Gestor organizado: você sabe que precisa ser. Mas será que você é?

por | 20 dez 2018 | Gestão Empresarial | 0 Comentários

O gestor organizado é uma figura perseguida no mercado: ser organizado é boa parte do caminho para alcançar o sucesso em uma empresa.

A organização é fundamental para que você não perca o controle dos processos internos da sua empresa. E a perda do controle é uma das coisas que pode, infelizmente, fazer você fechar as portas.

Gestor organizado: você é ou não é?

Muitos querem ser e não conseguem. Faz parte do aprimoramento da sua postura como gestor reconhecer se este é o seu caso.

A verdade é que, em tempos de mercado competitivo, a busca pelo gestor organizado cresce em todas as empresas. Sua presença é fundamental para dar conta da demanda acelerada e da exigência cada vez maior.

A organização é a principal arma contra os equívocos que podem ser fatais para qualquer empresa.

O gestor organizado não tem superpoderes

Além disso, o gestor organizado é aquele profissional que reconhece que não pode controlar o tempo para que ele passe mais devagar e sabe que não tem superpoderes para manter tudo sob controle: ele sabe que pode cometer erros e, portanto, investe em ferramentas que o ajudem a controlar todos os processos para garantir o bom andamento da empresa.

Não sou um gestor organizado. Como posso mudar esse quadro?

Bem, reconhecer que você não consegue fazer tudo sozinho já é um grande primeiro passo. Nós falamos sempre aqui no blog da Sidicom o quanto a organização é fundamental para manter a saúde da empresa, em todas as áreas.

Agora, nós sintetizamos algumas das dicas mais fundamentais para você. Veja:

Faça com que a empresa não dependa de uma pessoa

Não importa se essa pessoa for você ou outra pessoa: organize a estrutura empresarial de forma sustentável e autônoma. Ou seja, faça a empresa funcionar normalmente sem você ou sem aquele gestor que é seu braço direito. Nós sabemos que ele é um entre um milhão, seu homem de confiança… Mas até os homens de confiança precisam tirar férias e a empresa não pode parar quando isso acontecer.

Organize seus compromissos

Não confie no cérebro para lembrar dos seus compromissos. Por mais que você seja capaz disso, a organização é um exercício. Faça uma lista das suas tarefas do dia. Assim, você não se perde entre as atribuições e tem um dia produtivo.

Cerque-se de todas as opções possíveis de organização. O Google tem uma ótima ferramenta para que você armazene informações de reuniões e compromissos, o Google Agenda. E sim, ela é bastante útil e segura (você precisa perder o medo da tecnologia, lembra?)

Mantenha a organização dos documentos e dos dados

Talvez você acredite que não. Mas manter a organização de seus registros, documentos e dados melhora o funcionamento do todo. Portanto, mantenha processos de organização de documentos. Caso seja possível, centralize seu armazenamento junto aos dados da empresa.

Ferramentas para manter a organização

É uma continuação do tópico acima. Quanto mais você investir em organização, mais vai querer facilitar os processos. E a melhor forma de fazer isso é investir em automação: coloque no automático todo escopo de trabalho que não for analítico. Você pode, inclusive, investir em comunicação entre os setores para uma visão global de dados. Clique aqui e saiba mais.

Tenha processos e fortaleça-os

É claro que não resolve investir em ferramentas e processos se você não fizer com que eles sejam executados. Ou pior: não adianta investir em ferramentas se você não se importa com elaboração de processos. Eles são a melhor forma de garantir que tudo funcione na sua empresa, fazendo com que ela cresça de forma escalável.


A Sidicom: 29 anos de história e certificação ISO 9001 aplicados à melhoria de processos em empresas comerciais e industriais. Ajudamos clientes a crescer e a melhorar suas vidas e negócios. Quer saber como fazemos isso? Entre em contato conosco clicando aqui, pelo telefone 51 3219.9499 ou pela nossa fanpage do Facebook.

ERP Sidicom

O melhor ERP para gestão de estoque e distribuidoras.