Como organizar minha empresa: problemas causados pela falta de processos

por | 8 nov 2019 | Gestão Empresarial

Antes de mais nada, precisamos dizer que: se você está em busca da resposta para a pergunta “como organizar minha empresa” você está no lugar certo.

Certamente, é difícil para qualquer gestor deparar-se com a seguinte constatação: “faltam processos no meu departamento”.

Por isso, neste post daremos algumas dicas para implementar processos eficientes e melhorar a organização da sua empresa.

Como organizar minha empresa? Veja os cenários!

Antes de responder esta pergunta, é preciso saber em qual cenário sua empresa está. É possível ilustrar dois cenários:

Pequenas empresas em ascensão

São empresas de micro, pequeno e médio porte que estão crescendo e, com isso, tendo um aumento de demanda e de trabalho. 

Sendo assim, demoram um tempo para compreender que seus processos já não funcionam mais para trabalho e produção de larga escala.

Ou seja, mergulham em uma maré de desorganização e seus gestores e diretores estão, frequentemente, perdidos.  

Grandes empresas e conglomerados

Embora não seja tão recorrente, as grandes empresas sofrem com a falta de processos no dia a dia de trabalho, mesmo contando com eles.

Isso ocorre quando há alto rodízio de gestores nos departamentos, aliado a uma conduta de RH nem sempre tão rigorosa, no que tange treinamento em práticas de gestão.

O resultado é um só: cada gestor novo a entrar estabelece uma rotina de trabalho, nem sempre eficiente. Os colaboradores, perdidos, sentem o peso da falta de processo no dia a dia de execução das tarefas.

Pontos importantes para saber como organizar minha empresa

Após entender o cenário em que sua empresa encontra-se, você será capaz de responder a pergunta “como organizar minha empresa”. 

Listamos os principais pontos dos quais você precisa ficar atento. Acompanhe!

Comunicação interna ineficiente

Qualquer empresa que não tem um bom sistema de comunicação interna carrega nas mãos um problema grave: uma bomba-relógio prestes a explodir.

Engajamento entre colaboradores

Incerteza é uma coisa que incomoda um trabalhador, seja ele da área que for. Não permita que este funcionário se desestimule a vestir a camisa da sua empresa por falta de clareza nos processos.  

Baixa produtividade da equipe

Uma equipe que não sabe como fazer e não sabe para onde vai, sem saber quais são suas metas e resultados não trabalha motivada e tem autoestima baixa. 

Isso faz com que trabalhar seja um fardo e acarreta em queda de produtividade (inclusive faltas frequentes e relacionados).

Prejuízo financeiro

Não há processos de compra de matéria-prima; não há processos para controlar o material de trabalho; não há processos para controlar a produção; não há processos para monitorar a margem de lucro; não há processos para controlar o estoque. 

O que você acha que vem, com tudo isso? Aquisições desesperadas ou desnecessárias; desperdício; avaria; preços não-competitivos no mercado… Os quais equivalem a um enorme prejuízo financeiro para sua organização empresarial.    

Má reputação perante o consumidor

Você é dono de um e-commerce. Mas não tem processo para controlar estoque, por exemplo. Efetuou uma venda e depois soube que o produto não estava em estoque.

O prazo de entrega vai aumentar e o consumidor não vai gostar nada de saber disso. Será que ele ainda vai voltar a fazer negócio?

Falta de controle de dados e resultados

Você não tem processos para controlar dados. Como você acha que vai conseguir controlar os resultados desta forma? Impossível, eu diria. É necessário, no mínimo, ter tudo na ponta do lápis para um rigoroso controle.

Se perguntando ainda como organizar sua empresa?”

O ERP S4 da Sidicom pode ajudar!

Se você quer organizar a sua empresa e usar o ERP para aumentar vendas, você precisa contatar a Sidicom. Ele é um sistema de gestão de processos internos que: 

  • organiza todos os procedimentos do estoque, 
  • envia avisos automáticos; 
  • monitora compra e venda, 
  • organiza as informações de forma resumida, com gráficos e também de forma detalhada; 
  • melhora a comunicação entre os setores. 
  • automatiza a movimentação de estoque com APPs e códigos de barra
  • importa cadastros e históricos de seu sistema antigo

Conheça o ERP S4 da Sidicom e saiba mais sobre gestão de processos internos por meio de um sistema completo, moderno e eficiente. 


A Sidicom: 30 anos de história e certificação ISO 9001 aplicados à melhoria de processos em empresas comerciais e industriais. Ajudamos clientes a crescer e a melhorar suas vidas e negócios. Quer saber como fazemos isso? Entre em contato conosco clicando aqui, pelo telefone 51 3219.9499 ou pela nossa fanpage do Facebook

ERP Sidicom

O melhor ERP para gestão de estoque e distribuidoras.