Controle e gestão de estoque: 5 situações que você já enfrentou ao trabalhar com planilhas

por | 28 jan 2019 | Gestão Empresarial, Sistema ERP | 0 Comentários

Há muitas razões pelas quais o controle e gestão de estoque são fundamentais para a saúde dos processos da empresa.

Muitos confiam esta tarefa às planilhas.

E bem, dependendo do porte de sua empresa, está longe de ser a solução ideal. Fazer o controle e gestão de estoque manual é uma tarefa difícil, passível de erros e muitos problemas.

As planilhas são excelentes aliadas. No entanto, em um cenário de crescimento ou de necessidade de maior confiabilidade e menor trabalho, elas não servem mais.  

Não abra a porta de seu estoque para essas situações!

Nós fizemos uma lista das 5 situações mais comuns vividas por todos que trabalham com controle e gestão de estoque por meio de planilhas. Confira:

1 – O lote entregue não batia com a compra (e não percebemos na conferência)

Esse é um erro muito comum em empresas que não contam com uma conferência automatizada de compra. Quando a equipe percebe que o produto está errado, já assinou o recebimento com o fornecedor. Daí, vem todo o transtorno para fazer a devolução do lote e localizar aquele que deveria ter sido entregue e não foi.

2 – O inventário estava com erros

Essa também é frequente. Quando sua empresa cresce, os erros se tornam muito comuns em função de que a realização do inventário manual (em planilhas) é muito cansativo para qualquer equipe. Chega um momento em que você não confia mais naqueles números da planilha…

3 – Um produto sumiu. Não havia registro da retirada.

O sumiço de produtos é um problema que só acaba com um controle e gestão de estoque rigorosos. Caso contrário, serão sempre um mistério. Da mesma forma, manter um estoquista de plantão é contraproducente e exige um investimento alto. Há soluções mais fáceis para essa demanda.  

4 – A planilha desapareceu.  

Bastante comum em um contexto de desorganização. Não tem muita explicação para dar sobre isso: a planilha simplesmente desapareceu e ninguém sabe onde ela está. Com ela, sumiu todo o controle de estoque.

5 – Não havia controle de inventário

Passou a ser inviável fazê-lo, em função de que o processo de compra nunca está bem definido. Não há cronograma, então a equipe do estoque não sabe exatamente quando dar início ao processo. Quando realiza, ele tem erros… Enfim, uma tragédia anunciada.

A solução…

Se você já viveu algum desses problemas ou está vivendo, você precisa de um ERP. Ele é um sistema de gestão de processos internos que:

  • organiza todos os procedimentos do estoque,
  • armazena dados,
  • monitora compra e venda,
  • emite relatórios,
  • melhora a intercomunicação entre os setores.
  • leitura via código de barras

Para conhecer o ERP S4 da Sidicom e ter um controle e gestão de estoque completo, moderno e eficiente clique aqui e saiba mais.     


A Sidicom: 29 anos de história e certificação ISO 9001 aplicados à melhoria de processos em empresas comerciais e industriais. Ajudamos clientes a crescer e a melhorar suas vidas e negócios. Quer saber como fazemos isso? Entre em contato conosco clicando aqui, pelo telefone 51 3219.9499 ou pela nossa fanpage do Facebook.

ERP Sidicom

O melhor ERP para gestão de estoque e distribuidoras.