Indústria 4.0: você já ouviu falar nela?

por | 2 maio 2019 | Gestão Empresarial, Indústria 4.0 | 0 Comentários

Se você ou qualquer pessoa da sua família já não consegue ficar longe de tablets e smartphones, significa que grandes avanços chegaram às nossas mãos. Esse avanço também chegou nas empresas e na indústria. É a chegada da Indústria 4.0 – também conhecida como quarta revolução industrial. 

Este é o momento em que as indústrias estão conectadas e, por meio desse recurso, estão interligando e automatizando processos cada vez mais – tornando tudo mais eficiente. 

Quais são as principais tecnologias envolvidas na Quarta Revolução Industrial? 

Impressão 3D

Essa tecnologia permite “fabricar” pequenas peças em plástico, gesso, nylon e outros materiais. Para a indústria, ela pode significar não só uma forma de fazer protótipos ou moldes de produtos, mas também uma nova fornecedora de peças de reposição para o maquinário ou pode, até, modificar a rotina das fábricas, dando novas oportunidades às pequenas, que terão maior facilidade para projetar e tirar do papel inovações.   

Inteligência Artificial

É uma grande aliada da indústria, pois permite que os relatórios e balanços de estoque sejam muito mais precisos. Ela faz uma diferença muito grande nos setores que precisam lidar com um alto volume de dados e estatísticas – como é o caso do cálculo do giro e demanda do estoque. 

Automação de processos 

Surgiu para que os colaboradores da indústria possam se dedicar para tarefas mais interessantes do que aquelas meramente mecânicas – que podem ser executadas por sistemas de computador. Conferência de produtos, datas de validade, controle de fluxo de estoque… Tudo isso pode ser controlado por softwares. 

Tecnologia Mobile 

Bem, você lembra dos softwares que falamos no tópico de cima? A maioria deles tem uma versão mobile, trazendo ganhos em mobilidade industrial. Isso permite que você consiga acompanhar o trabalho que está sendo executado na indústria mesmo não estando lá. Genial, não é? Saiba mais clicando aqui.

Internet das coisas

A internet das coisas é uma tecnologia que está sendo popularizada aos poucos no Brasil. Ela basicamente consiste em que o controle de alguns aparelhos possa ser feito pela internet – já que eles são ligados à rede wi-fi. Numa indústria, por exemplo, as máquinas vão poder estar conectadas, permitindo a comunicação entre elas, com o estoque da empresa, com o setor de vendas, com o fornecedor, com os clientes. Uma imensidão de possibilidades!

Vale a pena ficar sempre de olho nas manifestações da Indústria 4.0 porque ela pode melhorar muito a rotina de quem trabalha no setor

E se você gosta de tecnologia, temos um presente para você. Basta clicar no banner abaixo para fazer download gratuito! 


A Sidicom: 29 anos de história e certificação ISO 9001 aplicados à melhoria de processos em empresas comerciais e industriais. Ajudamos clientes a crescer e a melhorar suas vidas e negócios. Quer saber como fazemos isso? Entre em contato conosco clicando aqui, pelo telefone 51 3219.9499 ou pela nossa fanpage do Facebook.

ERP Sidicom

O melhor ERP para gestão de estoque e distribuidoras.