Estoque mínimo ou estoque de segurança: por que ele significa o fim do desperdício?

por | 23 out 2019 | Gestão de Estoque, Gestão Empresarial | 0 Comentários

Muitos gestores querem descobrir como acabar com o desperdício. Afinal de contas, ele é responsável por boa parte do prejuízo de uma empresa.

Perder o prazo de validade de um lote ou avariá-lo é uma prática nociva para a saúde do seu estoque e as principais causas do desperdício.

Uma das soluções para acabar com o problema é estabelecer uma margem para estoque de segurança. Ou seja, investir na metodologia do estoque mínimo.  

O que é estoque mínimo, ou estoque de segurança?

Os dois são a mesma coisa!

Ele consiste em ter um cronograma fixo de compra a fim de manter permanentemente um estoque com tamanho determinado, apenas para atender à demanda de venda existente em uma empresa.

Nada para mais. Nada para menos.

Processo de compra também se consolida!

Dessa forma, você também consolida um processo de compra, já que mantém uma data fixa para a reposição. A negociação com os fornecedores é facilitada. Há mais possibilidades de conseguir melhores preços.

Além disso, nunca vai perder o controle de quanto produto ainda tem em estoque e quanta matéria-prima ainda dispõe para as operações.

Muitas empresas subestimam o estoque mínimo e acabam, assim, nutrindo o desperdício.

“Mas é IMPOSSÍVEL manter o estoque mínimo!”

Adotar a sistemática do estoque mínimo pode parecer difícil e trabalhoso. Mas não é impossível, não!

Sabia que o ERP S4 da Sidicom pode te ajudar a manter um estoque mais saudável?

Isso porque ele controla os dados do processo de compra e venda. Dessa forma, faz controle de inventário automático e permite que você configure alertas para quando estiver perto de acabar os produtos do estoque.

Então, você recebe um aviso por e-mail de que o produto está acabando e precisa de reposição.

Quer saber mais? Clique aqui e permita que a tecnologia entre na sua empresa para fazê-la crescer.


A Sidicom: 29 anos de história e certificação ISO 9001 aplicados à melhoria de processos em empresas comerciais e industriais. Ajudamos clientes a crescer e a melhorar suas vidas e negócios. Quer saber como fazemos isso? Entre em contato conosco clicando aqui, pelo telefone 51 3219.9499 ou pela nossa fanpage do Facebook.

ERP Sidicom

O melhor ERP para gestão de estoque e distribuidoras.