Por que o controle de ponto vai turbinar os processos da sua empresa?

por | 26 jun 2018 | Gestão Empresarial | 0 Comentários

Algumas empresas ainda subestimam o poder de um bom sistema com aplicativo de controle de ponto. Porém, seu gerente de RH conhece as vantagens de se acompanhar e jornada de trabalho do funcionário interno e externo.

Tudo porque os responsáveis por operar os processos da sua empresa são seus próprios colaboradores.

Neste artigo, vamos ensinar como fazer uma gestão de pessoas infalível e, desta forma, garantir que os processos da sua empresa sejam turbinados!

O comportamento dos consumidores mudou e isso levou sua empresa a se reinventar para atender essa demanda, certo?

Isso aconteceu com a maioria absoluta do mercado de produtos e serviços. Tanto que a mobilidade também faz parte do dia a dia da empresa e dos funcionários no cumprimento de várias tarefas.

Se você possui uma equipe externa, com certeza já teve problemas para acompanhar a rotina de seus colaboradores.

Você já se perguntou se seus funcionários estão onde deveriam e se cumpriram completamente a rotina de trabalho?

Não estamos falando de coronelismo, mas sim de cuidado e atenção ao seu colaborador que, por sua vez, não pode trabalhar desassistido.

Logo mais vamos apresentar plataformas grátis de controle de ponto para elevar os processos de sua empresa a outro patamar.

Do estoque às vendas, quem está por trás dos processos?

Essa pergunta é muito fácil de responder, concorda?

Seus funcionários são os responsáveis pelo crescimento da sua empresa e a mão-de-obra deles é muito importante para a sustentabilidade do negócio.

Algumas métricas ajudam a no potencial produtivo de seus colaboradores sem sobrecarregá-los como, por exemplo:

  • Evitar atrasos

O colaborador que chega na hora combinada consegue organizar melhor suas tarefas para trabalhar com mais qualidade. Principalmente, quando o assunto é atender pedidos de clientes (tarefa que geralmente é feita em horário comercial).

  • Evitar horas extras

Sabia que o lucro da maioria das empresas vai pelo ralo com o pagamento de horas extras? Isso reduz seu lucro e mostra que há duas possibilidades para isso estar acontecendo:

  1. Seus colaboradores podem estar sobrecarregados. Isso acontece quando a demanda da empresa aumenta, mas você não distribui ou contrata novos funcionários para ajudar nas tarefas.
  2. Seus colaboradores podem estar se atrasando e compensando essas horas depois do expediente. Como a hora pós escala de trabalho é mais cara que a hora habitual, você acaba pagando mais pelo trabalho que seu colaborador deveria ter feito em horário comercial.
  • Criar escalas de revezamento

Se sua empresa é uma indústria, muito provavelmente você possui diferentes turnos e escalas de trabalho. Dividir as atividades entre os colaboradores é essencial para cuidar da saúde ocupacional da sua mão-de-obra.

Afinal, seu colaborador é o bem mais precioso que a empresa possui e sem ele nada vai pra frente.

Funcionário satisfeito veste a camisa da empresa e torna-se um promotor espontâneo da sua marca. Além do seu departamento de pré e pós-venda funcionarem a todo vapor!

Como interagir de forma sustentável os processos de negócios e administrativos?

De nada vale sua empresa ter os melhores softwares para lidar com todo tipo de processo interno, mas falhar na contratação de mão-de-obra adequada.

Todos nós sonhamos em ter profissionais qualificados que trabalhem ativamente com as demandas da empresa.

Para deixar bem claro o que estamos dizendo aqui, saiba como identificar 4 características de alguém que pode liderar processos na sua empresa:

  • Comunicação

Engana-se quem pensa que um comunicador nato é aquele que simplesmente sabe falar bem.

O bom comunicador também sabe escutar o que o outro tem a dizer. Nenhuma empresa quer um ditador à frente dos processos.

Por isso, é tão importante a comunicação no trabalho em equipe. Saem na frente os líderes que, além de boa oratória, possuem boa “escutatória”.

Por exemplo: se você perceber uma alteração no controle de ponto de entradas e saídas do funcionário na empresa, talvez seja ideal conversar com ele para entender melhor o que está acontecendo. Um bom diálogo é a melhor maneira de identificar possíveis insatisfações ou auxiliá-lo em questões pessoais.

  • Senso crítico e analítico

Além de ter a capacidade de se comunicar, um bom profissional deve ter olhar crítico e analítico em relação às suas demandas. Analisar estrategicamente determinados cenários é fundamental para se chegar à melhor tomada de decisão.

  • Resiliência

Esta palavra nunca esteve tão na moda entre os gestores. A iniciativa para se implantar ferramentas de sucesso na empresa é uma qualidade que pode ser desenvolvida.  

Vamos usar isso para turbinar seus processos internos?

A pessoa ideal para liderar processos na empresa é aquela que sabe trabalhar sob pressão e sucessivas cobranças sem ter seus estados de equilíbrio racional e emocional abalados.

É aquela pessoa que sabe lidar com toda a equipe de modo a ensiná-los a arte de trabalhar feliz, diariamente.

  • Proatividade

Com certeza essa é a máxima quando o assunto é profissionalismo: não há nada que se compare a alguém que toma para si a responsabilidade de resolver algo.

Esse tipo de profissional está cada vez mais escasso no mercado!

Por isso é tão importante entender se sua liderança está desempenhando o melhor de si para a empresa.

Importante: Não relacione “dar o melhor de si” com “trabalhar incansavelmente”, pois sabemos que trabalho de qualidade não tem relação com quantidade, mas sim com a qualidade do serviço prestado.

Esse é um dos grandes desafios do RH na hora de contratar ou promover alguém para sua empresa.

Como um controle de ponto inteligente ajuda a conquistar tudo isso?

Aprendemos neste artigo que, por trás de todo processo empreendedor, há pessoas trabalhando.

Por isso, acompanhar e estar presente no dia a dia do funcionário é tão importante para ele se sentir assistido.

Mas seu RH só consegue fazer isso se estiver liberado para lidar com pessoas e não com fechamento de folha.

O controle de ponto Genyo permite que funcionários externos e internos registrem a jornada de trabalho com agilidade e segurança. Basta ter um computador, celular ou tablet.

O Genyo atende todos os requisitos da portaria 373 do MTE e profissionais que você tiver. O melhor é que sua empresa pode usar grátis para até 3 funcionários! Faça um teste!

Espero que tenha gostado de mais este artigo convidado e não deixe de ler outros conteúdos exclusivos no Blog do Genyo. Até a próxima!

ERP Sidicom

O melhor ERP para gestão de estoque e distribuidoras.