais Eletrônicas com o melhor emissor do mercado, realize vendas externas via app e muito, muito mais!

→ Leia também: ERP para e-commerce — saiba como a gestão de estoque pode melhorar seu empreendimento virtual.O que você achou da reflexão que trouxemos aqui sobre e-commerce e controle de estoque? Aprofunde-se ainda mais neste tema: baixe agora o e-book ERP Integrado à Plataforma de E-commerce!

ERP S4

O melhor ERP para gestão de estoque e distribuidoras.