5 dicas de gerenciamento de fluxo de caixa para distribuidoras

por | 17 maio 2021 | Gestão Empresarial | 0 Comentários

O gerenciamento de fluxo de caixa refere-se a como uma organização administra e analisa seus recursos financeiros. Ele permite que os distribuidores projetem a quantidade de dinheiro que terão em qualquer ponto do curso de suas operações.

Continue lendo para entender a importância da boa gestão de fluxo de caixa e também ter dicas de como fazer!

Importância da gestão do fluxo de caixa

Um estudo recente conduzido pelo US Bank descobriu que 82% das falências de negócios foram devido à má gestão do fluxo de caixa. 

Para distribuidores, o gerenciamento do fluxo de caixa é fundamental, pois a maior parte do caixa está vinculada ao estoque. Se não conseguirem vender seu estoque com rapidez suficiente, acabarão com muita mercadoria parada, mas com baixos níveis de fluxo de caixa. 

Gerenciando adequadamente o fluxo de caixa, os distribuidores são capazes de manter um fluxo de caixa positivo. 

O dinheiro disponível permite que eles paguem suas despesas, por exemplo, taxas de aluguel de depósitos e custos de manutenção de maquinário, além de investir de volta no negócio. 

Estratégias de gerenciamento de fluxo de caixa para distribuidoras

Confira, a seguir, seis exemplos de estratégias para gerenciar o fluxo de caixa.

1.   Previsão de fluxo de caixa

A previsão de fluxo de caixa é uma metodologia para estimar a quantidade de dinheiro que você espera entrar e sair do seu negócio, o que inclui todas as suas despesas e receitas. 

Para maximizar sua preparação, sua previsão de fluxo de caixa deve cobrir idealmente um período de 12 meses. No entanto, você também pode fazer previsões semanais ou mensais.

Como distribuidor, prever seu fluxo de caixa é crucial porque ajuda você a:

  • projetar seu volume de vendas em um determinado período (mês, trimestre, semestre, ano)ç
  • projetar suas despesas (aluguel de armazém, novas máquinas, custos de manutenção, salários de funcionários etc.);
  • determinar a quantidade de dinheiro que você terá em mãos em qualquer momento específico durante o período de 12 meses;
  • garantir uma posição financeira confortável para tomar decisões de negócios.

Por exemplo: seu depósito atual está muito congestionado para a quantidade de estoque que você está carregando. Você está pensando em alugar um espaço muito maior para armazenar seus produtos, então leva em consideração todas as despesas relacionadas em sua previsão de fluxo de caixa.

Os números da sua previsão irão ajudá-lo a decidir se você pode alugar um armazém maior ou não.

2. Vendas de produtos e contas a receber

O aumento nas vendas de produtos é ótimo para o seu negócio de atacado, mas apenas se seus clientes pagarem prontamente. 

Pagamentos atrasados ​​significam lucro atrasado. Isso pode criar inconsistências no fluxo de caixa e levar a um fluxo de caixa negativo se não for monitorado de perto.

Evite problemas de fluxo de caixa incorporando software de gerenciamento de estoque em seu processo atual. 

Com as ferramentas certas, você pode automatizar e otimizar seu fluxo de trabalho de vendas e pagamentos. 

Chega de preencher manualmente os formulários de vendas e pedidos e enviar lembretes de pagamento. Com um sistema integrado de gestão (ERP), você pode fazer tudo isso com apenas alguns cliques.

Mantenha as finanças do seu negócio em ordem, usando os módulos de gestão de finanças do sistema. 

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Você também pode fornecer a seus clientes um portal de pagamento conveniente. Tornar os pagamentos mais simples para seus clientes irá incentivá-los a pagar no prazo, reduzindo assim a probabilidade de atrasos nos pagamentos.

3. Planejamento de demanda

O excesso de estoque nas prateleiras de seu depósito pode prejudicar seu fluxo de caixa. Quando os produtos não são vendidos, você não lucra com eles. Sem lucro, você não terá dinheiro para pagar suas despesas. Além disso, você não terá dinheiro para investir em seu negócio de atacado ou manufatura.

É por isso que o planejamento adequado da demanda é necessário. Ele permite que você atenda à demanda do cliente e, ao mesmo tempo, ajuda a evitar altos níveis de estoque. 

Quando você prevê a demanda do cliente, ela deve ser precisa. Para conseguir isso, você precisa analisar uma quantidade significativa de dados, o que pode ser difícil de fazer manualmente.

Para uma análise mais fácil e uma tomada de decisão mais inteligente, use a ferramenta de relatório de inventário automatizada do ERP. Ela fornece um relatório de inventário altamente detalhado que pode ser dividido em parâmetros específicos definidos por você. 

Essa ferramenta também ajuda a rastrear qualquer movimento em seu estoque em tempo real, o que ajuda a analisar seu estoque. 

Com essas informações à sua disposição, você obterá os insights necessários para tomar melhores decisões de gerenciamento de estoque e evitar estocar muitos produtos.

4. Faturamento e processamento de entregas

A criação precisa de faturas e a pronta entrega do produto são essenciais não apenas para gerenciar o fluxo de caixa, mas também para manter uma experiência positiva do cliente. Negligenciar esses dois aspectos de seu negócio de atacado provavelmente deixará seus clientes insatisfeitos.

Se você é um distribuidor que fatura e processa as entregas manualmente, precisa de uma estratégia diferente. Fazer as coisas manualmente exige mais trabalho, o que significa despesas mais altas, além de mais erros. Com o tempo, isso pode prejudicar seus lucros e, inevitavelmente, seu fluxo de caixa.

Ao usar o ERP, você pode eliminar erros humanos que vêm com o trabalho manual, economizando tempo e reduzindo suas despesas para um melhor fluxo de caixa.

Um bom ERP também simplifica o processo de pedido, desde o estágio de pedido até a entrega. Isso torna mais fácil para você gerenciar os pedidos, dando-lhe uma visão em tempo real de cada etapa do processo de pedido. 

5. Reserva financeira

Manter uma quantidade suficiente de dinheiro em reserva é importante para um negócio de distribuição. Isso fornecerá o dinheiro de que você precisa para pagar os salários de seus funcionários e suas despesas comerciais quando os clientes não pagam em dia. 

Ter uma reserva de caixa também ajuda a manter seu negócio à tona durante os tempos difíceis, quando as vendas estão baixas.

Se você não está mantendo uma reserva de caixa para seu negócio, é hora de começar a trabalhar em uma. A questão então se torna: “como você cria uma reserva de caixa e quanto você deve manter?”

Iniciar uma reserva de caixa é bastante simples. Você simplesmente aloca uma parte de seus lucros todo mês para sua reserva de caixa e a mantém em uma conta bancária separada, semelhante à forma como as pessoas mantêm contas de poupança. Continue aumentando essa reserva até atingir o valor necessário.

O que você achou das nossas dicas para melhorias no gerenciamento de fluxo de caixa? Conheça agora o ERP S4 e veja como esse processo pode ficar ainda mais integrado e orientado por dados!

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