Comunicação com fornecedores: por que e como melhorá-la

por | 8 fev 2021 | Gestão Empresarial | 0 Comentários

A comunicação com fornecedores é essencial. Disso ninguém discorda. No entanto, ainda há muitas empresas que enfrentam dificuldades nessa área.

De acordo com o Centro Canadense de Ciência e Educação, há diversos benefícios. Por exemplo, as empresas que melhor se comunicam com seus públicos, o que inclui fornecedores, obtêm melhores resultados. 

Em artigo publicado na revista Forbes, Jonathan Webb, especialista em gestão de suprimentos e compras, também corrobora isso. Ele afirma que “a comunicação deficiente está no centro das falhas nas relações comprador-fornecedor, muitas vezes prejudicando ambas as partes”.

Por comunicação, é importante não limitar apenas à prática de manter contato. Desencontros processuais, por exemplo, podem dificultar uma interação mais propositiva e minar o potencial das negociações, em curto, médio e longo prazo.

Sobre isso, vamos conversar neste artigo.

Continue lendo para ver dicas de como melhorar a comunicação com fornecedores e obter resultados melhores na gestão de compras!

Automatize a gestão para liberar os compradores, tornar sua atuação menos operacional

Uma iniciativa que pode favorecer a comunicação com fornecedores é dar à equipe de compras mais ferramentas para uma atuação mais consultiva. 

Em outras palavras, é interessante que atividades repetitivas e burocráticas sejam mediadas por um bom sistema ERP. Dessa forma, há uma sequência lógica de processos que melhora a produtividade. 

Além disso, o poder analítico dos profissionais também é melhorado, favorecendo uma relação mais inteligente e propositiva. Por exemplo, o sistema pode fazer sugestões de compra em base à demanda calculada, estoque mínimo ou reposição de vendas. Com isso, é possível agilizar os pedidos via e-mail, ou através de comunicação eletrônica com o sistema do fornecedor, por exemplo.

Melhore a comunicação com fornecedores organizando códigos e nomenclaturas no sistema

Cada fornecedor usa códigos, nomenclaturas e às vezes até unidades de estoque diferentes. Isso é perfeitamente normal, afinal, trata-se de organizações distintas.

O problema é especialmente relevante quando se trabalha com um mix grande de produtos. Muitas vezes, há diversos itens dentro de uma mesma linha que até se parecem, mas, por serem diferentes, levam códigos distintos. 

Não significa que você precisa se resignar e fazer retrabalho ou perder muito tempo revisando cada pedido realizado e recebido. A organização dos códigos no sistema que você usa para gerir as compras é fundamental.

→ Entenda neste vídeo: 

Desenvolva uma cultura de diálogo e parceria com os fornecedores

Também é recomendável estimular a equipe de compras para o estabelecimento e a manutenção de uma cultura dialógica. 

Em muitas empresas isso pode significar que é necessário fazer treinamentos para que os compradores melhorem suas capacidades de relacionamento com fornecedores. 

Como se trata da tradição, as mudanças podem ser lentas. Mas, elas acontecem com muito mais facilidade quando se estimula o engajamento da equipe.

Promover encontros informais com os fornecedores e comunicar claramente à equipe sobre a importância do bom relacionamento entre essas partes. 

Muitos gestores começam fazendo uma pesquisa com seus fornecedores sobre como eles percebem a relação com os compradores. Em seguida, fazem o mesmo com seu time; assim, podem traçar estratégias para avançar neste tema. 

Como está a comunicação com fornecedores em seu departamento de compras? Gostou das nossas dicas? Deixe seu comentário!

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