Melhore a produtividade de finanças com automação e análise de dados

por | 8 mar 2021 | Gestão Empresarial | 0 Comentários

As finanças estão sob pressão crescente para transformar e usar a tecnologia para aumentar a produtividade. De acordo com uma pesquisa recente, 45% dos gerentes de TI acham que a equipe de finanças é resistente a mudanças, a transformação rápida pode ser um desafio.

Tradicionalmente, os profissionais de finanças estão acostumados a realizar várias funções demoradas e manuais que dependem de complicados processos baseados em papel. 

Apesar dos desafios, os gestores da área com visão de futuro devem buscar abraçar e se inclinar para os benefícios da transformação digital. Tecnologias como automação e análise de dados devem ser implementadas para ajudar a melhorar a eficiência.

Confira, a seguir, um aprofundamento dessa reflexão!

Dicas para melhorar a produtividade do time de  finanças

Automação

Um relatório recente da McKinsey afirma que a automação é “uma tecnologia mais barata, melhor e mais rápida [que] parece destinada a remodelar a função financeira”. 

Com uma introdução cuidadosa, processos como desembolso de caixa, gerenciamento de receita, contabilidade geral e operações podem ser totalmente automatizados enquanto o departamento procura melhorar a produtividade. 

A automação tem o duplo benefício de concluir a tarefa mais rapidamente e com menos erros.

Para tarefas mais complicadas, a automação pode ajudar os humanos, em vez de substituí-los. Impostos, planejamento e análise financeiros e gerenciamento de risco não são totalmente automatizáveis, mas os elementos básicos dessas tarefas ainda podem ser concluídos com a automação de processos robóticos (RPA). 

Implementada corretamente, a tecnologia pode liberar tempo para os funcionários se concentrarem em trabalhos mais complexos, como examinar métodos para maximizar a receita, enquanto vasculha o negócio em busca de oportunidades de economia.

Exemplos práticos de automação no controle financeiro: 

  • conciliação do extrato bancário: a maioria dos bancos disponibiliza o extrato no formato “OFX”. Com ele é possivel que um sistema de gestão empresarial possa ler e comparar com os lançamentos nele efetuados. Assim sua empresa torna mais ágil o trabalho de conciliação de lançamentos e saldos das contas de banco;
  • balancete de resultados integrado: os lançamentos de rotina que vão sendo feitos no dia a dia já vão automaticamente compondo o balancete gerencial com as despesas e receitas;
  • cobrança bancária eletrônica: emissão, registro e liquidação do pagamento das vendas faturadas via boletos bancários feitos de forma automatizada;
  • segurança: permissões por usuários e rotinas de controle rígidas evitam que valores, estoques e outras movimentações sumam ou fiquem sem identificação.

Análise de dados

Os departamentos financeiros trabalham com muitos dados e podem se beneficiar de ferramentas de análise para gerenciar a montanha de informações. 

Os dados podem ser coletados e analisados ​​de forma cada vez mais rápida que os humanos, prontos para serem utilizados pelo departamento financeiro durante o planejamento. 

Além de ser mais rápido, esse processo libera os funcionários para operar de forma mais estratégica, ajudando a empresa a atingir seus objetivos gerais e, ao mesmo tempo, aumentar a eficiência. 

As entradas de orçamento e previsão também podem ser consolidadas por meio da análise de dados e depois validadas, liberando mais tempo para o departamento.

Tarefas comuns, mas demoradas e repetitivas, como processar disputas, podem ser eliminadas, pois os dados podem ser analisados ​​e processados ​​automaticamente. 

Como o departamento financeiro deve lidar com um volume cada vez maior de dados, a introdução de tecnologias digitais é crítica para garantir que ele possa gerenciar a carga de trabalho.

→ Leia também: Turbine sua gestão com interpretação e visualização de dados!

Conte com o ERP S4 para automatizar e melhorar a análise de dados do departamento de finanças

O ERP S4 é o sistema integrado de gestão empresarial fornecido pela Sidicom. Ele abrange todas as áreas das organizações, das finanças ao estoque, das vendas à gestão de compras.

No que diz respeito às finanças, o ERP S4 ajuda a automatizar as atividades ao mesmo tempo que proporciona melhoria analítica aos gestores. 

Problemas da Gestão de Finanças que o ERP S4 ajuda a resolver

  • falta de integração: com o ERP S4, tudo é integrado em um único ambiente tecnológico. Dessa forma, o departamento de finanças compartilha informações com outras áreas em tempo real, evitando demoras e erros. 
  • falta de previsibilidade: com o ERP S4, a gestão de finanças se torna mais orientada por dados. Assim, o poder analítico do gestor e de usuários-chave é potencializado, facilitando tanto diagnósticos quanto prognósticos para decisões mais inteligentes e em tempo hábil.
  • dificuldades para medir desempenho: o ERP S4 tem recursos que permitem acompanhar indicadores e metas. E, além disso, envia relatórios e avisos de forma automática aos interessados.
  • baixa produtividade: o ERP S4 potencializa a produtividade do time financeiro e administrativo, pois automatiza processos e libera os profissionais para uma atuação mais analítica e estratégica. O excesso de planilhas e sistemas que não conversam entre si recebem uma coisa do ERP S4: adeus!

→ No vídeo a seguir, confira algumas dicas simples que vão lhe dar segurança e tranquilidade na gestão financeira!

Como está a produtividade do seu time de finanças? Faça contato conosco para uma demonstração de como o ERP S4 pode melhorá-la significativamente!

ERP Sidicom

O melhor ERP para gestão de estoque e distribuidoras.