Semi Automática

Semi Automática

Ideal para fazer ordens de compra a dois ou mais fornecedores em base à necessidade do estoque* ou reposição de vendas.

Localização no sistema: Consultas -> Estoque, compra, venda e rotação -> Consulta global

Você pode aplicar diversos filtros para pesquisar os produtos que deseja analisar a necessidade de compra, depois clique na opção “Iniciar pesquisa”.

Após o sistema realizar a busca dos produtos, você será direcionado para a guia “Resultado da pesquisa”, onde será possível marcar os produtos que você deseja adicionar a uma ordem de compra existente ou a uma nova ordem de compra que você irá criar. Clicando em “selecionar” você pode abrir detalhes do produto, como histórico de compras, vendas, cálculo da sugestão de compra e muitas outras informações

Como comportamento padrão, ao selecionar um produto o sistema alimenta a coluna “Quant. Compra” com o conteúdo da coluna “Falta”, mas você pode alterar essa informação a qualquer momento, adequando a quantidade a sua necessidade de compra diretamente na grade de produtos pesquisados.

Depois de marcar os produtos e definir as quantidadess, você poderá adicionar esses produtos a uma ordem de compra existente ou criar uma outra ordem de compra, para isso você deve utilizar a opção “Comprar”. O sistema irá exibir uma janela contendo uma lista de ordens de compra existentes e uma opção “Criar nova OC”.

Assim você está apto a seguir para o próximo passo do processo de criação da ordem de compra que é o envio ao fornecedor.

*necessidade do estoque, como funciona o cálculo feito pelo sistema e como você pode configurar: clique aqui

-códigos dos fornecedores, como cadastrar: clique aqui

-como lançar e utilizar ordens de compra, clique nas opções abaixo:
vídeo aula resumida
vídeo aula completa

Ordens de compra pendentes
Quando é vinculada uma nota de fornecedor a uma ordem de compra o sistema faz algumas validações, entre elas se a quantidade que consta na nota emitida pelo fornecedor é a mesma que a quantidade solicitada na ordem de compra. Se for menor o sistema avisa e dá a opção de gerar uma nova ordem de compra com as pendências, que estará ligara à ordem de compra original. Isso pode ser controlado na tela da ordem de compra ou por relatório.
Manual: clique aqui