O Hexa de sua empresa depende de UM talento da equipe? E se você perdê-lo?

por | 12 jul 2018 | Gestão Empresarial | 0 Comentários

Se você perguntar para um gestor sobre desenvolvimento de equipes, a resposta estará pronta: o grande desafio será formar um time vencedor que aumente a produtividade e os lucros.  

Bem, essa ideia é – em tese, correta. No entanto, muitos pensam “Bom, se aumentar o faturamento e a lucratividade… Ótimo!” e é aí que mora o problema!

O grande desafio de uma empresa não é vender a todo custo, sem avaliar como fazer isso. Até porque se você não tem um planejamento estratégico simples que seja, você está fadado ao fracasso.

O grande desafio de qualquer empresa é fazer com que o diretor possa sair de férias sem surtar. Seu desafio é não depender de uma pessoa só para operar e progredir.

Este é meu caso! Por que estou correndo risco?

Sua empresa é como um time de futebol. Você tem um time de colaboradores (os jogadores) e um planejamento estratégico (é um esquema tático… Se você não tem, o problema é maior ainda!)

Se, na sua empresa, você tem um craque, ótimo! Mas o perigo está em ser insubstituível

Ou seja, quando – por fatores diversos – você não imagina um possível bom funcionamento da empresa se o colaborador em questão se ausentar.

E se ele receber uma proposta melhor e resolver aceitar? O que você vai fazer? Bem, saiba que entrar em pânico não é uma alternativa…

Como vencer a dependência?

Bem, para não ficar a mercê da sorte, você precisa contar com uma equipe talentosa e não com apenas UM talento.

Porém, você só terá uma equipe talentosa se investir em comunicação interna e… PROCESSOS!

Os mecanismos de Comunicação Interna servem para que você não perca o controle sobre a situação dos colaboradores e do clima organizacional.

os processos definem e consolidam como as tarefas serão executadas. E este será o procedimento padrão, de domínio de todos. Por via de regra, o processo precisa ser o procedimento mais rápido, fácil, saudável e produtivo.

Esteja prevenido!

Não espere perder seu único talento para pensar no que fazer. Invista em formação e desenvolvimento de lideranças. Invista em mecanismos de comunicação interna e estruturação. Invista em gestão de processos internos e no controle delas.

O ERP é um amigo da gestão de processos. Ele centraliza o controle de todos os processos de uma empresa. Isso faz com que você tenha tudo muito bem definido:

  • processos consolidados, os quais garantem que as coisas funcionem sem que alguém precise sempre solicitar demandas recorrentes;
  • processos organizacionais transparentes, que são de conhecimento e domínio de todos dentro da empresa.  

Descubra AGORA como tornar a sua empresa independente. Tome a iniciativa de fazê-la funcionar sozinha.


A Sidicom: 29 anos de história e certificação ISO 9001 aplicados à melhoria de processos em empresas comerciais e industriais. Ajudamos clientes a crescer e a melhorar suas vidas e negócios. Quer saber como fazemos isso? Entre em contato conosco clicando aqui, pelo telefone 51 3219.9499 ou pela nossa fanpage do Facebook

ERP Sidicom

O melhor ERP para gestão de estoque e distribuidoras.