Conheça 10 típicos problemas de indústrias e distribuidoras que o ERP da Sidicom pode resolver

por | 6 jun 2019 | Gestão de Estoque, Gestão Empresarial, Sistema ERP | 0 Comentários

É uma realidade: há sim os típicos problemas de indústrias. Aliás, indústrias e distribuidoras – que são empresas que sofrem quase sempre os mesmos apertos. 

Nós fizemos uma lista de 10 típicos problemas de indústrias e distribuidoras que o ERP da Sidicom pode resolver. Quer ver só? 

Confira 10 típicos problemas de indústrias que o ERP da Sidicom consegue resolver: 

1. Vendi um produto que não estava em estoque

Uma pena, porque o comprador teve que esperar muito para recebê-lo. Se você tivesse um ERP, o sistema não permitiria que a venda fosse feita sem ter o produto no estoque. 

2. Comprei um produto e recebi outro. A embalagem era semelhante e não percebi no ato do recebimento

No momento da recepção, o ERP faz uma conferência dos produtos pelo código de barras. E ele também emite um alerta se houver divergências com a nota fiscal. Uma grande ajuda para perceber erros de logística do fornecedor.

3. Cada setor trabalha com um dado

Isso é o que acontece quando você não tem um sistema que centraliza informações: o estoque tem uma informação, a logística tem outro, o financeiro tem outro… É complicado! O ERP contornaria facilmente esse problema.

4. As planilhas quase sempre estão com erros

Outro problema de indústrias que acontece quando não há um sistema para centralizar informações. Para que a empresa tenha produtividade, você precisa ter processos bem definidos. Convenhamos: é muito difícil estabelecer processos sem ter uma ferramenta de controle de gestão. 

5. Comprei mais do que deveria e não demos conta de vender a tempo

O prazo de validade traiu você, que ficou com aqueles produtos sem saída na prateleira e agora vai precisar – por determinação do Ministério da Saúde – acabar com tudo.  

6. Comprei menos do que deveria e o fornecedor só pode entregar novamente daqui a 5 dias

Para piorar a situação, nesses casos a maioria dos gestores só consegue perceber isso quando compras do item em falta são finalizadas e não têm o produto para atender os clientes. Infelizmente, isso acaba com a credibilidade de qualquer empresa – e se você contasse com um ERP, isso não aconteceria. 

7. Erros no cálculo de impostos

Atender as exigências fiscais nas distribuidoras e indústrias é quase sempre muito complexo. Não precisa ser assim: com o ERP da Sidicom as tabelas de impostos são predefinidas e na hora de fazer o pedido ou emitir a nota não é necessário ter conhecimento específico da área tributária. 

8. Parece que estão ‘sumindo’ mercadorias do estoque…

Este é um problema recorrente nas empresas em que não há um rígido controle de estoque. Se você não faz um controle forte do fluxo de entrada e retirada de mercadorias, está sujeito aos “sumiços”… 

9. O estoquista está sobrecarregado

É porque ele está cansado. As planilhas já serviram para a sua empresa, em algum momento. Mas será que ela não ficou grande demais para as planilhas? Se este for o caso da sua empresa, por que insistir nas planilhas quando você pode automatizar todo o processo? 

10. Preciso dar um jeito no inventário de estoque…

Contagem de estoque é algo sofrível ou impossível em sua empresa? Saia disso com um sistema que organiza o depósito em endereços e disponibiliza APP para fazer balanços parciais ou totais.

Quer ter todos os benefícios que o ERP S4 da Sidicom pode trazer para a sua empresa? Clique aqui e peça uma demonstração AGORA MESMO


A Sidicom: 29 anos de história e certificação ISO 9001 aplicados à melhoria de processos em empresas comerciais e industriais. Ajudamos clientes a crescer e a melhorar suas vidas e negócios. Quer saber como fazemos isso? Entre em contato conosco clicando aqui, pelo telefone (51) 3219-9499 ou pela nossa fanpage do Facebook.

ERP Sidicom

O melhor ERP para gestão de estoque e distribuidoras.