Eficiência em processos de distribuidoras: você já conhece o Scrum?

por | 20 jan 2020 | Gestão Empresarial | 0 Comentários

Há alguns métodos para garantir eficiência em processos de distribuidoras. Um deles é o Scrum, uma metodologia ágil de gestão, capaz de controlar de forma eficaz o trabalho, otimizando a gestão de etapas do processo e facilitando o cumprimento dos prazos. 

Cooperando em todos os segmentos nos quais os processos têm vários passos a serem seguidos, o Scrum já conquistou seu espaço nas distribuidoras. Quer saber como ele melhora os seus processos internos? 

Entenda como Scrum proporciona ganhos de eficiência em processos de distribuidoras: 

Como ele auxilia as distribuidoras? 

Entrega contínua: qualquer erro ou problema pode ser solucionado ao longo do processo, porque a entrega é contínua – seja qual for o entregável. Tudo isso garante muito mais produtividade para a realização de processos eficientes. 

Qualidade: justamente por ser uma metodologia ágil, os processos e as entregas são de maior qualidade, uma vez que são avaliados e validados o tempo todo, pela entrega contínua. Assim, todos os defeitos podem ser resolvidos logo que percebidos, a qualquer momento do processo.

Transparência: por estarem alinhadas e focadas em um projeto colaborativo, as equipes acompanham constantemente o progresso de seus colegas de trabalho. O Kanban é uma ótima ferramenta de organograma para garantir que todos tenham visão global do projeto.  

Como ele vai garantir mais eficiência nos processos? 

Por garantir um processo ágil, ele desburocratiza quaisquer processos. Por isso, a margem para erro é muito menor: a todo momento, qualquer um dos envolvidos no processo pode corrigir uma falha.

Com isso, todos os envolvidos têm uma visão geral de tudo o que precisa acontecer durante o trabalho: com quem começa, com quem termina, o que acontece no meio do processo – isso proporciona ganhos em produtividade e eficiência para qualquer distribuidora: desde o recebimento até o processo logístico.

Além disso, o Scrum trabalha com medição de processo guiada pela tabela burndown. Ele faz com que as equipes saibam se estão avançando no trabalho ou se o processo sofrerá algum atraso. É por esse processo que você vai identificar possíveis gargalos presentes em qualquer etapa do trabalho. 

Como implementar o Scrum na sua distribuidora? 

Todos os passos que regem o Scrum são divididos em ciclos. Eles são chamados de SPRINTS. Cada um deles representa um período de tempo dentro do qual esse projeto deve ser concluído – pode levar semanas ou meses.

Depois que você decide iniciar um ciclo, é necessário listar todas as funcionalidades que vão integrar esse projeto. Essa lista é comumente chamada de BACKLOG em todas as áreas de atuação.

Quando ela estiver finalizada, você vai fazer uma reunião de planejamento. Organize a prioridade das ações e crie uma lista secundária.

Além dessa reunião, é interessante fazer uma reunião rápida diariamente, para acompanhar o andamento das ações. E, ao fechar o ciclo de trabalho, faça uma reunião de balanço: retrospectiva. Ela serve para analisar os pontos positivos e negativos do que foi feito – dados que serão úteis para o próximo ciclo de trabalho.

Potencialize o Scrum com o ERP S4 da Sidicom! 

Se você quer ter todos esses benefícios em sua empresa e usar o ERP para aumentar vendas, você precisa contatar a Sidicom. Ele é um sistema de gestão de processos internos que: 

  • organiza todos os procedimentos do estoque, 
  • envia avisos automáticos; 
  • monitora compra e venda, 
  • organiza as informações de forma resumida e com gráficos;
  • melhora a intercomunicação entre os setores
  • automatiza a logística de estoque com Apps e código de barras.

Conheça o ERP S4 da Sidicom e saiba mais sobre gestão de processos internos por meio de um sistema completo, moderno e eficiente. 


A Sidicom: 30 anos de história e certificação ISO 9001 aplicados à melhoria de processos em empresas comerciais e industriais. Ajudamos clientes a crescer e a melhorar suas vidas e negócios. Quer saber como fazemos isso? Entre em contato conosco clicando aqui, pelo telefone 51 3219.9499 ou pela nossa fanpage do Facebook

ERP Sidicom

O melhor ERP para gestão de estoque e distribuidoras.