Como superar a crise financeira: A história da Avon

por | 20 jul 2017 | Empreendedorismo

Uma das maiores empresas de perfumes do mundo foi fundada por acaso em meio a um contratempo econômico e nos dá lições de como superar a crise financeira

Como superar a crise financeira

Esta é uma história para inspirar. Mesmo sendo bastante conhecida, ela sempre vale a pena de ser lida ou ouvida, pois motiva e apaixona.

É um episódio muito relatado para ilustrar o quão maiores que nossas adversidades financeiras nós podemos ser se soubermos interpretar as oportunidades econômicas e da vida, em geral.

Se você está preocupado em como superar a crise financeira sobre a qual somos inundados de notícias todos os dias, talvez seja um excelente momento para relembrá-la.


Você também pode se interessar por estes posts:

Como aumentar a autoconfiança: dicas de sucesso para gestores*

Melhorar o desempenho no trabalho: aprenda a aumentar seu índice de produtividade

Como ser um líder bem sucedido? Tudo o que você precisa saber para engajar sua equipe


Conheça agora a história da Avon e saiba como superar a crise financeira.

A Avon é uma empresa de venda de perfumes e cosméticos fundada por David McConnell, um nova-iorquino que vendia livros de porta em porta para pagar a faculdade: mais uma pessoa que tentava achar a fórmula para superar uma grande crise financeira.

No entanto, a maioria das pessoas que o atendiam eram donas de casa, as quais não queriam comprar livros.

Ele nem sequer conseguia oferecê-los. McConnell teve, então, o estalo de que mulheres não se interessavam tanto assim por enciclopédias.

Surgia uma barreira. Convicto da necessidade de vendê-las, começou a buscar alternativas.

Lembrou-se de um amigo que fazia pequenos frascos de perfume, teve a ideia de distribuí-los como um agrado para aquelas mulheres que o recebessem para ouvir sobre os livros.

Mesmo conseguindo o que queria – ser recebido pelas donas de casa – ele ainda não conseguia vender os livros.

Era recebido pelas mulheres, as quais gostavam muito do frasco de perfume que ele distribuía como brinde, mas seguiam desinteressadas pelos livros.

McConnell sentia-se sem alternativas de como superar a crise financeira que enfrentava em sua vida. Em meio ao caos econômico e sem saber o que fazer, ele começou a ser procurado pelas donas de casa que queriam conseguir mais daquele perfume.

Eis a oportunidade.

A California Perfume Company foi criada.

A sistemática era a seguinte: ainda de porta em porta, só que sem livros, agora eram revistas. Catálogos, mais precisamente.

É o mesmo esquema de venda que a Avon adota ainda nos dias de hoje.

A Avon recebeu esse nome porque McConnell era um grande admirador de Shakespeare – que havia nascido na cidade de Stratford-upon-Avon. A mudança ocorreu em 1939 logo após a morte do empresário.

Esta história mostra muito mais do que um simples método de como superar uma crise financeira: fala de o quanto nos tornamos maiores que as barreiras quando sabemos reconhecer as pequenas chances que a vida nos apresenta a todo momento.

Ainda naqueles períodos em que o cenário é de pessimismo, recessão global, mercado estagnado e mau prognóstico econômico, é preciso compreender que as oportunidades não têm tempo ou hora para surgir e que, para ter êxito, basta que saibamos enxergá-las e explorar o potencial de crescimento que nos oferecem.  


A Sidicom: 27 anos de história e certificação ISO 9001 aplicados à melhoria de processos em empresas comerciais e industriais. Ajudamos clientes a crescer e a melhorar suas vidas e negócios. Quer saber como fazemos isso? Entre em contato conosco clicando aqui, pelo telefone 51 3219.9499 ou pela nossa fanpage do Facebook.

ERP Sidicom

O melhor ERP para gestão de estoque e distribuidoras.