O que é ERP? Dúvidas básicas sobre este sistema

por | 13 jul 2017 | Sistema ERP

Saiba agora de uma vez por todas o que é ERP e para o que serve um sistema de gestão empresarial

Certamente, se você for um empresário ou gestor financeiro, escuta muito falar sobre o que é ERP. Mas, talvez, ainda não tenha compreendido muito bem do que se trata. Para elucidar questões fundamentais sobre nossas conversas sobre o que é ERP, criamos este guia completo com todas as informações sobre o assunto.

o que é ERP

Saiba agora o que é um ERP e para que serve o sistema.    

O que é ERP?

O sistema ERP – originado pela expressão em inglês Enterprise Resource Planning, que significa Planejamento de Recursos Empresariais – é um sistema informatizado que integra todos os dados e processos de uma empresa em um único banco de dados no computador.


Você também pode se interessar por estes posts:

Como um Sistema de Gestão ERP pode ajudar minha empresa?

Melhor software de gestão empresarial: entenda como o ERP funciona na prática

Distribuidoras com ERP x Distribuidoras sem ERP: compare os processos


O que ele faz?

Ele foi desenvolvido no formato de uma plataforma de software, visa unir o controle de gestão empresarial dos mais diversos departamentos, o que possibilita a automação e armazenamento das informações da companhia.

Quais controles reúne?

Ao saber o que é ERP e utilizando o sistema, você centraliza a gestão financeira, de estoque, de compra e venda e também gestão e operações fiscais: todos os dados ficam agrupados no mesmo banco de dados.

Como posso saber se o ERP é adequado para minha empresa?

Se você pesquisar o que é ERP e como obtê-lo, vai achar muitas opções e talvez tenha dificuldade em saber entre quais delas começar a seleção. Portanto, foque nos seguintes atributos do sistema e da empresa fornecedora para facilitar o processo e garantir uma boa aquisição:

  • O sistema tem que ser muito bom na atividade fim de sua empresa: se você comercializa produtos, o sistema tem que ser excelente na gestão integral do estoque, de ponta a ponta. As demais funcionalidades, se não forem atendidas 100% não são tão importantes quanto a atividade fim.
  • O sistema tem que ter emissor de NF-e integrado.
  • O fornecedor deve ter certificação de qualidade: isso garante qualidade na implantação e no atendimento de suporte.
  • Pergunte como é a metodologia de implantação, de atendimento e quais recursos de auxílio possuem como vídeos, tutoriais, etc. A qualidade dessa resposta é diretamente proporcional ao trabalho que virá depois da contratação.
  • Verifique o que os clientes dizem sobre o produto e serviço da empresa.

Como o ERP me ajuda?

Ele é a solução ideal para empresas que estão crescendo e que precisam estabelecer processos para não estagnar. Além da organização que ele proporciona por centralizar o controle de diversas áreas, ele evita prejuízos, desperdícios e retrabalho.

Como ele me ajuda a economizar?

Na gestão de compra e estoque evita desperdícios, pois comprará sempre na medida certa e no momento adequado. Assim, produtos não vão faltar nem sobrar. Você poderá estabelecer uma periodicidade de compras, o que vai melhorar sua relação com fornecedores e garantir uma melhor negociação de preços.

Na gestão financeira ajuda muito a reduzir inadimplência e controlar despesas e fluxo de caixa.

Na gestão de vendas permite controlar metas, comissões de venda, margem de lucro, performance de vendedores, produtos, clientes, regiões, etc.

Ele demora muito para ser implementado?

Ao pesquisar o que é ERP e como contar com os serviços, questione sobre os prazos. O ideal é que demande entre 60 e 120 dias o período de implementação e treinamento de pessoal.

Se você optar por contratar o serviço do software de gestão empresarial da Sidicom, por exemplo, o tempo é de 30 a 90 dias e neste período você conta com consultoria e auxílio para melhorar ao máximo os seus processos e explorar todo o potencial do ERP S4.


A Sidicom: 27 anos de história e certificação ISO 9001 aplicados à melhoria de processos em empresas comerciais e industriais. Ajudamos clientes a crescer e a melhorar suas vidas e negócios. Quer saber como fazemos isso? Entre em contato conosco clicando aqui, pelo telefone 51 3219.9499 ou pela nossa fanpage do Facebook.  

ERP Sidicom

O melhor ERP para gestão de estoque e distribuidoras.