Dicas para administração de empresas: organização e aumento de produtividade

por | 7 dez 2016 | Gestão Empresarial

Em tempos em que a concorrência está cada vez maior no mercado empresarial, dicas para administração de empresas são fundamentais. Seguindo essa lógica, é importante destacar que existem diversos pontos que devem ser observados e trabalhados para que a organização interna auxilie no crescimento da produtividade.

Alguns destes pontos tendem a aumentar o engajamento dos funcionários e fortalecer e expandir a comunicação interna. Também deve ser trabalhada a revisão das etapas de trabalho, buscando otimizá-las sempre que possível.

Em certos casos, a vontade que o administrador tem de fazer sua empresa crescer mesmo sem o planejamento adequado, faz com que seja mais difícil obter sucesso. É importante estar de olho não só nas oportunidades do mercado mas também na organização interna.

Administração de empresas: Crie uma cultura organizacional

Uma empresa deve ter bem estabelecidos seus valores, crenças e regras. Estes elementos vão ser o alicerce do negócio e guiar todos os colaboradores. A cultura organizacional também pode ajudar em casos de recrutamento e seleção.

Além disso, pode auxiliar na interação da equipe e na comunicação interna. Esta comunicação pode guiar, de forma mais clara, os objetivos estabelecidos.


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Manter a equipe engajada é fundamental

Grande parte do sucesso de uma organização se deve ao engajamento da equipe. Quanto mais envolvidos estiverem os colaboradores, mais rapidamente as etapas serão executadas e as metas atingidas.

O participação de todos também reflete na qualidade do trabalho executado. O engajamento dos funcionários pode ser incentivado por meio do chamado Funil da Gamificação. Esta teoria contribui para a performance do funcionário em suas diversas etapas, desde o treinamento até a liderança.

Comunicação interna

A comunicação interna oferece inúmeros benefícios, desde a organização da empresa até o relacionamento entre os colaboradores. Confira alguns desses benefícios:

  • Transparência com os funcionários, para que se sintam mais ligados à empresa e assim possam se sentir um maior envolvimento com o todo;
  • Promover o debate entre toda a equipe cria uma corrente de conhecimento que é fundamental para a inovação e o desenvolvimento;
  • Comunicação interna para gerenciar uma crise de imagem ou algo do tipo.

Revise os processos e otimize o que for possível

A revisão e otimização dos processos é fundamental. Ela é utilizada não apenas para que cada setor conheça seu papel dentro da organização, mas para que possam vê-la como um todo. Desta forma, é possível ter noção do impacto (positivo ou negativo) de suas atitudes para o restante da equipe.

A revisão de processos também mostra-se importante para ver de uma forma mais orgânica as etapas de processo que a empresa se propõe a executar. Alguns dos benefícios ao revisar e otimizar metodologias de trabalho:

  • Etapas mais curtas e precisas;
  • Redução de custos em cada fase;
  • Menor tempo de execução e mais eficiência nas entregas;
  • Maior engajamento dos colaboradores.

Faça planejamentos estratégicos

O planejamento estratégico pode ser resumido em três questões que precisam ser respondidas: onde estamos, para onde queremos ir e o que temos que fazer para conseguir chegar lá.

O que define um planejamento estratégico de sucesso é a consistência das metas estabelecidas para alcançar o objetivo proposto. Elas precisam ser traçadas de acordo com a realidade de cada negócio.

O seu planejamento estratégico precisa seguir as seguintes etapas de trabalho:

  • Análise do cenário atual;
  • Definição dos objetivos a serem alcançados;
  • Estabelecimento de tempo para o alcance dos objetivos propostos;
  • Delimitação das estratégias que deverão ser realizadas;
  • Organização das ações que irão compor cada uma das estratégias definidas.

Tenha metas – e faça toda a equipe compreender a importância delas

Ao seguir todos os passos anteriores, vai ser mais fácil estabelecer metas reais de crescimento e aproveitamento de tempo para sua empresa. É importante que se tenha clareza e seja possível ver, de forma objetiva, o cenário em que o negócio se encontra.

Para a definição de metas é importante observar se elas:

  • Estão de acordo com a realidade;
  • Foram passadas da forma correta para a equipe, a fim de gerar um engajamento e não apenas uma imposição;
  • São acompanhadas etapa a etapa, corretamente. É importante que que não seja feita, apenas no seu prazo final, a mensuração total dos resultados.

Com essas dicas será possível acompanhar cada etapa do processo e ter melhores resultados no alcance dos objetivos traçados.


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