Uma boa gestão de compras influencia diretamente na capacidade de reduzir custos e aumentar os lucros e o valor dos negócios.
À medida que as organizações crescem, os processos de compra tornam-se naturalmente mais complexos.
Do lado positivo, isto indica que o negócio está realmente prosperando, uma vez que o crescimento vem acompanhado de uma maior necessidade de consumir mais bens e serviços.
Do lado menos positivo, quando as complexidades decorrentes de compras feitas regularmente em toda a empresa não são abordadas, o resultado é frustração para os funcionários, falta de conformidade, processos longos e ineficientes e despesas fora do orçamento.
Vamos pensar sobre isso? Confira, a seguir, algumas boas práticas para garantir que a gestão de compras da sua companhia continue estratégica!
7 boas práticas que definem uma boa gestão de compras
1. Concentração nas compras que permitem a criação de valor
Preste atenção especial às compras de alto volume, nas quais o envolvimento precoce, melhor fornecimento e negociações podem gerar economias significativas.
2. Fornecimento de visibilidade do processo aos compradores
Um dos principais pontos problemáticos dos processos de compras desatualizados é o fato de que os solicitantes precisam buscar informações e atualizações de status de várias pessoas da empresa.
Isso resulta em frustração para todas as partes interessadas, bem como para o fornecedor envolvido.
Uma maneira eficiente de evitar esse problema é garantir que os decisores de compra tenham acesso fácil ao orçamento (via centros de custos bem definidos, por exemplo).
3. Envolvimento do jurídico desde o início
Isso ajuda a garantir que a empresa obtenha o melhor valor, em conformidade com as políticas da empresa, antes de qualquer compra ser feita.
4. Adoção de um sistema que elimine a necessidade de e-mails e planilhas
A solução ideal de automação de compras deve fornecer uma plataforma centralizada que acomode todas as comunicações e informações para cada solicitação de compra.
Dessa forma, vale a pena ter um banco de dados de fornecedores centralizado e acessível. Isso permite, por exemplo, que os compradores saibam com quem a empresa está trabalhando e se já existe um fornecedor registrado que possa atender às suas necessidades.
5. Gerenciamento de pedidos de compra via ERP
Gerenciar pedidos de compra no sistema integrado de gestão empresarial (ERP) é a abordagem ideal.
→ Confira, no vídeo a seguir, como o ERP da Sidicom pode ajudar:
6. Construção e manutenção de bons relacionamentos com fornecedores
A modernização dos seus processos de compra fará uma grande diferença na gestão do relacionamento com os fornecedores, proporcionando parcerias ganha-ganha, maior visibilidade e tempos de processamento mais curtos.
→ Neste caso também o ERP da Sidicom pode ajudar.
Dê o play no vídeo a seguir e entenda:
7. Orientação por dados
Examine todas as áreas que ainda estão sendo gerenciadas manualmente ou no papel e explore como você também pode automatizá-las para obter um processo de compra mais eficiente.
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