Lições para gestores: 5 motivos pelos quais você deveria assistir a série da cantora Anitta HOJE!

por | 9 jan 2019 | Empreendedorismo | 0 Comentários

Se você costuma ler nosso blog, sabe que nós não falamos sobre seriados. Falamos sobre gestão. É provável que você ache engraçado que estejamos falando do seriado de uma cantora pop.

No entanto, o mais curioso disso é que, nesse conteúdo, vamos dar lições de gestão. Nós não esperávamos tanto conteúdo empresarial nesse seriado.

Por isso, resolvemos reunir as melhores dicas de gestão.

“Mas eu nem sabia que Anitta é empresária… ”

A cantora virou febre no Brasil em 2013. Recentemente, estourou em carreira internacional e seu nome virou uma marca conhecida em escala global.

Os números impressionante alcançados compõem um verdadeiro case de sucesso empresarial.

Atuando na gestão de sua carreira (e equipe de 50 pessoas) e sendo empresária de uma produtora artística, a cantora já falou em Harvard e marca presença em eventos empresariais de gestão no Brasil e no mundo.

Ela falou sobre sua carreira em sua série documental recém lançada pela plataforma Netflix. E nós escolhemos algumas para contar. Acompanhe:

  • Carreira de Anitta dá aula de Planejamento Estratégico

De acordo com depoimentos de empresários e produtores, Anitta conhece o mercado de todos os ritmos e tem tino para identificar tendências. Não se trata de um dom: é o poder do observar, analisar e traçar metas concretas.

Qualquer empresa de sucesso tem sua identidade bem definida, sabe em qual patamar está e sabe onde quer chegar (tem metas).

Em um dos episódios da série, Anitta diz que não gostava de cantar em bailes populares. No entanto, sabia que aquele era apenas um degrau que a levaria ao sucesso. Planejar e encarar a escalada sabendo onde quer chegar é fundamental para ter êxito.

  • Narrativa é uma grande lição de Marketing

O seriado ensina você a reconhecer um case de sucesso e fazer relato dele. E mais do que isso: ensina que seu produto ou empresa precisa reconhecer seus êxitos sem acreditar que isso é vaidade.

Fora isso, o seriado é uma lição completa sobre marketing pessoal. As opiniões expostas sobre Anitta são, no geral, muito positivas: desde empresários internacionais, produtores e até seus colaboradores.

E é claro, esse seriado é um cartão de visitas internacional para o produto brasileiro da marca “Anitta” que está pronto para ser internacionalizado.

Faça o mesmo com a sua empresa. Cuide do Marketing, da imagem, mostre seus feitos, seus resultados e confirme tudo isso trazendo opiniões de clientes e parceiros.  

  • Anitta sabe que, sem seus colaboradores, nada vai funcionar

Durante o seriado, fica claro que Anitta é uma perfeita incentivadora de seus colaboradores. Fazendo gestão de uma equipe composta por 50 pessoas, ela incentiva o desenvolvimento de cada um, pagando cursos e oferecendo reconhecimentos e promoções justas.

É importante que você, enquanto gestor, saiba que um trabalho apenas será executado com a força das pessoas. Portanto, sempre reconheça o valor de seus colaboradores e dê todo o suporte para que possam desenvolver suas potencialidades.

  • Cantora conhece muito bem seu mercado

Um dos produtores conta que a cantora estuda a realidade do mercado da música e pensa muito bem em todas as oportunidades que podem surgir: seja produzindo uma série, fazendo uma parceria, estabelecendo um cronograma de divulgação de clipes ou qualquer outra possibilidade.

Conhecer o seu mercado de atuação é fundamental: esteja sempre olhando as tendências. Aqui não estamos falando de copiar todos os passos dos seus concorrentes, mas de observar todas as ações dele e como isso é visto pelo mercado.

Aprenda a perceber a movimentação das tendências e fazer delas uma escada para o sucesso de sua empresa.

  • Reconheça fraquezas e melhore sempre

No seriado – cujos diálogos estão, 90%, em inglês – Anitta conta que a mãe foi a responsável por ela saber falar inglês. Mas quando começaram as primeiras reuniões internacionais, percebeu que tinha sotaque acentuado. Prevendo que isso fecharia muitas portas no caminho até seu objetivo (cantar em inglês e espanhol), resolveu procurar um fonoaudiólogo que lhe ajudasse a resolver o problema.

A lição aqui é: não importa qual seja a sua limitação, busque uma forma de solucioná-la. Mas mais importante do que isso é saber reconhecê-las. Tenha um olhar crítico para a sua atuação profissional e sempre se questione sobre a melhor maneira de fazer as coisas.

  • Aceite os avanços e cresça com eles

Com uma agenda lotada, o seriado mostra que a cantora faz tudo para conseguir cumprir todos os compromissos. Ela costuma dizer “meu celular é meu escritório” e essa frase tem mais a ver com a sua rotina do que você pensa. O avanço tecnológico está aí e você não pode fechar a porta para ele. Aceite todos os avanços e faça com que eles sejam aliados de seu crescimento. Para dar conta da era multitasking, duas dicas:

  • Aposte em tecnologia.
  • Aposte em mobilidade.

Se precisar de ajuda com este assunto, clique aqui.

Gostou das nossas dicas?

Então, assista hoje mesmo o seriado. Pode ser que você tire outras lições de gestão além destas. O conteúdo está disponível da Netflix. Para ler mais conteúdos como este, fique sempre ligado no nosso blog.

Créditos de imagem: Netflix/Divulgação


A Sidicom: 29 anos de história e certificação ISO 9001 aplicados à melhoria de processos em empresas comerciais e industriais. Ajudamos clientes a crescer e a melhorar suas vidas e negócios. Quer saber como fazemos isso? Entre em contato conosco clicando aqui, pelo telefone 51 3219.9499 ou pela nossa fanpage do Facebook.

ERP S4

O melhor ERP para gestão de estoque e distribuidoras.