Já conhece o roteiro para adotar melhores práticas na gestão de fornecedores industriais?

por | 12 jul 2019 | Gestão Empresarial, Sistema ERP | 0 Comentários

Fazer gestão de fornecedores na indústria envolve muitas atividades operacionais. Por isso, às vezes surgem alguns problemas que o gestor não sabe exatamente como resolver. 

Os problemas podem ser vários: falhas na produção, atraso na entrega, mau relacionamento com fornecedores e vários outros.  

As melhores práticas no gerenciamento de fornecedores é um grande passo para vários avanços no funcionamento da indústria. Por isso, nós preparamos um pequeno roteiro que explica um passo a passo de como fazer uma melhor gestão de fornecedores para indústria.

Conheça o roteiro das melhores práticas na gestão de fornecedores industriais:  

1. Entenda o seu processo de produção

Entender o processo produtivo é o primeiro passo. Comece organizando o funcionamento da empresa e fazendo com que o processo de produção tenha um bom fluxo gerenciável. Nesse momento, será simples entender quanto precisa comprar de cada matéria-prima e com que frequência. 

Além disso, busque entender os custos de tudo. Entenda que a matéria-prima adquirida não deve ser a mais barata e, sim, aquela que apresentar maior custo-benefício em relação à demanda de sua indústria. Dica: invista na elaboração de uma cadeia de suprimentos – começando pela demanda do cliente até a entrega do produto e feedback do cliente (pós-venda). Mapeie todas as etapas. 

2. Organize seu processo de compra e venda

Organizar processos internos também é um dos pontos de partida. Afinal de contas, uma vez que você compreendeu o funcionamento do processo produtivo de sua empresa, é possível descobrir quando o processo precisa ser reabastecido. 

Manter uma metodologia de compra e venda permite que você catalogue fornecedores e mantenha um bom relacionamento com eles. Quando você tem um cronograma fixo, os preços praticados são muito melhores, a qualidade do material que você adquire e entrega é, também, muito melhor. 

Faça um planejamento completo do processo – você vai garantir melhor preço, disponibilidade de material e mais qualidade. 

3. Tenha um sistema de gestão integrada

Um sistema de gestão integrada permite que você organize muito melhor o funcionamento interno de sua empresa. Isso acontece porque ele garante que você tenha uma visão global de todo o trabalho levado à cabo na organização. 

Informações centralizadas: tudo num só lugar. 

Conheça o ERP S4 da Sidicom! 

O ERP S4 da Sidicom permite que você integre e automatize a gestão de sua indústria, de ponta a ponta. 

  • Compras, Financeiro, Fiscal;
  • Gerenciamento de matérias-primas;
  • Ordens de produção;
  • Pedidos de clientes; 
  • Vendas, emissão de notas e boletos; 
  • Metas de venda; 
  • Avisos automáticos; 
  • Controle de margem de lucro;

E muito mais! Acesse no computador ou no celular. Saiba mais sobre o ERP S4 e como ele pode melhorar a gestão de uma indústria. 


A Sidicom: 29 anos de história e certificação ISO 9001 aplicados à melhoria de processos em empresas comerciais e industriais. Ajudamos clientes a crescer e a melhorar suas vidas e negócios. Quer saber como fazemos isso? Entre em contato conosco clicando aqui, pelo telefone 51 3219.9499 ou pela nossa fanpage do Facebook

ERP Sidicom

O melhor ERP para gestão de estoque e distribuidoras.