Estoque parado: você conhece as consequências desse vilão?

por | 23 set 2019 | Gestão de Estoque | 0 Comentários

O estoque parado é um dos principais vilões dos setores distribuidor e atacadista. Acabar com ele é o primeiro passo para garantir a saúde financeira de sua empresa. 

Como fazer isso? Investindo na gestão e automação de estoque de seu atacado ou distribuidora.

Para ajudar você a dar esse primeiro passo, nós elaboramos um artigo respondendo as principais perguntas sobre o tema. Vamos lá? 

Quais são os principais causadores do estoque parado na sua empresa? 

O estoque parado pode ser impulsionado pela estocagem exagerada, pela falta de um processo de compra estabelecido e baseado em dados ou, simplesmente, pela elevada expectativa de venda desses produtos. 

Nós fizemos uma lista dos principais motivos de existir do estoque parado. Veja:

Comprar mais do que o necessário;

O excesso de mercadorias compradas é um dos principais causadores do estoque parado. Isso acontece porque as decisões são tomadas na base do “achômetro”, ou devido a métodos simplistas como a reposição de vendas recentes. Para evitar, é fundamental ter um processo de compra que estabeleça quando e o quanto comprar de cada produto, através de um cálculo de demanda que considere período de giro desejado, tempo de entrega do fornecedor e capacidade de armazenagem do depósito. 

Baixe agora um whitepaper para testar e descobrir se seu estoque está com problemas!

Falta de conferência dos itens que entram no estoque

Uma conferência automatizada via código de barras detecta falhas dos fornecedores e evita que o estoque fique errado. E se você acha que isso pode ser feito por meio de planilhas ou métodos manuais, entenda que sua empresa merece algo bem melhor!

Catalogação incompleta dos produtos

Você precisa ter um padrão de cadastro para os produtos. Definir agrupamentos, fornecedores, marcas, aplicação, permitem analisar comportamento das vendas e assim entender melhor como organizar as compras. Organizar o estoque por endereçamento eleva o patamar de qualificação. Controlar lotes e validades, além de atender exigências legais, permite evitar perdas e aumenta sua confiabilidade frente aos clientes. 

Como evitar que o mal do estoque parado atinja sua empresa? 

Disso tudo, fica uma certeza: o estoque parado existe porque falta um pouco de organização na sua empresa. E agora que você consegue visualizar isso de forma prática, vamos mostrar as soluções para você. 

Há uma série de medidas simples para abolir de vez o estoque parado da sua empresa. 

  • Cadastre corretamente os produtos comprados;
  • Invista na gestão da logística interna; 
  • Tenha um método automatizado de compras;

Ou, se preferir, invista em um ERP. O sistema ERP S4 da Sidicom, por exemplo, é completo para oferecer a melhor gestão de estoque na sua empresa. Ele é o melhor aliado para combater o estoque parado, reunindo todas as medidas necessárias para acabar com esse inimigo. 

Conheça o ERP S4 da Sidicom

Se você quer ter todos esses benefícios em sua empresa e usar o ERP para otimizar seu estoque e aumentar vendas, você precisa contatar a Sidicom, fabricante de um sistema de gestão de processos internos que: 

  • organiza todos os procedimentos do estoque, 
  • envia avisos automáticos; 
  • monitora compra e venda, 
  • organiza as informações de forma resumida, com gráficos e também de forma detalhada; 
  • melhora a comunicação entre os setores. 
  • automatiza a movimentação de estoque com APPs e códigos de barra
  • importa cadastros e históricos de seu sistema antigo

Conheça o ERP S4 da Sidicom e saiba mais sobre gestão de processos internos por meio de um sistema completo, moderno e eficiente. 


A Sidicom: 29 anos de história e certificação ISO 9001 aplicados à melhoria de processos em empresas comerciais e industriais. Ajudamos clientes a crescer e a melhorar suas vidas e negócios. Quer saber como fazemos isso? Entre em contato conosco clicando aqui, pelo telefone 51 3219.9499 ou pela nossa fanpage do Facebook

ERP Sidicom

O melhor ERP para gestão de estoque e distribuidoras.