Em tempos em que a concorrência está cada vez maior no mercado empresarial, dicas para administração de empresas são fundamentais. Seguindo essa lógica, é importante destacar que existem diversos pontos que devem ser observados e trabalhados para que a organização interna auxilie no crescimento da produtividade.
Alguns destes pontos tendem a aumentar o engajamento dos funcionários e fortalecer e expandir a comunicação interna. Também deve ser trabalhada a revisão das etapas de trabalho, buscando otimizá-las sempre que possível.
Em certos casos, a vontade que o administrador tem de fazer sua empresa crescer mesmo sem o planejamento adequado, faz com que seja mais difícil obter sucesso. É importante estar de olho não só nas oportunidades do mercado mas também na organização interna.
Administração de empresas: Crie uma cultura organizacional
Uma empresa deve ter bem estabelecidos seus valores, crenças e regras. Estes elementos vão ser o alicerce do negócio e guiar todos os colaboradores. A cultura organizacional também pode ajudar em casos de recrutamento e seleção.
Além disso, pode auxiliar na interação da equipe e na comunicação interna. Esta comunicação pode guiar, de forma mais clara, os objetivos estabelecidos.
Você também pode se interessar por estes posts:
7 livros sobre administração de empresas que você precisa ler
Dicas para administração de empresas: organização e aumento de produtividade
Como aumentar a autoconfiança: dicas de sucesso para gestores*
Manter a equipe engajada é fundamental
Grande parte do sucesso de uma organização se deve ao engajamento da equipe. Quanto mais envolvidos estiverem os colaboradores, mais rapidamente as etapas serão executadas e as metas atingidas.
O participação de todos também reflete na qualidade do trabalho executado. O engajamento dos funcionários pode ser incentivado por meio do chamado Funil da Gamificação. Esta teoria contribui para a performance do funcionário em suas diversas etapas, desde o treinamento até a liderança.
Comunicação interna
A comunicação interna oferece inúmeros benefícios, desde a organização da empresa até o relacionamento entre os colaboradores. Confira alguns desses benefícios:
- Transparência com os funcionários, para que se sintam mais ligados à empresa e assim possam se sentir um maior envolvimento com o todo;
- Promover o debate entre toda a equipe cria uma corrente de conhecimento que é fundamental para a inovação e o desenvolvimento;
- Comunicação interna para gerenciar uma crise de imagem ou algo do tipo.
Revise os processos e otimize o que for possível
A revisão e otimização dos processos é fundamental. Ela é utilizada não apenas para que cada setor conheça seu papel dentro da organização, mas para que possam vê-la como um todo. Desta forma, é possível ter noção do impacto (positivo ou negativo) de suas atitudes para o restante da equipe.
A revisão de processos também mostra-se importante para ver de uma forma mais orgânica as etapas de processo que a empresa se propõe a executar. Alguns dos benefícios ao revisar e otimizar metodologias de trabalho:
- Etapas mais curtas e precisas;
- Redução de custos em cada fase;
- Menor tempo de execução e mais eficiência nas entregas;
- Maior engajamento dos colaboradores.
Faça planejamentos estratégicos
O planejamento estratégico pode ser resumido em três questões que precisam ser respondidas: onde estamos, para onde queremos ir e o que temos que fazer para conseguir chegar lá.
O que define um planejamento estratégico de sucesso é a consistência das metas estabelecidas para alcançar o objetivo proposto. Elas precisam ser traçadas de acordo com a realidade de cada negócio.
O seu planejamento estratégico precisa seguir as seguintes etapas de trabalho:
- Análise do cenário atual;
- Definição dos objetivos a serem alcançados;
- Estabelecimento de tempo para o alcance dos objetivos propostos;
- Delimitação das estratégias que deverão ser realizadas;
- Organização das ações que irão compor cada uma das estratégias definidas.
Tenha metas – e faça toda a equipe compreender a importância delas
Ao seguir todos os passos anteriores, vai ser mais fácil estabelecer metas reais de crescimento e aproveitamento de tempo para sua empresa. É importante que se tenha clareza e seja possível ver, de forma objetiva, o cenário em que o negócio se encontra.
Para a definição de metas é importante observar se elas:
- Estão de acordo com a realidade;
- Foram passadas da forma correta para a equipe, a fim de gerar um engajamento e não apenas uma imposição;
- São acompanhadas etapa a etapa, corretamente. É importante que que não seja feita, apenas no seu prazo final, a mensuração total dos resultados.
Com essas dicas será possível acompanhar cada etapa do processo e ter melhores resultados no alcance dos objetivos traçados.
A Sidicom: 27 anos de história e de desenvolvimento de sistemas de gestão empresarial. ERP para empresas com gerenciamento de filiais! Ajudamos clientes a crescer e a melhorar suas vidas e negócios. Quer saber como fazemos isso? Entre em contato conosco clicando aqui, pelo telefone 51 3219.9499 ou pela nossa fanpage do Facebook.