Como aumentar a produtividade de uma empresa: Por quê contar com um sistema de gestão que trabalhe para você e sua equipe

por | 15 jun 2018 | Sistema ERP | 0 Comentários

É o mal-do-século.

Origem da ansiedade do trabalhador moderno: todo mundo quer ser mais produtivo e descobrir como aumentar a produtividade de uma empresa.

Como aumentar a produtividade de uma empresa

Aumentar a produtividade é uma necessidade assertiva para melhoria de resultados. Tão certo quanto 2 + 2 é 4.  A boa notícia é que existem ótimos métodos para isso e você não precisa ficar ansioso.

O que é a tão falada produtividade?

A produtividade é a relação entre os recursos utilizados e a produção final. Em princípio pode ser algo simples, ajustando os recursos e processos.

Para isso, saber delegar é fundamental.

Aqui as pessoas são o principal desafio. As máquinas obedecem a comandos sempre da mesma forma, não representam uma barreira. O principal desafio são pessoas: mesmo em equipes enxutas, os processos não andam se elas não estão capacitadas e motivadas.

Qual a relação de tudo isso com a produtividade?

Toda mão de obra inteligente é muito mais produtiva. É preciso estar atento ao ritmo da execução de tarefas, que evoluiu com o passar do tempo e o avanço da informação e tecnologia.

  1. Como a execução de tarefas laborais evoluiu ao longo do tempo?

Tarefas mecânicas: pessoas → máquinas

Elaboração de processos: pessoas

Controle da gestão dos processos: pessoas → sistemas de gestão empresarial

Diagnóstico de problemas e tarefas analíticas: pessoas

As pessoas se sentem motivadas quando têm autonomia e desempenham tarefas inteligentes, analíticas e pensantes. Todo o restante deve ser direcionado às máquinas e sistemas… Como o ERP!

Sistema de gestão empresarial

O ERP, uma sigla em inglês para Enterprise Resource Planning (“sistema integrado de gestão empresarial” em tradução livre),  é um exemplo de como a tecnologia pode ajudar a aumentar a produtividade de uma empresa. Trata-se de um sistema de gestão empresarial que amplia o controle de processos e organiza todas as informações. Ou seja: é o aliado perfeito na busca pelo aumento da produtividade de uma empresa. Você pode achar que não, mas os próprios colaboradores são beneficiados por esta sistemática. Por quê?

  • Ganho em autoestima e autonomia dos colaboradores

Quando os processos são automatizados, o trabalho é otimizado, as pessoas ficam mais motivadas, autônomas e, portanto, mais produtivas.   

  • Delimita os processos 

Com processos bem definidos e controlados com rigor, a produtividade aumenta, já que os riscos de erros e dados perdidos são muito menores. Você não erra, não gasta tempo consertando erros e, portanto, produz mais.

  • Elabora relatórios automáticos

Fazer um relatório é uma tarefa maçante e cansativa. Por que não delegá-la para um sistema?     

  • Elimina o desperdício

A falta de controle e de gestão é a melhor amiga do desperdício. Você não tem informações sobre os produtos que estão no estoque: quantos são, quanto falta para acabar, qual é o prazo de validade… O caos está instaurado e só o ERP consegue acabar com ele!  

  • Aumenta o faturamento

Ao zerar o desperdício e acompanhar as finanças de perto, você aumenta o controle sobre o dinheiro da empresa. O resultado? O faturamento sobe.  

  • Divide as responsabilidades

Uma empresa é composta por vários talentos. Não centralize a responsabilidade toda para si. Saiba delegar e distribuir tarefas entre pessoas, máquinas e sistemas. Você não gostaria de uma empresa que depende de uma só pessoa para funcionar.  


A Sidicom: 27 anos de história e certificação ISO 9001 aplicados à melhoria de processos em empresas comerciais e industriais. Ajudamos clientes a crescer e a melhorar suas vidas e negócios. Quer saber como fazemos isso? Entre em contato conosco clicando aqui, pelo telefone 51 3219.9499 ou pela nossa fanpage do Facebook

ERP Sidicom

O melhor ERP para gestão de estoque e distribuidoras.