Como fazer uma boa gestão de equipes remotas

por | 29 mar 2021 | Gestão Empresarial | 0 Comentários

Em resposta às incertezas apresentadas pela Covid-19, muitas empresas precisam que toda ou parte de sua equipe trabalhem remotamente. 

Embora seja sempre preferível estabelecer políticas claras de trabalho remoto e treinamento com antecedência, em tempos de crise ou outras circunstâncias que mudam rapidamente, esse nível de preparação pode não ser viável. 

A boa notícia é que existem etapas específicas que as lideranças podem realizar sem grande esforço para melhorar o engajamento e a produtividade dos funcionários remotos, mesmo quando há pouco tempo para se preparar.

Continue lendo para ver algumas dicas que vão lhe ajudar nesta empreitada!

7 dicas para fazer uma boa gestão de equipes remotas

1. Incremente a comunicação

Isso pode parecer um exagero, mas para gerentes e equipes novos no trabalho remoto, isso é fundamental. E onde e-mail, telefone e mensagens de texto podem ter bastado, os gerentes bem-sucedidos em seus esforços de liderança remota estão tendendo ao uso mais frequente de videoconferência para estabelecer a interação face a face que agora falta.

Lembre-se: em um ambiente de trabalho normal, a falta de comunicação já pode ser um desafio. Mas quando os funcionários estão trabalhando remotamente, a comunicação é ainda mais fundamental.

2. Aproveite a tecnologia

Até agora, a maioria de nós foi forçada a trilhar um caminho de transformação digital que pode levar meses, senão anos, para a maioria das organizações adotar. 

Ferramentas como Zoom, Google Hangouts e Microsoft Teams — que a maioria já usa diariamente — fornecem plataformas simples. 

Pode ser um pouco desconfortável no início, mas uma vez totalmente adotadas, essas soluções são uma maneira fantástica de apoiar estratégias de engajamento.

3. Foque nos resultados, não na atividade

Isso é amplamente conhecido como uma prática recomendada para aumentar o engajamento e capacitar os funcionários. 

Definir claramente as metas e os resultados desejados e permitir que os funcionários (que tenham o treinamento e os recursos para executar) desenvolvam um plano de execução aumenta a criatividade e a propriedade. 

Em um ambiente remoto, é ainda mais difícil microgerenciar pessoas de qualquer maneira. 

4. Defina a finalidade desses resultados

Aqui é onde amarramos as primeiras seis pontas. É claro, definir o PORQUÊ é sempre crítico para conectar emocionalmente os funcionários à missão. 

Mas em um novo campo de batalha, com novas iniciativas, novos inimigos e grandes quantidades de incerteza e complexidade, garantir que todos conheçam o propósito geral e seu papel para alcançar o sucesso é a base do alto desempenho para equipes remotas.

5. Fornecer recursos

Nenhum grande comandante de campo de batalha envia suas tropas para a batalha sem treinamento e recursos adequados. 

Ok, talvez isso não seja totalmente verdade, mas você sabe o que queremos dizer. Muitas equipes remotas agora precisam de novos laptops, WiFi melhor e novas tecnologias, como fones de ouvido e webcams. 

Isso pode significar transferir orçamentos já tensos para ferramentas críticas. Prepare a equipe para o sucesso.

6. Remova os obstáculos

É importante observar alguns dos novos obstáculos imprevistos que os funcionários remotos enfrentam: isolamento físico e emocional, distrações em casa puxando-os em várias direções, crianças envolvidas na educação em casa etc. 

Depois, há os obstáculos potencialmente novos enfrentados pela organização, colocando a pressão de desfazer sobre as equipes. Mudar. Novos Silos. Temer. Complexidade. 

Um dos muitos fardos do comando na liderança é proteger a equipe para que permaneçam focados em suas responsabilidades imediatas. Remova o máximo de obstáculos possível.  

7. Mais orientação, menos chefia

Os melhores gerentes orientam e treinam mais do que “administram”. Eles também entendem as nuances e diferenças não tão sutis entre as disciplinas de liderança e gestão. 

E só porque estamos em meio à volatilidade, complexidade e ambiguidade, isso não significa que paramos todo e qualquer esforço no desenvolvimento de nossas equipes – e de nós mesmos. 

Às vezes, isso requer ajuda externa, novas iniciativas e reserva de tempo. Então, vá em frente. Você quer ter mais dicas de como fazer gestão de equipes remotas e não deixar os resultados caírem? Baixe agora o eBook GERENCIAMENTO À DISTÂNCIA!

Gerenciamento à distância

ERP Sidicom

O melhor ERP para gestão de estoque e distribuidoras.