7 tendências de mercado para ficar de olho em 2023

por | 3 jan 2023 | Gestão Empresarial | 0 Comentários

Entenda o que vai mover os negócios ao longo deste ano.

O ano de 2023 será  marcado por juros altos, pressão inflacionária e progressão lenta da macroeconomia. Isso em todo o mundo, conforme aponta um extenso estudo da Forrester Research.

Não significa que não haverá espaço para crescimento. Pelo contrário, as empresas que se prepararem e buscarem diferenciação tenderão a seguir avançando — em vendas, faturamento e lucratividade.

Pensando nisso, trazemos algumas tendências que os gestores de negócios de todos os portes e nos mais variados segmentos do mercado precisam acompanhar. Confira, a seguir!

1. Marketplaces para expandir as vendas

Já responsáveis por 78% das vendas virtuais no Brasil, os marketplaces devem ganhar ainda mais espaço no próximo ano. Eles, que reúnem diversos fornecedores em uma única plataforma, dão aos compradores (B2C e B2B), a opção de comprar diferentes produtos e/ou serviços em uma única transação. 

E tem mais: em torno de 18,7 bilhões de dólares devem ser movimentados globalmente em lojas virtuais e plataformas de marketplaces até 2027, segundo levantamento da Astute Analytica.

Dica: avalie a possibilidade de entrar em um marketplace para ter um canal que leva suas ofertas a compradores que, de outra maneira, não alcançaria tão facilmente. 

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2. Gestão financeira ainda mais criteriosa

Com um cenário macroeconômico hostil, as empresas que melhor refinarem sua gestão financeira tenderão a garantir melhor lucratividade. Isso tanto do ponto de vista de economizar dinheiro quanto do corte de custos operacionais para aumentar as margens de lucro.

Dica: Invista na automação da área de finanças e também nas habilidades analíticas dos profissionais do departamento. 

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3. Comunicação ágil com compradores mais exigentes

Com a plataformizaçāo das transações comerciais, consumidores e compradores corporativos estão cada vez mais exigentes. Eles requerem contatos mais ágeis e eficientes com seus fornecedores, tendo pouquíssima paciência para longas esperas por respostas.   

Dica: ajuste os canais de comunicação e atendimento; não tenha receio de usar WhatsApp e outras formas de interação rápida — sem esquecer da atenção humanizada, gentil e prestativa.  

→ Veja também: O que é Fullfilment e por que sua empresa deve se ocupar disso

4. Venda híbrida 

Como vem acontecendo nos últimos anos, 2023 será marcado por processos de negociação que envolvem experiências digitais juntamente com o tradicional “olho no olho”. É o que consultorias de inteligência de mercado como a McKinsey vêm chamando de “venda híbrida”.

Dica: invista nas interações digitais sem esquecer da atenção humanizada ao comprador, sobretudo nas etapas de decisão de compra — faça o cliente sentir que sua empresa se importa com ele de maneira pessoal. 

→ Veja também: Os benefícios de ter uma operação multicanal

5. Foco no sucesso do cliente

O esforço para contribuir com os resultados dos clientes será o grande diferencial das organizações mais bem-sucedidas em 2023. Tanto que sete em cada dez gestores têm consciência disso, como aponta uma pesquisa do Thinkfic

Os especialistas recomendam: ajustar os processos de suporte, melhorar os pontos de contato, trabalhar para gerar forte conexão emocional, entre outras iniciativas. 

Dica: envolva toda sua equipe em um programa de sucesso do cliente no qual tudo seja realizado pensando em satisfazê-lo agregando valor. 

→ Veja também: O que é sucesso do cliente e como alcançá-lo?

6. Vendedores mais analíticos e consultivos

A Gartner fez uma pesquisa na qual detectou que consumidores e compradores corporativos valorizam mais os profissionais de vendas com atuação consultiva. Em outras palavras, eles não querem ser convencidos, mas sim auxiliados para a melhor decisão. 

Dica: prepare sua força de vendas para a consultoria; para orientar os compradores em vez de apressá-los para fechar negócio. 

→ Veja também: Positivação de clientes: como maximizar o potencial da carteira

7. Decisões mais orientada por dados

O sucesso em 2023 exigirá dados relevantes e confiáveis ​​do cliente para ajudar a aprimorar ações altamente segmentadas“, afirma Sharyn Leaver, pesquisadora da Forrester Research.   

“Os dados disponíveis das interações digitais podem prever quais empresas, oportunidades e ações têm maior probabilidade de produzir o melhor resultado”, complementa. 

Dica: use a tecnologia para entender melhor as necessidades do consumidor, acompanhar a dinamicidade do mercado e ter previsões realistas; evite agir com base em suposições.

→ Veja também:Como turbinar sua gestão com visualização e interpretação de dados

Que tal, o que você achou das tendências de mercado para 2023? Deixe seu comentário!

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