Controlar informações da empresa: A triste história de quando confiei em um sistema ruim

por | 8 fev 2018 | Sistema ERP | 0 Comentários

Os processos para controlar informações da empresa são um espiral desafiador.

Leia a história desta empresária que fez um mau investimento: confiou em um sistema ruim e teve os piores resultados.

Este é um relato de quando tive a pior experiência da minha história enquanto empresária.

Sou diretora de uma distribuidora de produtos veterinários e para pet shops.

Na tentativa de controlar o estoque, gerenciar processos de compra/venda e controlar informações da empresa acabamos fazendo um investimento não tão feliz: contratamos um ERP de empresa não certificada e sem atendimento personalizado.

ERP, que vem do inglês Enterprise Resource Planning, é uma sigla utilizada no mundo todo para identificar um sistema de gestão empresarial.

Bem, optamos pelo preço.

Sabíamos que estaríamos abrindo mão de algumas funcionalidades que ajudariam a controlar informações da empresa, mas pensamos que não seria danoso: achávamos que ERP é tudo igual e pensamos que o preço seria um excelente critério de escolha.

Percebemos, da pior forma, que não é bem assim.

Entenda como não conseguimos controlar informações da empresa utilizando um sistema ruim:  

Sistema nunca emitiu alertas

E nós estávamos esperando por eles.

Pensávamos que o ERP seria um aliado, ajudando a lembrar de tarefas e enviando alertas sobre o desempenho das vendas, estoque, financeiro e de nossa equipe. Isso era o que nós esperávamos.

No fim, a história não foi bem essa.

Seguimos sem ter auxílio nesse aspecto e nosso investimento foi, praticamente, jogado fora.

Controle de estoque não tinha “controle”

Em inúmeras ocasiões, nos equivocamos com as compras que fizemos porque não tínhamos um sistema automatizado de conferência de mercadoria.

Algo que ajudaria muito seria o monitoramento por código de barras.

Só que, infelizmente, o sistema não oferecia essa funcionalidade.

O resultado era um investimento que não dava retorno.

Ou seja: prejuízo!


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Serviço de suporte técnico era terrível

Não era uma equipe solícita, simplesmente.

Muito pelo contrário: agiam com descaso e não resolviam os problemas que eu tinha com o funcionamento do software.

Aliás, eu tinha muitos problemas com ele e o suporte técnico nunca conseguia me ajudar a resolver.

Era uma dor de cabeça.

Perdi o controle da empresa durante as férias

Não sei como eu não previ a importância de contar com uma ferramenta de mobile para o ERP.

Quando eu saí de férias, foi um desastre.

Eu via necessidade de ficar telefonando a todo o tempo para perguntar as coisas e sentia que ninguém conseguia me dar as informações que eu queria.

Eles nem sequer tinham tempo para enviar relatórios pelos quais eu pudesse ver como estavam as coisas.

Controlar informações da empresa durante as minhas férias foi uma missão impossível.

Taxas abaixo do mercado custaram caro

Fui atraída pelo preço menor e achei que estava sendo esperta.

Além de ter problemas na implementação – não contava com atendimento personalizado e nem treinamento para uso do software, tivemos de aprender a fazer tudo por nossa conta.

Controlar as informações da empresa nesse princípio foi muito complicado.

Acabamos cancelando tudo e ainda tivemos de pagar multa por rescindir contrato antes do tempo.

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