Como os processos colaborativos em empresas podem melhorar sua gestão

por | 14 fev 2017 | Gestão Empresarial

Administrar uma empresa não é uma tarefa fácil. O gestor precisa ter conhecimento de várias áreas e não apenas ter essa consciência, mas saber direcionar os funcionários em suas funções respectivas. Nos últimos anos, a gestão colaborativa e os processos colaborativos tem sido discutidos de forma mais forte no meio empresarial. As instituições estão saindo de uma forma de administração mais centralizadora e andando rumo ao coletivo.

Prova disso é a forma como a palavra “colaborativo” tem feito cada vez mais parte da realidade de muitos negócios. Agora discute-se muito mais sobre economia colaborativa, gestão colaborativa, consumo colaborativo, etc. Contudo, o que é efetivamente a gestão colaborativa e como esse processo pode melhorar a administração da sua empresa?

Processos colaborativos: O que é gestão colaborativa

Mesmo com o ar de inovação, a gestão colaborativa necessita de “velhos hábitos” da administração, como um bom planejamento estratégico, por exemplo. A visão de gestão colaborativa estima prioritariamente pelo envolvimento horizontal e transparente.

Esse envolvimento divide não só as responsabilidades. Ele faz com que os envolvidos no processo saibam para onde estão indo e encontrem, juntos, uma forma de alcançar seus objetivos comuns.


Você pode se interessar por esses posts:

Tecnologia nas empresas: 8 ferramentas para otimizar a gestão do seu negócio

7 livros sobre administração de empresas que você precisa ler

Dicas para administração de empresas: organização e aumento de produtividade


Quais os benefícios que a gestão de processos colaborativos pode trazer para o seu negócio?

Por ter uma visão horizontal da administração, na qual todos os colaboradores têm o mesmo peso, a gestão colaborativa auxilia na busca de soluções. Diferentes percepções do mesmo problema podem diminuir significativamente o tempo gasto na busca por uma boa ideia.

A gestão colaborativa também faz com que todos os participantes tenham uma melhor noção de seus objetivos finais. Com esta forma de administração, as mudanças dentro da organização podem ser feitas de forma mais ágil.

Também é possível que os conhecimentos sejam desenvolvidos entre os administradores. Cada um com seu talento, acaba influenciando os demais e mudando seus comportamentos.

Empresas que trabalham com a gestão colaborativa sabem que quanto maior a cooperação, mais estruturada será a equipe e melhores serão os resultados obtidos. Neste formato, os conhecimentos, por serem compartilhados, fortalecem cada um dos membros e acrescentam muito em em sua vivência profissional. Por ser uma estrutura horizontal, torna-se mais fácil e rápido enviar feedbacks e as opiniões individuais são todas valorizadas de forma igualitária.

Como sua empresa pode se tornar colaborativa?

Para começar uma gestão cooperativa é imprescindível que todos os membros do projeto estejam alinhados com o mesmo propósito. Todos devem conhecer seu papel e suas responsabilidades, para que não aconteçam problemas devido a falta de comunicação. E, por falar em comunicação, ela é a peça chave para uma administração colaborativa. A partir de agora suas opiniões serão ouvidas por outros que terão o mesmo peso de decisão que você.

O modo cooperativo de trabalhar tende a ser uma tendência na administração de empresas. Vale a pena estudar sua organização e descobrir se a gestão colaborativa é o melhor caminho para o seu negócio, de acordo com seus desejos de crescimento e visões da instituição.


A Sidicom: 27 anos de história e de desenvolvimento de sistemas de gestão empresarial. ERP para empresas com gerenciamento de filiais! Ajudamos clientes a crescer e a melhorar suas vidas e negócios. Quer saber como fazemos isso? Entre em contato conosco clicando aqui, pelo telefone 51 3219.9499 ou pela nossa fanpage do Facebook.


ERP Sidicom

O melhor ERP para gestão de estoque e distribuidoras.