Gestão de compra e estoque – como a tecnologia pode ajudar minha empresa hoje?

por | 27 maio 2017 | Sistema ERP

Saiba como a tecnologia pode ajudar sua empresa por meio de um sistema que integre gestão de compra e estoque.

A tecnologia está conosco todos os dias. Ela nos acompanha em todos os lugares, conferindo praticidade. No ambiente corporativo não é diferente: o desenvolvimento de ferramentas cada vez mais inteligentes e aprimoradas faz com que nossa produtividade seja crescente, melhorando a qualidade do trabalho, do ambiente empresarial e aumentando a margem de lucro.

Você sabe utilizar a tecnologia a favor de sua empresa?  

Hoje, você tem a escolha de empregar a tecnologia como uma facilitadora na gestão de processos importantes para a boa saúde de sua companhia. A gestão de compra e estoque é um exemplo disso.

Ao modernizar seus processos com um software de gestão empresarial, também conhecido como ERP (sigla em inglês para Enterprise Resource Planning), é possível aliar as duas etapas, a fim de facilitar e conferir maior rigidez e exatidão ao controle de entradas e saídas no estoque.

Por que a gestão de compra é importante?

É o processo que abastece a companhia, de forma adequada, com produtos e matérias-primas. É indispensável para não perder oportunidades de vendas e credibilidade perante os clientes. Ao mesmo tempo não se deve trabalhar com estoque sobrando , para evitar problemas como a imobilização de dinheiro, ocupar espaço desnecessário no depósito, risco de vencimento da validade, entre outros.


Você pode se interessar por esses posts:

Tecnologia nas empresas: 8 ferramentas para otimizar a gestão do seu negócio

Melhor software de gestão empresarial: entenda como o ERP funciona na prática

Gestão de distribuidoras: saiba como implantar o controle de estoque empresarial


Por que devo fazer gestão de estoque?

Numa empresa que atua no comércio a finalidade e a causa de sua existência é a compra e venda de mercadorias. Se a sua equipe não for expert na gestão de estoque, a estagnação ou a ruína são o destino mais provável.       

Por que eu deveria aliar a gestão de compra e estoque?  

Porque ambas são processos complementares na tarefa de garantir o bom andamento de toda a empresa. Para alcançar um equilíbrio, é necessário haver um controle rigoroso que só uma correta gestão de compra e estoque pode proporcionar. Aqui, a palavra de ordem é organização.

Aqui, listamos ações que vão tornar sua empresa altamente competitiva:

Padrão de armazenagem:  

É indispensável haver um padrão de nome, codificação e agrupamento. Utilização de código de barras automatiza e facilita o controle e conferência periódica. Se alguns ou mesmo todos os produtos não vierem com código de barras, imprima etiquetas pelo sistema, é um trabalho adicional, mas altamente recompensante. Também é importante organizar o depósito em endereços, para racionalizar a armazenagem e a expedição.

Compras automatizadas e validadas:

O sistema calcula a necessidade de compras, conferindo assertividade e rapidez ao processo. Encaminhe ordens de compra aos fornecedores, assim todos saberão quando os produtos vão chegar e será possível conferir se o que foi entregue corresponde ao que foi combinado e negociado.

Automatizar recepção:

Use o arquivo xml da nota fiscal eletrônica (NF-e) enviado pelo fornecedor para registrar a entrada do estoque no sistema, não digite. Faça conferência via código de barras: confronte o que seu fornecedor informou na nota fiscal e o que foi, de fato, entregue. Armazene de acordo com o endereço no depósito que, por sua vez, é mapeado pelo ERP.

Inventários periódicos:

Pelo menos um inventário geral é emitido por ano, além de inventários parciais entre uma e duas vezes por mês, mesmo que de uma pequena parte do estoque. Preferencialmente, utilize aplicativos que automatizem esse processo com a utilização de dispositivos móveis (celulares, tablets, notebooks, coletores de dados) e leitura de código de barras. O aplicativo deve poder transmitir a contagem para seu sistema de gestão, a fim de que este possa realizar os ajustes e registros pertinentes. Além disso, você poderá criar indicadores para mensurar e acompanhar tais ajustes.

Separação e conferência para expedição:

automatize separação dos pedidos de clientes no estoque através de relatórios feitos pela ERP, ou aplicativos que usem dispositivos móveis e eliminem papel, com endereçamento de estoque. Realize conferência via código de barras para saber se os produtos separados são exatamente o que o cliente solicitou no pedido. Evite ter que fazer trocas e lembre que o cliente NUNCA esquece erros de entrega.

Tudo isso diminui os custos do processo e posiciona sua empresa de forma mais competitiva e diferenciada no mercado, gerando aumento nas vendas e margem de lucro.


A Sidicom: 27 anos de história e certificação ISO 9001 aplicados à melhoria de processos em empresas comerciais e industriais. Ajudamos clientes a crescer e a melhorar suas vidas e negócios. Quer saber como fazemos isso? Entre em contato conosco clicando aqui, pelo telefone 51 3219.9499 ou pela nossa fanpage do Facebook.


ERP Sidicom

O melhor ERP para gestão de estoque e distribuidoras.