Gestão de despesas logísticas: como fazer a otimização delas no ramo de distribuição?

por | 15 out 2019 | Distribuição, Gestão de Estoque, Gestão Empresarial | 0 Comentários

Muitos gerentes de distribuidoras não sabem quais são as melhores práticas na gestão de despesas logísticas. Felizmente, em função da popularização da automação de processos, está cada vez mais fácil adotar práticas de gerenciamento eficiente na indústria, ramo distribuidor e varejo. 

Tudo isso tem seu reflexo na administração das despesas. Quer saber os principais pontos do orçamento para ficar de olho na hora de fazer gerenciamento? Nós preparamos uma lista. Acompanhe.  

Entenda como fazer a melhor gestão de despesas logísticas: 

Toda distribuidora precisa ter estoque? 

Nem sempre o estoque precisa estar armazenado num depósito próprio ou gerenciado pela distribuidora. Há cada vez mais opções muito boas de empresas que se dedicam a armazenar e gerenciar a logística do estoque de terceiros.

É uma solução que tira toda a necessidade de contratar e gerenciar pessoal e de estar sempre controlando as rotinas de movimentação de estoque. Você pode deixar isso nas mãos de especialistas. Verifique as opções, veja os indicadores de qualidade que a empresa oferece.

Dependendo de seu mercado e da dinâmica de funcionamento de sua empresa pode ser uma ótima forma de se focar na gestão de compras e vendas e produtos.

Armazenagem sem desperdício

Tem que haver muita eficiência neste quesito, pois nele pode estar a diferença na COMPETITIVIDADE perante os concorrentes e também na LUCRATIVIDADE. 

  • Organização por endereçamento no depósito, 
  • inventários parciais e totais mais frequentes, 
  • metodologias de conferência por código de barras na entrada e saída;

Essas são algumas ações básicas para isso. E o armazém precisa estar equipado com elementos mínimos necessários para o bom andamento das atividades.

Portanto, será necessário investir. Mas pode ter certeza: será menos que o capital perdido com o desperdício por não ter um gerenciamento de mercadorias controlado. 

Sem medo da tecnologia

O ramo de distribuição caminha rápido em busca do progresso, agilidade de processos e aumento da capacidade de controle e gestão. 

O uso de ferramentas modernas faz toda a diferença nos resultados de uma empresa e traz várias melhorias para o funcionamento interno, sendo altamente indicado para redução de orçamento do setor de estoque e armazenagem. Veja a revolução que a tecnologia pode fazer no estoque de sua empresa.  

Gerencie a equipe de trabalho

Uma empresa de sucesso não é o seu gerente: é toda a sua equipe. Por isso, os funcionários devem permanecer engajados e inseridos em uma sistemática de trabalho em que consigam dar o melhor de si. 

Garantir que tenham as ferramentas necessárias para seu trabalho é indispensável: conte com sistemas que proporcionam ganhos em produtividade, melhoria da comunicação interna e otimização de tarefas do estoque. 

A medição de tempos e produtividade também é fundamental para poder saber o desempenho de cada um. E algum tipo de reconhecimento, tanto moral quanto material, fazem toda a diferença.

Automatizar processos nas distribuidoras? Conheça a Sidicom!

Se você quer ter todos esses benefícios em sua empresa e usar o ERP para aumentar vendas, você precisa contatar a Sidicom. Ele é um sistema de gestão de processos internos que: 

  • organiza todos os procedimentos do estoque, 
  • envia avisos automáticos; 
  • monitora compra e venda, 
  • organiza as informações de forma resumida e com gráficos;
  • melhora a intercomunicação entre os setores
  • automatiza a logística de estoque com Apps e código de barras.

Conheça o ERP S4 da Sidicom e saiba mais sobre gestão de processos internos por meio de um sistema completo, moderno e eficiente. 


A Sidicom: 30 anos de história e certificação ISO 9001 aplicados à melhoria de processos em empresas comerciais e industriais. Ajudamos clientes a crescer e a melhorar suas vidas e negócios. Quer saber como fazemos isso? Entre em contato conosco clicando aqui, pelo telefone 51 3219.9499 ou pela nossa fanpage do Facebook

ERP Sidicom

O melhor ERP para gestão de estoque e distribuidoras.