Como modernizar uma empresa com mais de 20 anos?

por | 27 jul 2017 | Empreendedorismo

Toda vez que um novo funcionário mais jovem e recém-chegado tinha dificuldades em se adaptar à nossa sistemática de trabalho, eu sentia a necessidade de me perguntar como modernizar uma empresa com mais de 20 anos?

como modernizar minha empresa

Conto com uma excelente equipe de recrutamento e contratação de pessoal. Eu nunca duvidaria de qualquer decisão deles com relação à determinado perfil de colaborador. Mas, no dia em que recrutamos quatro estagiários, foi uma experiência muito particular. A presença daqueles jovens e sua visão do mundo, de forma repentina, fez com que eu achasse nossos métodos um tanto quanto arcaicos.  


Você também pode se interessar por estes posts:

Tecnologia nas empresas: 8 ferramentas para otimizar a gestão do seu negócio

Gestão de compra e estoque – como a tecnologia pode ajudar minha empresa hoje?

Melhor software de gestão empresarial: entenda como o ERP funciona na prática


O tempo passou. Foi preciso renovar a atmosfera empresarial. Para isso, veio a necessidade de saber como modernizar minha empresa e aprimorar nossa rotina.  

Diante da dificuldade de entendimento entre gerações, precisava mudar para algo que tivesse apelo relacionado ao agora: o momento em que vivemos. Logo eu, que trabalhei durante mais de 20 anos da mesma forma, estava aprendendo que os processos hoje, com a ajuda da tecnologia, podem ser simplificados.

Na busca de como modernizar minha empresa, contei com a ajuda deles, os estagiários, além de muitos outros jovens colaboradores. Juntos, reformulamos vários sistemas.

Como modernizar uma empresa com mais de 20 anos, passo a passo:

Modernizamos o RH

Nós compramos smartphones para que os funcionários trabalhassem com eles e adotamos uma série de aplicativos, além de incluir sites e softwares de PCs em nossa rotina profissional. Utilizamos apps para criar lista de tarefas, gerenciadores de atividades, pesquisa de salário-base e mercado de trabalho, além de apps para compartilhar informações, organizar a rotina do setor. O mais importante da nossa busca de como modernizar minha empresa foi o aprimoramento do perfil profissional que buscávamos: para isso, passamos a usar as redes sociais para encontrar esses profissionais.

Posicionamos nossa marca na internet

Todos estão na internet, hoje. No futuro, esse público vai se expandir. Você precisa estar lá para dialogar com eles, para entender seus anseios e demandas, enfim, compreender as relações atuais de consumo. Só assim você poderá solidificar uma boa relação com seus potenciais clientes e vislumbrar reais possibilidades de negócios.

Oferecemos treinamentos de informatização aos colaboradores mais antigos

Toda mudança exige adaptação por parte do quadro de funcionários. Nós poderíamos ter encontrado a melhor estratégia de como modernizar uma empresa  com mais de 20 anos mas ela ainda seria inviável se os funcionários se recusassem a passar pela reciclagem. Tudo teve de ser feito com muita calma e muito tato: a única coisa que eu queria era que os colaboradores se sentissem parte daquele nosso novo projeto. Portanto, tivemos a preocupação de provocar neles a motivação para realizar o treinamento informacional, de modo que eles quisessem ir ao encontro de toda aquela mudança. Deu certo.

Contratamos um software de gestão empresarial

Para centralizar o controle dos processos empresariais e organizar tudo o que era realizado no dia a dia da companhia. O software que contratamos foi o ERP. Ele foi desenvolvido sob o formato de uma plataforma que cria um banco de dados e armazena todas as informações da empresa. Ganhamos em organização, tempo e lucratividade.

A empresa não pode ficar parada no tempo. Todos precisam acompanhar as mudanças e avançar com elas.


A Sidicom: 27 anos de história e certificação ISO 9001 aplicados à melhoria de processos em empresas comerciais e industriais. Ajudamos clientes a crescer e a melhorar suas vidas e negócios. Quer saber como fazemos isso? Entre em contato conosco clicando aqui, pelo telefone 51 3219.9499 ou pela nossa fanpage do Facebook.

ERP Sidicom

O melhor ERP para gestão de estoque e distribuidoras.