Desperdício de verbas na empresa: Como descobri que estava vivendo a Síndrome do financeiro encanador

por | 22 fev 2018 | Sistema ERP | 0 Comentários

Começo esse relato afirmando que é triste ver o desperdício de verbas na empresa. O que vou contar agora é a razão pela qual você nunca deve achar que investir em controle é desnecessário.

Nós crescemos

Há dois anos eu e minha família abrimos uma pequena indústria de alimentos naturais e orgânicos.

Inexperientes, nem pensávamos em desperdício de verbas na empresa.

Para nós, pensar positivo era o único segredo.

Durante um tempo, foi mesmo.

Trabalhamos muito e fizemos dela uma líder do mercado local.

Crescemos, contratamos funcionários.

Passamos a ter um pequeno estoque – que cresceu – e também tivemos de nos mudar para um lugar maior.

Nosso carro-chefe de vendas era o kit de chá de canela com maçã e um sachê de café cappuccino com amêndoas.


Você também pode se interessar por estes posts:

Perguntas e respostas sobre software de gestão empresarial

ERP para distribuidores de produtos hospitalares: 10 melhorias proporcionadas por um software de gestão

Melhor software de gestão empresarial: entenda como o ERP funciona na prática


Ampliamos ofertas

Sabendo disso, resolvemos fazer outras combinações de chá, como gengibre com menta e pêssego com cravo.

Nós compramos bastante desses insumos para poder obedecer à demanda que pensamos que teríamos.

Mas não tivemos.

Repito: completamente inexperientes e sem acompanhar as métricas de venda, nós seguimos apostando na compra desses kits, sem prestar atenção da demanda inexistente para os novos produtos: o caminho mais rápido para o desperdício de verbas na empresa.

Desperdício de verbas na empresa: Naufragamos

Resultado: depois de quatro meses, tivemos nosso primeiro mês de prejuízo.

Pensamos que a culpa fosse do cenário econômico e hoje, quando eu penso nisso, fico realmente revoltado pela nossa ingenuidade.

No mês seguinte, demitimos um funcionário pela primeira vez.

Então, fiquei realmente preocupado.      

   

Tinha uma torneira aberta: o dinheiro estava vazando

Estávamos vivendo a síndrome do financeiro encanador e não nos demos conta.

O dinheiro estava vazando por um lado e, como não fazíamos o controle de compra e venda, não conseguimos ver que o nosso financeiro tinha uma torneira aberta.

Era o desperdício: e o dinheiro, escorrendo pelo nosso caixa direito para a lata do lixo.   

Ninguém viu. Tínhamos um desperdício de verba na empresa.  

Contratamos um ERP

Meu irmão era dono de uma distribuidora e, sabendo dos nossos problemas, recomendou que contratássemos um serviço de ERP.

Por meio das várias funcionalidades dele que, bem coordenadas, forneceriam dados que iriam potencializar nosso controle de compra e venda.

Deu certo  

Graças à essa medida, essa é uma história triste da qual eu nem gosto de lembrar.

No entanto, para que outros empresários não vivam o desperdício de verbas na empresa, eu lembro e conto.

Espero que você, como eu, tire boas lições do que vivi.

Se você se identificou com o problema, clique AQUI para saber como solucioná-lo.


A Sidicom: 27 anos de história e certificação ISO 9001 aplicados à melhoria de processos em empresas comerciais e industriais. Ajudamos clientes a crescer e a melhorar suas vidas e negócios. Quer saber como fazemos isso? Entre em contato conosco clicando aqui, pelo telefone 51 3219.9499 ou pela nossa fanpage do Facebook

ERP Sidicom

O melhor ERP para gestão de estoque e distribuidoras.