Os impactos da gestão estratégica de compras nos negócios

por | 1 mar 2021 | Gestão Empresarial | 0 Comentários

Em muitas empresas, a gestão estratégica de compras agora é vista como vital para a competitividade. Isso tem um efeito positivo no desempenho financeiro, em curto, médio e longo prazo. 

A compra tradicional é impulsionada pelo desejo de cortar custos de compra e melhorar o lucro a curto prazo. Historicamente, isso resulta em proliferação de fornecedores, comportamento transacional em vez de relacionamento e ênfase na redução de preços.

Em contraste, a gestão estratégica de compras concentra-se em como a compra de bens e serviços, incluindo a terceirização de processos inteiros, pode agregar melhor valor ao acionista a longo prazo. 

Isso envolve redução da base de fornecedores, negociação cooperativa, interação de qualidade com parceiros e desenvolvimento de relacionamentos de longo prazo. E, cada vez mais, a utilização da tecnologia também têm contribuído para a inovação nessa área.

Neste artigo, vamos aprofundar um pouco a reflexão neste tema.

Continue lendo para entender como a gestão estratégica de compras impacta nos resultados do seu negócio!

A gestão estratégica de compras reduz custos

A redução de custos é de longe a função primária do departamento de compras. Bem administrado, esse departamento deve permitir que a empresa obtenha economias imediatas, escolhendo uma combinação de fornecedores que podem fornecer os melhores preços e condições. 

Nesse processo, os relacionamentos com fornecedores que não podem fornecer o nível certo de qualidade aos preços exigidos são encerrados.

O departamento de compras também pode proporcionar economia aproveitando garantias e descontos muitas vezes esquecidos por não especialistas.

A gestão estratégica de compras também ajuda a economizar proporcionando maior transparência em como sua empresa gasta. Isso, por sua vez, permitirá negociar contratos melhores e liberar o fluxo de caixa.

Reduz riscos e melhora a segurança do abastecimento

O gerenciamento estratégico de compras envolve o compartilhamento e gerenciamento de riscos com fornecedores. Isso pode ser feito transferindo os riscos para os fornecedores mais capazes de gerenciá-los. Ou pode ser feito por meio da diversificação da oferta.

O departamento de compras deve ser capaz de identificar quais bens e serviços são cruciais para a empresa e tomar as medidas adequadas para proteger suas cadeias de abastecimento. Muitas vezes, isso se resume a uma decisão econômica, em que riscos maiores podem resultar em preços mais baixos ou vice-versa.

Inspira relacionamentos de parceria com fornecedores

Comprar não é apenas compartilhar riscos, mas também compartilhar benefícios.

Transferir o risco para um fornecedor ou terceirizar um serviço geralmente requer mais gerenciamento da área de compras, não menos. 

O desafio do departamento de compras é fazer com que o fornecedor se interesse em trabalhar com a empresa, fazendo com que ele invista no relacionamento de longo prazo.

O departamento também deve gerenciar os relacionamentos dentro da empresa. Isso envolve um maior envolvimento das partes interessadas internas, como marketing, finanças, logística e distribuição para garantir que todos estão alinhados.

→ Leia também: 5 dicas de negociação com fornecedores!

Melhora a qualidade dos produtos e serviços adquiridos 

Os departamentos de compras podem ajudar a melhorar a qualidade estabelecendo níveis de desempenho de destino para a qualidade e, em seguida, rastreando o desempenho em relação a esses objetivos. 

Para tal, é importante definir e avaliar continuamente métricas que ajudem a medir itens como durabilidade, a aparência do produto ou o prazo de entrega. Também a avaliação dos serviços dos fornecedores entra nessa equação.

Algumas empresas trabalham em estreita colaboração com seus fornecedores para desenvolver seus processos e ajudá-los a melhorar a qualidade. 

Mesmo que não seja de interesse firmar uma parceria de tanta proximidade, é importante ter em mente que a gestão estratégica de compras prevê o intercâmbio de informações e feedbacks constantes. 

Favorece a inovação

Como o departamento de compras está sempre em contato com uma variedade de empresas externas, ele está em uma posição ideal para obter produtos e serviços inovadores.

A gestão estratégica de compras não pode se furtar a isso. Afinal, as vantagens competitivas que uma atuação voltada para a inovação oferece potencializa os resultados.

O diálogo com as demais áreas do negócio também é fundamental quando se valoriza o potencial inovador da área de compras. Os insights obtidos pelos compradores não podem morrer entre as quatro paredes do departamento. Ele precisa chegar até áreas como marketing, vendas etc. 

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