4- Ordens de serviço

4- Ordens de serviço

Este recurso permite controlar a execução e andamento de ordens de serviço (OS), utilizadas principalmente para assistência técnica / conserto de equipamentos, aparelhos, veículos, etc.

Tabelas básicas
Localização no sistema: Pedidos > Ordens de serviço

É preciso cadastrar algumas tabelas para pode utilizar as ordens de serviços, são elas:

  • Situação: indica em qual situação a OS encontra-se;
  • Defeitos: permite relacionar os principais defeitos para indicar na OS e depois poder fazer estatísticas. Na OS há um campo específico com mais espaço para informar mais detalhes sobre isto;
  • Tipos de garantia: serve para indicar se é garantia própria, de fabricante, etc.

Ordem de serviço
Localização no sistema: Pedidos > Digitação > botão “ordem serviço”

A OS está sempre vinculada a um pedido. Na pesquisa dos pedidos há uma aba específica para permitir pesquisar somente pedidos que tem preenchida a parte da OS (botão “ordem de serviço”). No pedido, na parte dos produtos, vai ter que ser indicado pelo menos um serviço, além de peças e outros itens que precisaram ser utilizados na OS. Na parte da OS indica-se qual o item par ao qual está sendo feito o serviço (equipamento, aparelho, veículo, máquina, etc.), além de outras informações relativas ao serviço.

Emissão de nota fiscal referente a uma ordem de serviços
O sistema emite nota fiscal eletrônica (nf-e) conjugada, que tem serviços e produtos na mesma nota, portanto precisa ter pelo menos um produto nela. Verifique se o município em que está sua empresa aceita nf-e conjugada.

Tutorial em PDF: Clique Aqui!