Taxa de conversão: 4 maneiras de aumentá-la no e-ecommerce

por | 12 jun 2023 | E-commerce | 0 Comentários

Se sua empresa está explorando o e-commerce, você tem um desafio constante: direcionar o tráfego para sua loja virtual e, com isso, aumentar a taxa de conversão. 

Não importa se essa operação acabou de começar ou já está bem estabelecida. Uma coisa é certa: só tendo uma alta taxa de conversão é possível garantir lucratividade. 

Neste artigo, listamos 4 dicas práticas para implementar em sua estratégia e aumentar sua taxa de conversão, impulsionando suas vendas. 

Confira

O que é taxa de conversão? 

Antes de mais nada, lembremos que a taxa de conversão é simplesmente a porcentagem de visitantes do seu site que completam uma meta desejada. Em termos de e-commerce, a meta é fazer com que os internautas façam uma compra. 

Portanto, estamos falando de uma métrica fundamental para identificar o nível de sucesso da loja virtual. 

Como calcular a taxa de conversão

Para calculá-la, divida o número de conversões obtidas em um determinado período de tempo pelo número total de pessoas que visitaram seu e-commerce. Em seguida, multiplique por 100. 

Esse número lhe dará uma impressão geral sobre se as coisas estão indo bem ou não tão bem.

Por que observar a taxa média de conversão do mercado 

Se estiver abaixo do padrão do segmento no qual você atua, você precisará identificar rapidamente onde está o problema.

Sim, desenvolver seus próprios objetivos e uma referência interna é a chave para o seu sucesso ao acompanhar sua taxa de conversão. Contudo, é também fundamental observar os padrões de taxa de conversão específicos do setor como ponto de comparação. 

Isso lhe dará uma noção de onde você está dentro do seu mercado.

→ Leia também: Por que cada vez mais empresas estão vendendo em Marketplaces?

4 maneiras práticas para aumentar a taxa de conversão na sua loja virtual

Dito isso, vamos ver algumas maneiras práticas de aumentar a taxa de conversão do seu e-commerce.

1. Pop-ups

Os pop-ups podem converter seu tráfego, criar sua lista de e-mails, gerar mais vendas e reduzir a taxa de abandono do carrinho. 

Existem vários pop-ups diferentes que você pode escolher para o seu site de comércio eletrônico. Contudo, não os adicione indiscriminadamente por todas as partes — eles precisam ser pensados ​​estrategicamente. 

Tenha em mente que seus pop-ups devem criar valor, oferecer um incentivo e não ter impacto negativo na experiência do usuário.  

Em termos básicos, aqui estão alguns fatores a considerar ao criar seus pop-ups:

  • Use imagens atraentes 
  • Use uma cópia orientada à conversão
  • Pense no tempo e na exibição 
  • Personalize com base no público e na localização 

E, o mais importante: continue testando seus pop-ups. Você precisará medir e avaliar sua eficácia e fazer ajustes quando necessário.

2. Depoimentos de clientes

Agora estamos falando de uma solução totalmente gratuita para melhorar sua taxa de conversão no e-commerce: a chancela dos clientes. 

Essa é uma maneira incrivelmente impactante de adicionar comentários imparciais que levam os visitantes a comprar sem a necessidade de um discurso de vendas rígido. 

Que melhor maneira de persuadir compradores em potencial do que com seus clientes satisfeitos? Olhe para essa estatística: 92% dos consumidores dizem que leem as avaliações antes de fazer uma compra online. 

Pense nisso, você dificilmente é uma fonte confiável quando se trata de falar sobre seu próprio produto. Já os depoimentos adicionam credibilidade à sua loja e estabelecem confiança; eles estão lá como provas sociais e ajudam a converter prospects em clientes. 

3. Vídeos de produtos

Como você está exibindo seus produtos?

Saiba que vídeos funcionam muito. Tanto que 96% dos consumidores os consideram muito úteis ao navegar por lojas virtuais.

Além de simplesmente mostrar melhor seu produto, o vídeo beneficia sua classificação de SEO e pode aumentar os backlinks para seu site. 

Também é muito mais atraente do que apenas texto e imagens e é mais digerível para os visitantes do seu site. 

Basicamente, sobre essa dica, não há muito a acrescentar. Apenas, sinta-se bem aconselhado: invista em uma produção audiovisual que encha os olhos dos seus potenciais clientes e você verá a taxa de conversão crescer significativamente.

4. E-mail Marketing

O marketing por e-mail é incrivelmente eficaz para impulsionar as vendas. Na verdade, algumas pesquisas indicam que ele responde por aproximadamente 23% das conversões

Mas não estamos falando apenas de um boletim informativo mensal. Estamos analisando o e-mail marketing estratégico com foco principalmente em:

  1. Mensagens de boas-vindas de inscrição;
  2. E-mails de lembrete para abandonos de carrinho.

1. E-mails de boas-vindas

Uma vitória rápida, por assim dizer, é enviar um e-mail de boas-vindas a todos os novos cadastrados no seu e-commerce. 

Você tem leads, então agora é hora de fazer com que eles convertam e façam aquela primeira compra tão importante. Que tal dar as boas-vindas e, ao mesmo tempo, apresentar uma oferta?

Acredite, 42% das pessoas são mais propensas a ler e-mails de boas-vindas do que qualquer outro. Por isso, certifique-se de causar a primeira impressão certa!  

Você pode oferecer entrega gratuita ou desconto no primeiro pedido — ou o que mais for importante para seu perfil de cliente ideal.

2. E-mails de lembrete para abandonos de carrinho

Lembrar os leads que eles deixaram itens no carrinho é também uma ótima maneira de contribuir para aumentar as taxas de conversão. 

Se for bem empregada, essa estratégia pode sinalizar valorização ao prospect ou cliente. 

Números surpreendentes mostram que 69% das pessoas não cumprem seus pedidos. Por outro lado, ótimas notícias: 63% dos carrinhos abandonados são potencialmente recuperáveis

→ Já conhece o conceito da cauda longa?

Muito resumidamente, trata-se da constatação de que na curva de vendas de uma empresa pode existir um grupo muito grande de produtos ou clientes que individualmente representam valores pequenos, mas que somados contribuem para um faturamento significativo. 

No vídeo a seguir, você vai saber mais sobre o tema e ter dicas de como identificar e aproveitar este fenômeno em sua empresa.

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→ Leia também: Distribuidora Durin integra ERP Sidicom ao e-commerce e melhora controles gerenciais.

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