Descobrir como fidelizar clientes é o pote de ouro dos negócios!
Quem investe na fidelização de clientes fatura mais gastando menos: é a tal da escalabilidade… Você cresce sem que seus custos cresçam na mesma proporção.
Mas você já descobriu a fórmula mágica para saber como fidelizar clientes? Bem, não há fórmula mágica. Mas há métodos para fazer isso acontecer… É por meio do trabalho em cima do seu diferencial competitivo de mercado.
Conheça o conceito por trás de Sucesso do Cliente e entenda o porquê de ele ser um diferencial competitivo em potencial para sua empresa:
Em primeiro lugar, vamos começar salientando que…
Atendimento de qualidade não é diferencial competitivo!
Mas você pode fazê-lo pensando em encantar.
Com empatia pelo seu cliente e entrega ao trabalho que você vai fazer para ele: buscando entregar sucesso!
O que é Sucesso do Cliente?
O termo “Sucesso do Cliente” vem do inglês Customer Success e trata-se de um novo jeito de chamar a retenção de clientes.
O método consiste em entregar ao cliente exatamente aquilo que ele esperava: fazer brilhar o olho com a sua entrega!
Muitos argumentam que Sucesso do Cliente é mais um termo da moda e deu. Acreditam que entregar exatamente aquilo que o cliente espera é um dever de uma prestadora de serviço.
Mas levando em conta um cenário em que, às vezes, nem o próprio gestor da empresa sabe do que é que ele precisa, entregar Sucesso ao seu Cliente pode ser visto como um diferencial, sim.
Como entregar Sucesso ao meu Cliente?
Regra nº 1 – Você deve jogar no mesmo time do cliente (de verdade)
Para ajudar, você deve fazer com que isso seja um dos pilares da filosofia da sua empresa: vestir a camisa da empresa do cliente.
Você precisa inspirar a sua equipe para ter interesse genuíno no negócio do seu cliente, mergulhar de cabeça na prestação de serviço, para que tudo saia melhor que o esperado.
Encarar tudo isso num espectro amplo: o problema dele é seu problema bem como a vitória dele é sua vitória.
Regra nº 2 – Ajude e, mais do que isso: Queira ajudar!
É uma extensão da regra acima. Você deve buscar entender a raiz do problema enfrentado pelo seu cliente e envolver-se a fundo na busca da resolução.
Se você realmente acredita que o serviço que você presta pode resolver o problema enfrentado pelo cliente, então você deve realmente se dedicar ao trabalho e buscar a solução.
Regra nº 3 – Tenha empatia pelo cliente!
Coloque-se no lugar de quem contratou o seu serviço. Tanto para compreender as dores, limitações de cenário e necessidades quanto para empregar dedicação e empenho na busca das soluções.
Sentir e pensar como o seu cliente é realmente um mecanismo milagroso!
Regra nº 4 – Seja Resolutivo
Encare os problemas e as frustrações do seu cliente de frente.
Inclusive com o seu próprio serviço. Se o cliente disser que seu trabalho não deu resultados ou que está insatisfeito, reaja de forma tranquila e busquem uma solução juntos para qualquer dificuldade ou descontentamento.
Explique que inúmeros problemas, seja do produto ou até do alinhamento entre a equipe dele e a sua podem acontecer, é normal.
O que vai fazer a diferença na relação do cliente com o seu serviço é a experiência que ele terá. Isso inclui uma resolução pacífica de problemas.
LEMBRE-SE a principal regra de todas diz que o sucesso do cliente é o seu sucesso!