Como melhorar processos de gestão: boas práticas para desenvolvimento de gestores!

por | 19 set 2018 | Gestão Empresarial | 0 Comentários

Descobrir como desenvolver gestores é uma dor recorrente de qualquer empresa que está crescendo.

É fácil de descobrir o porquê: quanto menos a empresa investe em gestores preparados para fazer acontecer, menos também ela vai conseguir explorar o seu potencial de crescimento.

Para saber como desenvolver a sua equipe de gestores, há uma série de fatores que você pode levar em consideração.

E engana-se quem pensa que falo apenas de remuneração: dar feedback, sugerir cursos e melhorar processos de gestão ajudam o profissional a se tornar um grande líder.   

“Não preciso disso, pois meu gestor é um craque!”

Você está com sérios problemas!

A sua empresa não pode depender de apenas uma pessoa para funcionar.

Você pode gostar muito da ideia de ter um craque trabalhando para você. Aquele profissional resolutivo que soluciona qualquer abacaxi que aparecer…

No entanto, é nenhum pouco saudável para a sua empresa manter um funcionamento livre de processos, cuja execução das tarefas depende de uma só pessoa.

Aliás, este é um assunto recorrente por aqui.

Bem, nós insistimos nesse assunto porque nossa bandeira é

  1. a elaboração,
  2. gestão,
  3. consolidação

    de processos internos, transparentes e bem definidos, que ajudam qualquer empresa a prosperar: mais uma razão para investir no desenvolvimento de seus gestores e na melhoria do trabalho deles!

Então, como faço para desenvolver meus profissionais de gestão?

Incentive a formação e o desenvolvimento: seu gestor pode ser um profissional brilhante, mas ele será ainda melhor se ele investir parte de seu tempo para aprender sobre gestão e liderança. Além disso, estabeleça uma rotina para acompanhar o desenvolvimento da carreira dos colaboradores de sua empresa, para que possam ser as futuras lideranças. E cada gestor deve fazer isso com os profissionais de seu setor.

  1. Invista em processos: é fazer com que o trabalho seja melhor e organizado. Trata-se de você, enquanto dono da empresa, dar condições para que o profissional melhore suas aptidões por meio de processos bem definidos.
  2. Dê feedback: é necessário dar feedback. Afinal, todos precisam saber onde estão acertando e onde precisam melhorar. Incorpore esta política na sua empresa, para o bem dela.
  3. Dê autonomia: é na autonomia que o seu gestor floresce. Sabe o que isso significa? Delegue e dê espaço para que ele possa mostrar sua aptidão em liderar.
  4. Tenha um canal de Comunicação Interna eficiente: acompanhe a carreira do seu gestor, não deixe que ele faça tudo sozinho. Coloque-se sempre à disposição de forma que ele saiba que sempre poderá recorrer à você.
  5. Recompense: pense sobre PPR e PLR e procure pesquisar se tais políticas fazem sentido na sua empresa. De um modo geral, aliada à uma forte filosofia e conjunto de propósitos e valores, elas costumam despertar paixão do colaborador e alto engajamento.

A Sidicom: 29 anos de história e certificação ISO 9001 aplicados à melhoria de processos em empresas comerciais e industriais. Ajudamos clientes a crescer e a melhorar suas vidas e negócios. Quer saber como fazemos isso? Entre em contato conosco clicando aqui, pelo telefone 51 3219.9499 ou pela nossa fanpage do Facebook

ERP Sidicom

O melhor ERP para gestão de estoque e distribuidoras.