Desenvolvimento na indústria: lista de TED Talks sobre gestão de inovação industrial

por | 14 nov 2019 | Gestão Empresarial, Indústria 4.0 | 0 Comentários

O desenvolvimento na indústria já é uma realidade. Alguns já falam que estamos vivendo a quarta revolução industrial – e essa teoria está bastante difundida.

Assim, para que você não fique de fora desse debate, nós preparamos um material bacana para provocar as reflexões mais interessantes sobre o tema: criamos uma lista de TED Talks para você assistir quando der aquela brechinha.

Quais TED Talks foram feitos para falar do desenvolvimento na indústria?

TED Talks são palestras curtas e dinâmicas ministrada por pessoas comuns – mas que entendem do assunto. Além disso, você pode assistí-las diretamente no aplicativo para celular do TED ou no site deles.

As palestras são feitas em todos os países, ministradas em todas as línguas e abordam absolutamente todos os temas. Inclusive diversos temas ligados ao desenvolvimento na indústria.

Dessa maneira, nós preparamos uma lista de alguns deles para ajudar você a encontrar o caminho. Em seguida, basta navegar pelas palestras relacionadas para se aprofundar no tema.

Lista de TED Talks sobre desenvolvimento na indústria

Indústria 4.0: Como máquinas inteligentes vão transformar tudo o que conhecemos

Com duração de 9:30, Markus Lorenz  afirma que a quarta revolução industrial está em nós: máquinas infundidas com inteligência. 

Essa transformação mudará a maneira como a manufatura funciona hoje, tornando-a mais rápida e barata, porque uma máquina saberá quando cometer um erro e se corrigir. 

Além disso, ele estima que a próxima geração de industrialização poderia economizar apenas US $ 50 bilhões por ano para a indústria de alimentos. 

Ele explora as muitas maneiras pelas quais essa revolução na fabricação impactará a economia e que tipos de outros trabalhos esse novo capítulo criará. Gostou? Então assista (em inglês).

Bem-vindo à era da Internet industrial

Nesta palestra de pouco mais de doze minutos, a internet das coisas é o tema central. “O que exatamente isso significa para o nosso futuro?” é a principal reflexão proposta pelo economista Marco Annunziata. 

Assim, ele analisa como a tecnologia está transformando o setor industrial, criando máquinas que podem ver, sentir e reagir, para que sejam operadas de maneira muito mais eficiente. 

Então, imagine: peças de um avião que enviem um alerta quando precisarem de reparos, ou turbinas eólicas que se comuniquem umas com as outras para gerarem mais eletricidade. 

É um futuro com implicações emocionantes para todos nós e com crescente desenvolvimento na indústria. Portanto, aqui está a palestra (em português).

O real motivo pelo qual os trabalhos manuais estão desaparecendo

Ouvimos muita retórica ultimamente sugerindo que países como os EUA estão perdendo empregos valiosos de manufatura para mercados de baixo custo como China, México e Vietnã – e que o protecionismo é o melhor caminho a seguir. 

Mas esses empregos não desapareceram pelas razões que você pode pensar, diz Augie Picado, especialista em fronteira e logística. 

Ele nos dá uma verificação da realidade sobre como o comércio global realmente se parece e como a produção compartilhada e as fronteiras abertas nos ajudam a fabricar produtos de maior qualidade a custos mais baixos. 

Agora basta assistir essa palestra de 11 minutos (em inglês).

Desenvolvimento na indústria: ERP S4 da Sidicom

Se você quer acompanhar o desenvolvimento na indústria em sua empresa e usar o ERP para aumentar vendas, você precisa contatar a Sidicom. Ele é um sistema de gestão de processos internos que: 

  • organiza todos os procedimentos do estoque, 
  • envia avisos automáticos; 
  • monitora compra e venda, 
  • organiza as informações de forma resumida, com gráficos e também de forma detalhada; 
  • melhora a comunicação entre os setores. 
  • automatiza a movimentação de estoque com APPs e códigos de barra
  • importa cadastros e históricos de seu sistema antigo

Conheça o ERP S4 da Sidicom e saiba mais sobre gestão de processos internos por meio de um sistema completo, moderno e eficiente. 


A Sidicom: 30 anos de história e certificação ISO 9001 aplicados à melhoria de processos em empresas comerciais e industriais. Ajudamos clientes a crescer e a melhorar suas vidas e negócios. Quer saber como fazemos isso? Entre em contato conosco clicando aqui, pelo telefone 51 3219.9499 ou pela nossa fanpage do Facebook

ERP Sidicom

O melhor ERP para gestão de estoque e distribuidoras.