Por que medir desempenho é importante — e como o ERP pode ajudar?

por | 29 Maio 2020 | Gestão Empresarial | 0 Comentários

Medir desempenho é algo que precisa ser realizado continuamente nos negócios. É uma maneira de acompanhar o que acontece, mas também de conseguir visualizar os pontos fracos sem prejudicar os pontos fortes da sua empresa. 

Neste sentido, a escolha das métricas corretas é fundamental. E a boa notícia é que a tecnologia está cada vez facilitando mais este processo.

Neste artigo, além de entender a importância da medição de desempenho, você vai ver quais métricas são fundamentais e como um bom ERP pode ajudar.

Continue lendo!

Para medir desempenho nos negócios, é preciso delimitar métricas

As métricas são medidas quantificáveis, usadas para rastrear um processo de negócios e avaliar seu status. Existem métricas diferentes e específicas para cada área de negócios, desde o panorama geral até os mínimos detalhes. 

As métricas de estoque exibem como está o desempenho da gestão de compras e armazenagem.

As métricas de vendas mostram o desempenho geral da sua equipe comercial. Visando atingir a meta geral de vendas da empresa, calcule quanto cada vendedor deve vender por dia e qual o percentual ideal de positivação da carteira de clientes, assim como quantos novos clientes são necessários a cada dia ou semana. 

Métricas financeiras dizem quanto dinheiro você está ganhando e quão bem você está gerenciando. Também mostram a origem e destino dos recursos financeiros.

E tem também as métricas gerais de negócios. Sempre há mais para medir. Toda empresa possui dados que devem ser monitorados em tempo real, como nível de satisfação dos clientes, devoluções, tempo de entrega, demora no atendimento.

Uma lista das métricas que toda empresa deve acompanhar

Como você provavelmente já percebeu, existem várias métricas diferentes em cada categoria. Você pode escolher métricas específicas para medir desempenho e seguir aprimorando determinadas áreas e o negócio como um todo. 

Confira, na lista que segue, as métricas mais comuns para todas as empresas:

  • Positivação da carteira de clientes: quantos de seus clientes compram regularmente.
  • Lucratividade: qual a eficiência da sua empresa em obter lucro.
  • Mix de venda de produtos: qual o percentual de itens que tem giro recorrente.
  • Evolução das vendas no acumulado do ano. Isso fornece a tendência geral de sua receita de vendas.
  • Vendas a novos clientes: contribuição de novos clientes ao faturamento da empresa.
  • Lealdade e retenção de clientes. Você assegura compras repetidas a clientes com anos de casa?
  • Inadimplência: qual o percentual que os clientes em atraso representam sobre o faturamento.
  • Satisfação dos clientes: qual a nota geral que o seu cliente lhe dá? Qual a possibilidade do cliente recomendar sua empresa?

Obviamente, há muitas outras métricas que ajudam a medir desempenho. Isso depende do core business de cada empreendimento, e é preciso identificar que indicadores são mais importantes.

É recomendável que cada área faça um levantamento das métricas que deve acompanhar. E que, em seguida, seja consolidada uma lista de métricas gerais de negócios. Também é interessante delimitar a periodicidade em que esses indicadores serão avaliados.

Como um bom ERP ajuda a medir desempenho de negócios

Para finalizar, recomendamos que sua empresa conte com um bom software integrado de gestão empresarial (ERP). Essa solução é desenvolvida para atender a operação e, ao mesmo tempo, ser um hub de dados que podem ser continuamente analisados.

Divididos em módulos e funcionalidades, os ERPs fornecem workflow de atividades, armazenamento das informações primordiais e também relatórios gerenciais.

Mas, como avaliar um bom ERP?

O bom ERP é aquele que foi desenvolvido para atender ao seu nicho de mercado. Ele também deve ser de fácil usabilidade, seguro (não ter brechas para fraudes cibernéticas, por exemplo) e fornecer relatórios e gráficos para facilitar a gestão orientada por dados.

Que tal, sua empresa conta com um ERP para medir desempenho e facilitar as rotinas operacionais e estratégicas? Deixe seu comentário!

ERP S4

O melhor ERP para gestão de estoque e distribuidoras.