Gestão de compras: 7 boas práticas indispensáveis

por | 4 set 2023 | Gestão Empresarial | 0 Comentários

Uma boa gestão de compras influencia diretamente na capacidade de reduzir custos e aumentar os lucros e o valor dos negócios.

À medida que as organizações crescem, os processos de compra tornam-se naturalmente mais complexos. 

Do lado positivo, isto indica que o negócio está realmente prosperando, uma vez que o crescimento vem acompanhado de uma maior necessidade de consumir mais bens e serviços. 

Do lado menos positivo, quando as complexidades decorrentes de compras feitas regularmente em toda a empresa não são abordadas, o resultado é frustração para os funcionários, falta de conformidade, processos longos e ineficientes e despesas fora do orçamento.

Vamos pensar sobre isso? Confira, a seguir, algumas boas práticas para garantir que a gestão de compras da sua companhia continue estratégica!

7 boas práticas que definem uma boa gestão de compras

1. Concentração nas compras que permitem a criação de valor

Preste atenção especial às compras de alto volume, nas quais o envolvimento precoce, melhor fornecimento e negociações podem gerar economias significativas.

2. Fornecimento de visibilidade do processo aos compradores

Um dos principais pontos problemáticos dos processos de compras desatualizados é o fato de que os solicitantes precisam buscar informações e atualizações de status de várias pessoas da empresa. 

Isso resulta em frustração para todas as partes interessadas, bem como para o fornecedor envolvido.

Uma maneira eficiente de evitar esse problema é garantir que os decisores de compra tenham acesso fácil ao orçamento (via centros de custos bem definidos, por exemplo).

3. Envolvimento do jurídico desde o início

Isso ajuda a garantir que a empresa obtenha o melhor valor, em conformidade com as políticas da empresa, antes de qualquer compra ser feita.

4. Adoção de um sistema que elimine a necessidade de e-mails e planilhas

A solução ideal de automação de compras deve fornecer uma plataforma centralizada que acomode todas as comunicações e informações para cada solicitação de compra.

Dessa forma, vale a pena ter um banco de dados de fornecedores centralizado e acessível. Isso permite, por exemplo, que os compradores saibam com quem a empresa está trabalhando e se já existe um fornecedor registrado que possa atender às suas necessidades. 

5. Gerenciamento de pedidos de compra via ERP

Gerenciar pedidos de compra no sistema integrado de gestão empresarial (ERP) é a abordagem ideal. 

→ Confira, no vídeo a seguir, como o ERP da Sidicom pode ajudar:

6. Construção e manutenção de bons relacionamentos com fornecedores

A modernização dos seus processos de compra fará uma grande diferença na gestão do relacionamento com os fornecedores, proporcionando parcerias ganha-ganha, maior visibilidade e tempos de processamento mais curtos.

→ Neste caso também o ERP da Sidicom pode ajudar.

Dê o play no vídeo a seguir e entenda:

7. Orientação por dados

Examine todas as áreas que ainda estão sendo gerenciadas manualmente ou no papel e explore como você também pode automatizá-las para obter um processo de compra mais eficiente.

Conheça o ERP Sidicom

Com o ERP Sidicom, sua distribuidora ou indústria controla estoques, finanças, vendas, compras, área fiscal e contábil. 

O sistema também facilita a emissão de notas fiscais e dispõe de um aplicativo para vendas externas, além de ser totalmente integrável a plataformas de e-commerce e marketplaces. 

Seu negócio já conta com um sistema integrado de gestão como o ERP Sidicom? Solicite uma demonstração agora mesmo e veja como essa solução vai revolucionar sua gestão de compras!

ERP Sidicom

O melhor ERP para gestão de estoque e distribuidoras.