Como não ter produtos avariados: conhecer o tipo de estoque adotado é o segredo para distribuidoras!

por | 22 out 2019 | Distribuição, Gestão de Estoque | 0 Comentários

Talvez você não saiba disso, mas há diferentes tipos de estoque que podemos adotar no segmento da distribuição. E, dependendo dessa escolha, podemos descobrir como não ter produtos avariados ou estagnados na armazenagem. 

Isso é positivo porque evita a avaria de produtos e consequente desperdício dos recursos que você investiu. É necessário fazer uma boa gestão dessas mercadorias para que tudo saia conforme o esperado: a venda aconteça. 

Descubra como não ter produtos avariados fazendo a escolha certa dos tipos de estoque

Estoque terceirizado: há cada vez mais opções muito boas de empresas que se dedicam a armazenar e gerenciar a logística do estoque. É uma solução que tira toda a necessidade de contratar e gerenciar pessoal e de estar sempre controlando as rotinas de movimentação de estoque.

Pense nisso, estude opções, veja os indicadores de qualidade que a empresa oferece.

Estoque Consignado: os lotes estão sob responsabilidade do cliente ou dos distribuidores, mas ainda pertencem ao fabricante. O acordo afirma que o pagamento do que for vendido deve ser realizado e, o restante, devolvido.

Em termos práticos, a margem de avaria desse tipo de estoque costuma ser zero.  

Estoque de Antecipação: é pensado para atender à demanda de um período em que as vendas tendem a aumentar. Nos meses antecedentes a Páscoa, por exemplo, os fabricantes de chocolate contratam mais mão-de-obra e fabricam muito mais mercadoria do que no restante do ano.

Trata-se de uma programação sazonal.

Estoque isolador: também conhecido como estoque de proteção, serve para compensar as incertezas envolvidas na demanda e no fornecimento.

Para lidar com as incertezas, os pedidos sempre serão feitos a fim de manter um volume mínimo em estoque. 

Estoque de Segurança: garante que a entrega e o suprimento serão feitos mesmo em casos inesperados de grande demanda ou em situações extraordinárias como, por exemplo, um lote reprovado no controle de qualidade.

Não há margens seguras para manter esse tipo de estoque sem correr risco de avaria. 

Estoque Regulador: é normalmente utilizado em distribuidoras com várias filiais, onde uma das unidades tem um estoque maior para suprir possíveis faltas em outras unidades. 

Busca um aliado da gestão de estoque? Contate a Sidicom! 

Se você quer ter todos esses benefícios em sua empresa e usar o ERP para aumentar vendas, você precisa contatar a Sidicom. Ele é um sistema de gestão de processos internos que: 

  • organiza todos os procedimentos do estoque, 
  • envia avisos automáticos; 
  • monitora compra e venda, 
  • organiza as informações de forma resumida e com gráficos;
  • melhora a intercomunicação entre os setores
  • automatiza a logística de estoque com Apps e código de barras.

Conheça o ERP S4 da Sidicom e saiba mais sobre gestão de processos internos por meio de um sistema completo, moderno e eficiente. 


A Sidicom: 30 anos de história e certificação ISO 9001 aplicados à melhoria de processos em empresas comerciais e industriais. Ajudamos clientes a crescer e a melhorar suas vidas e negócios. Quer saber como fazemos isso? Entre em contato conosco clicando aqui, pelo telefone 51 3219.9499 ou pela nossa fanpage do Facebook

ERP Sidicom

O melhor ERP para gestão de estoque e distribuidoras.