Como ser um líder de sucesso: Seja um chefe que ensina coisas aos seus colaboradores

por | 23 maio 2018 | Gestão Empresarial | 0 Comentários

A partir do momento em que você alcança a liderança, perguntar-se como ser um líder de sucesso perpassa a sua mente todos os dias, não é verdade?

Bem, é fato que um bom líder é diretamente responsável pelo crescimento da empresa. Só que você não é responsável apenas por isso. Para evitar de cair no espiral de pressão e querer abraçar o mundo com os braços e as pernas, o verdadeiro líder busca os métodos mais inteligentes para descobrir como fazer isso.

Uma das fórmulas mais certeiras é compreender que a criação de um ambiente mais saudável, confiante e preparado para desafios impulsiona – de forma invariável, tão assertiva quanto dois mais dois são quatro –  os melhores resultados.

Se você pensa que ser um líder está limitado a delegar tarefas, lamentamos dizer, mas você está bem enganado!


Fique atento às nossas dicas abaixo e entenda como ser um líder de sucesso que ensina os seus colaboradores:

1 – Ensinar significa dar exemplo

Na hora de compreender como ser um líder de sucesso, a questão de ensinar coisas aos seus colaboradores é muito delicada, apesar de necessária. Delicada pois pode dar margem à pretensão, fazendo com que o líder pense que tem alguma autoridade ou saiba muito mais do que seus colaboradores – o que acarreta em um ambiente pesado e faz com que os colaboradores sintam-se desconfortáveis ou constrangidos. Por isso, na hora de ensinar alguma coisa, opte por dar o exemplo você mesmo.

2 – Promova a inovação

Você, como líder, é o responsável por levar a inovação à empresa e à equipe. Saiba incentivar e estimular a diversidade de ideias em direção à criatividade, levante as novas propostas e não tenha medo de inovar sempre que perceber que o processo será melhorado. Essa é uma das formas mais eficientes de como ser um líder de sucesso.

3 – Multiplique as boas lideranças

Se alguma coisa é boa, por que não multiplicar? Pensando dentro dessa lógica, estimule o comportamento autônomo e faça com que os seus colaboradores saibam tomar a decisão correta sem precisar consultar você todo o tempo. Dessa forma, todos acabarão se sentindo parte relevante do processo de trabalho, aumentando o engajamento e a confiança.

4 – Feedback: o meio mais seguro de aprender

Outra forma de entender como ser um líder de sucesso: forneça feedback. Além de satisfazer a curiosidade profissional dos funcionários para saber como estão indo, o feedback faz com que seus colaboradores aprendam de uma forma mais rápida e segura, indo direto aos erros apontados durante a revisão de seus trabalhos. Estabeleça uma rotina de a cada 3 ou 6 meses fazer uma reunião com cada integrante de sua equipe ou com os seus gerentes mais imediatos. Tente também ver com eles quais são seus objetivos profissionais e veja como pode orientá-los a chegar lá.


A Sidicom: 27 anos de história e certificação ISO 9001 aplicados à melhoria de processos em empresas comerciais e industriais. Ajudamos clientes a crescer e a melhorar suas vidas e negócios. Quer saber como fazemos isso? Entre em contato conosco clicando aqui, pelo telefone 51 3219.9499 ou pela nossa fanpage do Facebook

ERP Sidicom

O melhor ERP para gestão de estoque e distribuidoras.