Qual é a diferença entre CRM e ERP?

por | 24 ago 2018 | Sistema ERP | 0 Comentários

Você já sabe como melhorar processos empresariais internos: investindo em ferramentas online e sistemas de gestão empresarial.

Manter essa preocupação ao buscar as melhores ferramentas traz inovação para os seus processos internos, além de organizar a gestão e centralizar todas as informações importantes para a empresa.

Burlando ruído de comunicação entre as equipes

Não há maior indício de desorganização do que ruído na Comunicação Organizacional. Qualquer empresa que tem efetividade em seus processos consegue facilmente burlar este inimigo da produtividade.

Se os seus processos internos fluem, o atendimento também flui. As vendas aumentam e a taxa de sucesso vai às alturas, não é?!

Mas como conferir inteligência aos seus processos internos?

A resposta é simples: investindo em automação de processos. Trata-se de sistemas que melhoram o funcionamento de tarefas repetitivas nas empresas. Esses sistemas podem ser:

  • administradoras de benefícios;
  • gestão de Planejamento Estratégico;
  • CRM;
  • ERP.

Provavelmente, você já ouviu falar de todas essas ferramentas. Mas as diferenças entre aqueles sistemas nomeados com siglas são coisas realmente difíceis de reter, não é?

(Você sempre confunde siglas, nós sabemos! Acontece conosco também…rs)

Mas fique tranquilo, nós vamos ajudar!

O que é um CRM?

A sigla CRM vem do inglês Customer Relationship Management, que significa Gestão de Relacionamento com o Cliente. Como o próprio nome sugere, ele foi desenvolvido para aprimorar a gestão de relacionamento com o cliente de sua empresa.

Foco: em vendas e fidelização a médio e longo prazo.

Basicamente, o CRM concentra todas as informações do setor comercial num mesmo local.

Ao disponibilizar de forma clara e simples as informações atualizadas, ele contribui para a organização de suas estratégias de venda e maior previsibilidade dos resultados obtidos por seus vendedores.

E sobre o ERP, o que você tem a dizer?

A sigla ERP também tem origem no inglês Enterprise Resource Planning, que significa Planejamento dos Recursos Empresariais.

O ERP é um sistema de gestão integrada, que permite acompanhar o desenvolvimento das atividades de todos os setores da sua empresa:

  • controle fiscal;
  • controle de gestão de estoque;
  • controle de compra e venda;
  • controle financeiro.

Em qual devo investir?

Nos dois.

A diferença entre ERP e CRM é principalmente o foco de cada uma dessas soluções:

  1. o primeiro resolve a bagunça e a falta de controle de processos internos, garantindo produtividade.
  2. o segundo melhora o atendimento e relacionamento com o cliente, visando mais vendas e oportunidades de negócio.

Se você quer uma empresa que explore todo o seu potencial em produtividade e negócios fechados, conte com as duas ferramentas. Elas se complementam e, juntas, farão você atingir aquele resultado que você tanto espera.

ERP S4 da Sidicom: um sistema abrangente!

Se você tem necessidades mais básicas para amparar o seu setor comercial, invista em um ERP que também contemple esta área.

Por exemplo, o ERP S4 da Sidicom tem recursos básicos que sistemas de CRM tem, tais como:

  • cadastro de clientes classificados por segmento e região;
  • relação de contatos no cliente (e-mails e número de telefones);
  • geração de lista de contatos com e-mail;
  • agenda de compromissos com lembrete;
  • histórico de contatos realizados com os prospects e clientes;
  • diferenciação no cadastro entre clientes e prospects;
  • situação dos orçamentos e pedidos em negociação.

A Sidicom: 29 anos de história e certificação ISO 9001 aplicados à melhoria de processos em empresas comerciais e industriais. Ajudamos clientes a crescer e a melhorar suas vidas e negócios. Quer saber como fazemos isso? Entre em contato conosco clicando aqui, pelo telefone 51 3219.9499 ou pela nossa fanpage do Facebook

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O melhor ERP para gestão de estoque e distribuidoras.