Um chefe ou um líder: qual deles você escolhe ser?

por | 14 mar 2019 | Empreendedorismo, Gestão Empresarial | 0 Comentários

Todas as pessoas que ocupam um cargo de chefia estão em constante busca de como ser um chefe melhor.

No entanto, o que está em jogo aqui não é melhorar como chefe: é a escolha do “ser chefe” ou “ser um líder”.

O chefe: está descrito em uma figura ultrapassada que é egoísta e tem perspectiva medíocre com relação a sua empresa. Não se preocupa com tópicos como desenvolvimento pessoal e humanístico por meio do trabalho. Reconhecimento de seus profissionais, então, é uma lenda. Os colaboradores dele estão SEMPRE insatisfeitos.

O líder: é inspiração para seus liderados, que se espelham nele para dar seu melhor. Ninguém sabe exatamente como se tornar um, já que não há uma fórmula de bolo que faça nascer um líder. Sabemos uma coisa: espírito de equipe é um componente importante.

Mas como diferenciar líder e chefe no dia a dia de uma empresa?

Resolução de problemas:

O chefe: é determinista e resolve tudo sozinho, não pensa muito nos demais e apenas comunica suas decisões. É o dono da razão e dita regras.

O líder: constrói as resoluções por meio do diálogo coletivo e leva em consideração outros ponto de vistas além do seu. Pensa no melhor para o conjunto e está sempre pronto a ouvir.

Reconhecimento do liderado:

O chefe: pensa o colaborador está ali para servir e não se preocupa muito com seus anseios e demandas. Ele acha que faz um favor em pagar um salário com carteira assinada e só sabe exigir de seus colaboradores.

O líder: sabe que sua empresa não é nada sem as pessoas de sua equipe. Por isso, tudo o que fala e faz está baseado nessa crença.

Aprendizado sobre gestão:

O chefe: acha que já sabe o suficiente e acredita piamente que não precisa melhorar. Apesar de parecer inacreditável, há muitos gestores que são assim.

O líder: está em constante desenvolvimento e trabalha no autoconhecimento para corrigir suas imperfeições.

Postura diante do mercado:

O chefe: está sempre de olho no concorrente para fazer críticas. É entusiasta da concorrência desleal e leva para o lado pessoal toda vez que perde algum colaborador para a concorrência.

O líder: olha com atenção para o mercado e aprende com ele. É humilde o suficiente para reconhecer quando seu concorrente se sai melhor e nunca é desleal.

Escolha ser um líder: troque ideias!

Se você quer se transformar em um líder, esteja em contato com outras pessoas que têm empresas como a sua, que atuam no mesmo ramo que você.

E aprenda com elas. Troque ideias. Escute o que elas têm a dizer. Escute seus relatos, ajude e peça ajuda.

Vá aos eventos de Administração

Participar de eventos e congressos de sua área profissional é sempre algo que revigora: é um momento para você se atualizar e inspirar.

Preparamos uma pequena lista para você:

  • Encontro Brasileiro dos Administradores e acadêmicos de Administração. É conhecido como um dos maiores Congressos de Comunicação do país.
  • Congresso Nacional de Administração. Data e local variam de ano a ano.
  • Fórum de Gestores, Coordenadores, Professores e Líderes. Data e local também variam de acordo com a edição.
  • Congresso Internacional de Administração. Evento de porte internacional, reúne profissionais de vários países das Américas para debates.
  • XIV Congresso Nacional de Profissionais da Administração. Data e local variam de acordo com a edição.

Agora, além de participar de eventos de Administração, você também quer aprimorar seus conhecimentos em gestão e ascender na carreira?


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