Planejamento financeiro para empresas: 7 dicas valiosas para começar o ano no azul

por | 22 dez 2016 | Gestão Empresarial

Um ano novinho em folha, cheio de possibilidades, está para começar. Com ele, também chegam muitos compromissos e responsabilidades de tirar o sono. A principal delas, é claro, são as obrigações com o pagamento de contas e com o prognóstico do caixa da empresa para os próximos 12 meses. Para começar o ano no azul, é indispensável contar com um planejamento financeiro para empresas.

Os pontos que devem ser observados nesse planejamento, obviamente, variam muito. Eles dependem do segmento em que o negócio se encontra, seu tamanho, entre outros fatores. Contudo, algumas dicas básicas são universais, e com certeza são valiosas para qualquer organização. Confira algumas delas nesse post.

Faça um planejamento financeiro do orçamento para o próximo ano

O planejamento financeiro empresarial é uma das chaves para o sucesso da empresa. Sem ele não é possível ter noção dos investimentos e fazer projeções futuras.
O mais indicado é que se utilize um sistema de gestão empresarial para que se tenha noção da situação real do caixa para o ano. Uma planilha também pode ajudar na tarefa. Planeje também seus gastos e crie um fundo para despesas extras e valores que a empresa pretende investir em melhorias e expansões.


Você também pode se interessar por estes posts:

10 dicas para gerenciar crises na empresa

Dicas para novos empresários: o que você precisa saber para ter sucesso

Como os processos colaborativos em empresas podem melhorar sua gestão


Tenha metas de crescimento de receita

Não é suficiente que a empresa tenha um planejamento financeiro bem estruturado e que consiga manter-se, apenas. É importante que a organização tenha, também, ambições de crescimento.

E, para que este crescimento ocorra, é preciso reservar uma parte da receita para investimentos. É essencial que existam metas reais de crescimento, com prazos realistas e que estejam de acordo com o mercado em que se está inserido.

Estas metas podem ser o aumento no número de clientes atendidos, o tamanho médio das transações, a frequência das transações e até mesmo o preço do produto/serviço oferecido.

Seja consciente e evite desperdiçar recursos

Algumas pequenas práticas podem economizar recursos da empresa e facilitar na hora de deixar a conta no azul. É importante prever até os menores gastos e tentar, na medida do possível, fazer economias. Estas economias vão desde o desperdício de papel até o gasto de tempo em etapas da execução do processo. Por isso é importante também estar em dia com a organização para aumentar a produtividade.

Organize as despesas e faça previsões

O planejamento financeiro também deve contar com a projeção e diferentes cenários. Mas, atenção: a previsão de cenários não pode ser encarada como normalmente se observa uma projeção de metas ou objetivos.

Ela trabalha com as adversidades que podem ocorrer e prepara o administrador para reagir diante delas. Estes cenários podem ser estratégicos, orçamentários, econômicos, financeiros e operacionais. Cada um deles cumpre um papel dentro da administração da empresa e tem grande importância no todo. As possibilidades são infinitas, e podem ser criadas de acordo com suas necessidades.

Fazer cortes na maioria das vezes é necessário

2016 foi um ano de crise financeira. Por isso, pode ser necessário cortar alguns custos para entrar 2017 no azul. O planejamento financeiro vai ajudar a visualizar a situação e conter até mesmo os menores gastos.
Muitas vezes percebe-se que algumas despesas no fim podem não ser tão necessárias assim. É hora de cortar:

  • Acabar com o desperdício de recursos;
  • Avaliar as despesas fixas;
  • Administrar o estoque e/ou fluxo de oferta de serviço;
  • Negociar com fornecedores e consultar sempre o contador.

Utilize a tecnologia para controlar a empresa

Em tempos em que a tecnologia domina grande parte do nosso dia a dia, é indispensável saber usá-la a nosso favor, profissionalmente falando.

Soluções tecnológicas podem ser aplicadas de diversas formas, de acordo com a realidade do mercado. Softwares de gestão, por exemplo, podem ajudar a otimizar o tempo, pois centralizam todas as informações importantes em um só lugar.

Neste caso, é necessário prever o investimento necessário para implantação, e os recursos que serão aplicados no treinamento dos funcionários.

Planeje investimentos a longo prazo

Uma questão de grande importância dentro do planejamento financeiro são os investimentos a longo prazo. Eles dão uma direção, ajudam a priorizar objetivos e podem transformar a realidade da organização ao longo do tempo.

Gerentes, administradores ou até mesmo proprietários de empresas precisam ter em mente que sem investir, o retorno sempre será menor do que o possível. Pensando nessa realidade, fica clara a importância do planejamento financeiro: ele ajuda a observar a situação do negócio.

Estas dicas para um bom planejamento financeiro empresarial certamente vão ajudar a começar o ano no azul. O próximo ano promete, e você vai estar preparado para aproveitar a retomada da confiança na economia brasileira.

Cuidado com a tomada de crédito

Bancos estão sempre oferecendo opções de empréstimos e as mais fáceis costumam ser as mais caras. A primeira regra de ouro é não contrair dívidas de curto prazo para investimentos de longo prazo. Fazer dívidas para pagar despesas fixas e correntes, tais como fornecedores ou folha de pagamento, não são um bom negócio se não temos certeza da entrada de um recurso a curto prazo que vai cobrir o empréstimo.

O ideal para cobrir essas despesas correntes é ter o costume de a partir de janeiro ou março iniciar uma poupança para as despesas de final de ano, como é o caso do 13º salário. Sempre há condições de reservar parte do faturamento do mês num investimento sem baixa automática. Tendo esse costume a sua empresa vai se acostumar a correr atrás de mais vendas ou cortar despesas para que essa poupança possa ser feita. Trate ela como uma despesa fixa a mais e você vai se surpreender com o resultado. Isso evitará ter que recorrer a um crédito, pagando juros altos, e de qualquer forma no ano seguinte você terá que pagar a parcela do empréstimo, então não é melhor trocar isso por uma poupança antecipada?


A Sidicom: 27 anos de história e de desenvolvimento de sistemas de gestão empresarial. ERP para empresas com gerenciamento de filiais! Ajudamos clientes a crescer e a melhorar suas vidas e negócios. Quer saber como fazemos isso? Entre em contato conosco clicando aqui, pelo telefone 51 3219.9499 ou pela nossa fanpage do Facebook.

ERP Sidicom

O melhor ERP para gestão de estoque e distribuidoras.