Como evitar desperdício e prejuízo em distribuidoras de medicamentos e produtos hospitalares

por | 6 maio 2017 | Gestão Empresarial

Conheça orientações e dicas de como evitar prejuízos em distribuidoras de medicamentos e produtos hospitalares.

As distribuidoras de produtos hospitalares, cirúrgicos e medicamentos precisam cumprir uma série de regras determinadas pela Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Isso porque o material hospitalar e os medicamentos devem chegar às farmácias, hospitais e laboratórios de análises clínicas com plenas condições de uso e esterilização, os quais são comprovados por meio de padrões de qualidade.

Todas as empresas que produzem, transportam, armazenam e comercializam medicamentos e insumos hospitalares precisam, obrigatoriamente, cumprir com as Boas Práticas Farmacêuticas, seguindo os procedimentos estabelecidos pela Anvisa. A norma que regulamenta tal certificação é a RDC nº 44/2009. Sua inobservância configura infração de natureza sanitária, expressa na Lei nº 6.437/77, o que torna o infrator sujeito às penalidades previstas em sua redação.  

Mas, como evitar prejuízos em distribuidoras de medicamentos ao passo que atuo de acordo com a legislação vigente?

Os fármacos, uma vez acomodados em más condições de armazenamento, podem alterar suas propriedades e perder qualidade. É preciso muita cautela ao realizar esse serviço porque isso pode gerar prejuízo à saúde da população. A empresa encarregada de distribuir medicamentos deve ser capaz de manter inalterados os aspectos físico-químicos e microbiológico das substâncias.

Saiba como evitar prejuízos em distribuidoras de medicamentos e produtos hospitalares:   

Temperatura deve ser monitorada

Para conservar as propriedades medicamentosas, a temperatura a que estão submetidos os remédios é o principal fator a ser observado. Esta informação consta na bula de cada medicamento: alguns deles, são os chamados termolábeis, exigem conservação em baixa temperatura.

Tenha cuidado ainda sobre as condições climáticas da carga, sobretudo com relação à eventual umidade. Esta é uma dica fundamental para saber como evitar prejuízos em distribuidoras.   

Tempo da viagem

Ainda é preciso observar o tempo de viagem e se houve alguma parada que não foi anteriormente programada. Esta é uma importante providência para saber como evitar prejuízos em distribuidoras: solicite que o motorista faça um rígido controle sobre todos esses dados e tenha-os armazenados, de alguma maneira.   

Frascos utilizados

Cada tipo de medicamento precisa estar acondicionado em um frasco adequado e lacrado. Caso contrário, o lote será recolhido. Além disso, manter lacres de segurança é o único mecanismo que assegura que aquele medicamento não foi violado e, portanto, é seguro para consumo.   


Você pode se interessar por esses posts:

ERP para distribuidores de produtos hospitalares: 10 melhorias proporcionadas por um software de gestão

Melhor software de gestão empresarial: entenda como o ERP funciona na prática

Perguntas e respostas sobre software de gestão empresarial


Entregar o produto certo

Tenha como meta eliminar os erros de entrega. Muitos produtos tem embalagens semelhantes ou idênticas, mas diferenças na dosagem, quantidades, tamanho e especificações que fazem toda a diferença e podem causar danos irreversíveis aos pacientes. E nem vai adiantar sua empresa se comprometer a rapidamente trocar e enviar o produto certo, pois esse tempo, dependendo da situação, o paciente não vai ter para esperar com vida…

Para evitar isso deve-se começar já na hora de manter um estoque mínimo e conferir com precisão os produtos na recepção das compras e no armazenamento correto. Depois disso uma logística de separação e conferência no processo de expedição são fundamentais. E só um sistema de gestão  completo é capaz de fazer isso de forma ágil e segura.

Controle e rastreabilidade de lotes

Medida simples, mas de suma importância, já que evita que as cargas vão ao destinatário errado, por exemplo. Desta forma, este controle é importante em todas as áreas. Mas na área dos fármacos, ele é fundamental: com embalagens parecidas, alguns lotes de medicamentos podem ser confundidos. Nestes casos, aderir a um sistema de controle que faça um rígido gerenciamento de produtos por meio de código de barras é indispensável.

Para saber como evitar prejuízos em distribuidoras e fazer um bom controle de lotes e validades, com uma completa rastreabilidade, contrate um software que faça o controle de distribuição adequado.   

O ERP S4 da Sidicom proporciona um correto controle de lotes e validades, por meio de código de barras – feitos através de leitores específicos ou smartphones -, o que garante a confiabilidade e adequado escoamento dos produtos, evitando o desperdício. Além disso, facilitamos sua comunicação com os fornecedores possibilitando a inserção de dados e informações úteis em nosso sistema.


A Sidicom: 27 anos de história e certificação ISO 9001 aplicados à melhoria de processos em empresas comerciais e industriais. Ajudamos clientes a crescer e a melhorar suas vidas e negócios. Quer saber como fazemos isso? Entre em contato conosco clicando aqui, pelo telefone 51 3219.9499 ou pela nossa fanpage do Facebook.


ERP Sidicom

O melhor ERP para gestão de estoque e distribuidoras.