Dicas para novos empresários: o que você precisa saber para ter sucesso

por | 26 nov 2019 | Empreendedorismo, Gestão Empresarial

Ter mais prazer no trabalho, idealizar melhores condições financeiras ou mesmo por pura necessidade: essas são algumas dicas para novos empresários.

Sendo assim, mesmo em um momento economicamente tão difícil para o Brasil, muitas pessoas ainda têm o sonho de abrir seu próprio negócio. 

Essas motivações fizeram com que, no último ano, a taxa de empreendedorismo no Brasil crescesse 39,3% com relação ao ano anterior. 

Infelizmente, ao longo do caminho da criação da própria empresa, alguns obstáculos podem surgir. 

Entre eles a obtenção de crédito para investir no negócio, a concorrência e a capacitação profissional podem acabar atrapalhando o novo empresário.

Mas o que fazer com toda a vontade de empreender, somada à essas questões que parecem, algumas vezes, difíceis de resolver? 

Além disso, como abrir uma empresa que não faça parte da estatística de forma negativa e não fechar as portas antes dos cinco primeiros anos?

Dicas para novos empresários

Certamente cada empresa é diferente e tem suas peculiaridades. Assim como cada mercado tem uma forma de se portar e seus concorrentes

Contudo, algumas dicas para novos empresários podem ajudar muito na hora de dar o primeiro passo e começar seu próprio negócio.

Empreenda de acordo com suas características

É fundamental que você se conheça e busque satisfação no trabalho que pretende exercer. 

Conhecer suas qualidades e limitações e buscar um negócio que atenda estas características é fundamental. 

Desapego é fundamental

Lembre-se que buscar um negócio que vá de acordo com o seu perfil não é o mesmo que criar uma empresa para você. 

Embora ela precise refletir seus valores, ela também deve ser feita para os consumidores. Aceite críticas, aprenda e mude.

Referências

Uma dica para novos empresários que é fundamental: buscar sempre referências.

Procure cases, livros, cursos (presenciais ou online) e tudo que possa servir de base para a construção do negócio

Além disso, tente conversar com empreendedores de sucesso para saber quais foram as dificuldades enfrentadas nos primeiros anos. 

O Sebrae oferece ótimas opções em cartilhas gratuitas para download e cursos que podem auxiliar nesta etapa.

Sem preguiça!

Esteja preparado para exercer mais de uma função. Afinal, o início pode ser difícil e provavelmente será necessário que você seja multitarefa

Nem sempre as empresas começam com a contratação de funcionários e é importante que o novo empresário esteja disposto a pôr a mão na massa onde for necessário.

Perseverança

Alguns empecilhos podem aparecer no meio do caminho, mas a dica é sempre persistir. Antes de começar o seu negócio, estude bem o mercado em que deseja se inserir.

O Sebrae também oferece videoaulas que auxiliam na realização destes planos de ação e estudo de mercado e riscos. 

Buscar referências em outros sites específicos do mercado onde você pretende se inserir é outra dica para novos empresários fundamental.

A alma do negócio

Invista em comunicação, as pessoas precisam conhecer sua empresa.

Conhecer seu público e chegar até eles por meio da comunicação. O mais indicado seria procurar uma agência para ser orientado. 

Muitas vezes, no início, o empresário não consegue fazer esta contratação. Nesses casos, é importante buscar referências de comunicação em empresas inseridas no mesmo ramo e estudar cases de outros negócios.

Renovação sempre

É importante que o empresário não fique acomodado. Mesmo que seja o início, é necessário estudar sempre a movimentação do mercado e buscar novas ideias.

Além das dicas para os novos empresários, é fundamental aprender com os erros

Observar cases e tentar absorver o máximo de informação deles, pode evitar que você cometa o mesmo erro de outros empresários.

Começar seu negócio sem um plano estratégico pode prejudicar sua empresa futuramente. 

Atuar de forma informal, sem prestar atenção nas suas obrigações financeiras é outro grave erro cometido por novos empresários, mas muito comum. 

Começar um novo projeto desta importância é algo positivo e tem grandes chances de dar certo desde que seja pensada com cuidado.


A Sidicom: 30 anos de história e certificação ISO 9001 aplicados à melhoria de processos em empresas comerciais e industriais. Ajudamos clientes a crescer e a melhorar suas vidas e negócios. Quer saber como fazemos isso? Entre em contato conosco clicando aqui, pelo telefone 51 3219.9499 ou pela nossa fanpage do Facebook

ERP Sidicom

O melhor ERP para gestão de estoque e distribuidoras.