A importância de um sistema de gestão para indústrias de fertilizantes

por | 9 out 2023 | Gestão Empresarial | 0 Comentários

As indústrias de fertilizantes são fundamentais para a agricultura brasileira. Com um país vasto e uma demanda crescente por alimentos, a produção e a distribuição eficientes é crucial. No entanto, as companhias desse segmento enfrentam seus próprios desafios de gestão estratégica.

E é para lidar com eles que as mais bem-sucedidas têm investido em sistemas de gestão (ERP). Elas buscam automatizar processos — do controle de matérias primas e estoques à medição de resultados comerciais, passando pela rastreabilidade dos produtos e muito mais.

Vamos refletir juntos sobre isso? Continue lendo para ver:

  • quais são os maiores desafios enfrentados pelas companhias desse ecossistema;
  • por que um sistema de gestão é fundamental para a competitividade neste mercado; 
  • e muito mais!

Os principais desafios de gestão estratégica dos fabricantes e distribuidores de fertilizantes

O Brasil é um dos maiores consumidores de fertilizantes do mundo. E essa demanda tem crescido consistentemente, impulsionada pelo aumento da produção agrícola. 

No entanto, ela também traz desafios, tanto mercadológicos (alta concorrência) quanto de gestão estratégica.

Controles de produção e estoques

Entre os principais obstáculos que fabricantes e distribuidores de fertilizantes enfrentam, a organização e o controle do estoque e da produção são destacados. Lidando com uma variedade de produtos e matérias-primas, garantir que tudo esteja em ordem e pronto para distribuição é crucial.

Outro desafio é acertar o timing da necessidade de reposição de estoque — é vital garantir que nada falte. 

→ Veja também: [Em texto e vídeos] Como melhorar a gestão de estoques na sua empresa? 

Rastreabilidade

Além disso, o controle de lotes, validades e rastreabilidade é essencial. A própria natureza dos insumos agrícolas exige que eles sejam rastreados desde a produção até a venda — garantindo atendimento aos padrões de qualidade, mas também às regulamentações governamentais.

Produtividade, performance comercial e finanças

A produtividade das equipes, assim como em outros segmentos, também é desafiadora. Tanto nos processos de fabricação quanto em outros departamentos. 

Também a gestão financeira é uma área que não pode ser negligenciada. Ela precisa ser gerenciada de forma eficiente, desde o cálculo e gestão de comissões de vendas até a precificação e atualização de custos.

Quanto à performance da equipe comercial, ela precisa ser medida regularmente para garantir que as metas sejam atingidas. Por exemplo, é necessário padronizar o cadastramento e os documentos dos clientes, garantindo consistência e profissionalismo. 

Orientação por dados

Por fim, as companhias que compõem a indústria de fertilizantes também estão sendo mais pressionadas a ter uma gestão estratégica mais orientada por dados.  

Precisam ampliar, por exemplo, a capacidade de extrair relatórios obrigatórios para fiscalizações e, ao mesmo tempo, ter facilidade para visualizar os resultados. Sejam eles financeiros (faturamento, margens de lucro, entre outros), de controladoria, entre outros.

No detalhe, os gestores de todos os níveis hierárquicos agora precisam garantir que suas decisões sejam bem informadas e contextualizadas. Sob o risco de perda de competitividade.

Por que um bom sistema de gestão para indústrias de fertilizantes potencializa resultados

Os sistemas integrados de gestão empresarial (Enterprise Resource Planning/ERP) há muitos anos revolucionaram a forma como empresas de todos os portes e nos mais variados segmentos operam. 

Eles conectam diferentes processos de negócios em um único ambiente tecnológico, proporcionando uma visão holística da operação. Ao mesmo tempo, fazem com que a gestão estratégica realmente aconteça, pois ela passa a ser 100% guiada por dados.

Para a indústria de fertilizantes, isso é uma mudança de jogo.

Com um sistema de gestão para indústrias de fertilizantes, essas companhias podem monitorar e gerenciar a produção em tempo real. Conseguem rastrear matérias-primas, observar continuamente os níveis de estoque e garantir que a produção esteja alinhada com a demanda. 

Além disso, um bom ERP também ajuda na conformidade regulatória, garantindo que gestores e analistas tenham informações confiáveis e atualizadas para fornecer às autoridades — atendam às rigorosas normas do setor.

Impacto direto na produção e nas vendas

Em uma indústria de fertilizantes, qualquer ineficiência ou atraso pode ter consequências de longo alcance. Com um ERP, é possível automatizar vários aspectos da produção, melhorando a eficiência e reduzindo as margens de erro.

Paralelamente, um sistema de gestão para indústrias de fertilizantes também têm um impacto significativo nas vendas. Isso porque permite o acompanhamento adequado do desempenho comercial em tempo real, a identificação de tendências e o amparo a decisões de abordagens, precificação, entre outros aspectos.

Isso é especialmente útil para empresas com equipes de vendas externas, pois podem acessar informações cruciais em movimento.

→ Leia também: 7 alertas do ERP Sidicom para tornar sua operação ainda mais inteligente.

Conformidade e rastreabilidade

Um ERP que melhora a gestão estratégica em indústrias de fertilizantes torna mais simples o controle de rastreabilidade dos produtos, para atendimento aos padrões estabelecidos pelos órgãos reguladores. Isso envolve rastrear cada lote, desde a matéria-prima até o produto final.

Mais que estar em dia com a legislação, essa administração automatizada também contribui para potencializar a confiança do cliente no produto fornecido pela companhia.

Você já conhece o ERP Sidicom? 

O ERP Sidicom é ideal para companhias que atuam na fabricação de fertilizantes e insumos agrícolas, pois potencializa a gestão estratégica de ponta a ponta.

Com o ERP Sidicom, você tem benefícios organizacionais e financeiros, deixando de lado tarefas de rotina e as que não geram recursos, tendo mais tempo para pensar em seu negócio e torná-lo ainda melhor. Conte com indicadores de desempenho e controle de metas.

→ Migre os dados do seu sistema antigo para o ERP da Sidicom. Aproveite uma ferramenta exclusiva que permite fazer isso de forma rápida! ←

Nossa equipe de atendimento experiente e material de ensino moderno dão a confiabilidade para que a mudança de sistema seja conduzida de forma planejada, segura e personalizada.

Para conhecer o melhor sistema para indústrias de fertilizantes, faça agora mesmo contato conosco!

ERP Sidicom

O melhor ERP para gestão de estoque e distribuidoras.