Como controlar produtos consignados e em comodato nas distribuidoras de produtos hospitalares e cirúrgicos?

por | 29 out 2019 | Distribuição | 0 Comentários

Controlar eficientemente produtos hospitalares e cirúrgicos consignados é um verdadeiro desafio. É um tópico que preocupa muito e pode causar muitos prejuízos nesse segmento. 

É bastante comum no ramo da distribuição hospitalar que materiais e equipamentos cirurgicos e hospitalares sejam enviados ao cliente de forma consignada ou em comodato. Isso acontece porque alguns materiais como, por exemplo, estentes, têm um modelo específico mas é fabricado em vários tamanhos: o cirurgião só consegue saber qual deles vai usar no momento da cirurgia. 

Como é de se imaginar, nesse universo, é muito difícil prever uma margem segura de estoque. São enviados kits com todos os tamanhos e variações para que o hospital pague somente pelo que usou. Em larga escala, como em complexos hospitalares, isso pode se transformar em uma dor de cabeça.

Entenda como controlar produtos consignados nas distribuidoras hospitalares: 

Nesse caso, é importante sistematizar algumas rotinas operacionais e de conferência avaliar itens que estão no estoque e quantificar o uso, para ter uma rastreabilidade completa da movimentação de cada item. 

Inventários 

Não há outra maneira: os inventários são necessários, para fazer contagem dos produtos e manter o controle sobre eles. Automatize o trabalho usando app´s com leitura de código de barras. Isso permite realizar inventários completos muito mais rápido. E faça também inventários parciais de forma semanal. Escolha uma prateleira, um endereço, uma linha de produtos específica. Dessa forma você está sempre “de olho” e não depende apenas de inventários gerais. 

Acompanhe o fluxo de estoque

Toda movimentação de cada item deve estar registrada. Ao chegar do fornecedor faça conferência, de preferência pelo código de barras. Ao separar no estoque para preparar as entregas faça isso através de aplicativos se possível. E antes de expedir confira de forma automatizada pelo código de barras. 

Saiba o que tem em cada cliente

Saiba quais produtos e lotes estão em cada cliente e há quanto tempo. Mas não perca tempo com controles isolados, como as planilhas. Essa sistemática de controle precisa estar amarrada à emissão das notas fiscais de remessa, retorno e faturamento de produtos a clientes. 

Dessa forma economiza trabalho, evita esquecimentos e principalmente erros! Conte com um software de gestão que faça isso, evitando faturar ou devolver produtos ou lotes que não foram enviados ao cliente. E que avise sua equipe sobre lotes perto do vencimento e itens que estão há mais de x dias com os clientes.

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